sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Ciências (31/08 a 04/09) - 6º A, B e C - Prof (a) Vera Lucia

 

Conteúdo/Tema: Vida e Evolução

Objetivo (s): - Conhecer as estruturas externas do olho, suas principais funções e entender como o olho humano funciona.

- Perceber como os olhos formam imagem e reconhecer os problemas de miopia e hipermetropia e as respectivas lentes corretivas.

Habilidade (s):  - (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.

Estratégia: Aulas no CMSP, Leitura de texto e imagens, Roteiros da Situação de Aprendizagem 1 e 2: A visão, caderno do aluno de ciências, volume 3, parte 2.

Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, caneta, lápis e borracha.


 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1:

 Caderno do aluno de Ciências, Volume 3, Parte 2.

 

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

 

ATIVIDADE 1 - VAMOS PENSAR E CONVERSAR SOBRE A VISÃO?

Aula no Centro de Mídias, Os cincos Sentidos: A visão e o olho humano, no dia 17/08, o professore Edjoel Carvalho e mediador Carlos Magno, começou a aula questionando Quais são as partes do olho e Qual a função da sobrancelha. Ele separou em Partes externas e Partes internas do olho. Na aula no Centro de mídias, do dia 10/08, o professor Carlos Magno explicou com maior ênfase as estruturas da parte interna do olho e nessa aula o professor Edjoel explicou as estruturas da parte externa que são: sobrancelha, que serve de proteção do olho e comunicação facial; pálpebras, proteção e manter o olho umedecido; cílios, serve de sensor mecânico e para proteger o olho; esclera, é a parte branca do olho, muito resistente e é rica em colágeno, dá a forma do olho e dentro tem o humor vítreo; córnea, tecido transparente que cobre a íris, é lente externa; íris, parte colorida do olho que controla a entrada de luz no olho; e pupila é por onde entra a luz entra.

O professor explicou novamente sobre o olho ficar vermelho ao tirar foto, porque a luz do flash entra e vai até o fundo do olho e reflete.

Fez alerta sobre as brincadeiras que podem levar a morte, pois o nosso corpo é comandado pelo cérebro e o uso do laser que pode cegar.

Comentou sobre o estrabismo que é uma deficiência ocular causada por um desiquilíbrio nas funções dos músculos oculares, fazendo com que os dois olhos não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo, na mesma direção, que está ligado a musculatura ou nervo que do olho.

 

Concluiu a aula definindo que: Os sentidos nos trazem estímulos do exterior do nosso corpo que serve para percebermos o mundo à nossa volta.

 

ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O OLHO HUMANO

 

Completando as estruturas do olho humano

Sobrancelha: As sobrancelhas são importantes para a proteção dos olhos, a curvatura desenhada por seus pelos impedem que o suor que escorre da testa, ou a água da chuva atinjam os nossos olhos.

Pálpebras: Consideradas anexos oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através da sua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas lacrimais, umedecendo e nutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que tenham alcançado o olho.

Cílios: São pelos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.

 

RESPONDER NO CADERNO DE CIÊNCIAS.

Com as estruturas citadas no roteiro anterior e no de hoje, descreva a função de cada nome ABAIXO das partes externas e internas do olho:

Esclera:

Coroide:

Retina:

Córnea:

Iris:

Pupila:

Cristalino:

Músculos Ciliares:

  

ATIVIDADE 3 - COMO SE FORMAM AS IMA

Após assistir o vídeo Como fazer cinema na caixa, disponível em:



Acesso em: 15 jul. 2020, e as explicações gerais nas aulas do Centro de mídias, responda às seguintes perguntas em seu caderno. Não é necessário copiar as questões porque vocês irão receber o Caderno do Aluno de Ciências, Volume 3, Parte 2.

RESPONDER NO CADERNO DE CIÊNCIAS.

1. Por quais partes do corpo humano passa a luz refletida no objeto? Quais são as partes do, olho que reagem ou são responsáveis por controlar a entrada de luz?

2. No experimento da câmara escura, a imagem era invertida dentro da caixa. Por que não enxergamos a imagem invertida? Que partes do corpo são responsáveis por essa ação?

3. No experimento da refração, o líquido era a água, porém, no olho o funcionamento é mais complexo. Quais são as partes do olho responsáveis pelo controle da refração e nutrição do olho? Comente sobre sua função e onde se encontram.

4. Quais são os sistemas do corpo humano que fazem parte da formação da visão?


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2:

 Caderno do aluno de Ciências, Volume 3, Parte 2, página 9.

 

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

 

ATIVIDADE 1 – A SAÚDE DOS OLHOS

Aula no Centro de Mídias, a saúde dos olhos, no dia 14/08, o professore Carlos Magno e moderador do CMSP o professor Edjoel Carvalho, iniciou a aula questionando e explicando os três elementos do olho, fundamentais para a formação da imagem, que são a pupila, o cristalino e a retina. Primeiro a luz passa pela córnea, parte transparente do olho que é responsável pela refração, que é a mudança de direção da luz quando entra no olho, e pode ter algumas deformidades porque ela tem função de formação de imagem. Passa pela abertura, que é a pupila, onde vai entrar a luz. Logo após a pupila tem o cristalino ou lente, que vai formar uma imagem jogada lá na retina que vai ser captada nas células sensíveis à luz e a cor. Algumas pessoas nascem com deficiências de visão e não tem essas células sensíveis a cor e não percebem as cores verde e azul e não formam imagem coloridas que é o daltonismo. A imagem formada na retina é de ponta cabeça, ou seja, invertida e essa informação é levada até o cérebro pelo nervo óptico, onde será é interpretada e convertida corretamente.

Algumas pessoas têm dificuldade em enxergar de perto e outras de longe. São os problemas de visão mais comuns e para corrigir, é necessário o uso de óculos.

Esses problemas de formação de imagem podem ser na córnea, no cristalino ou na retina. Se alguns desses elementos não estiverem funcionando corretamente terão problema de visão.

Dois problemas de visão que estão relacionados com a córnea: o ceratocone e o astigmatismo.

No ceratocone é como a córnea ficasse pontuda e adotasse uma forma de cone. Distorce a entrada da luz, provoca uma confusão das imagens, principalmente à noite, ou quando tem muita luz, a pessoa fica momentaneamente cega porque a luz entra pelo cone formado na córnea, que não é normal, e a pessoa tem dificuldade de enxergar e dor de cabeça, é um problema raro. Corrige-se com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias.

O astigmatismo é mais comum até os 18 e 20 anos, a irregularidade na curvatura da córnea faz com que os raios de luz não cheguem ao mesmo tempo na retina. Com isso, a imagem levada ao cérebro se torna deformada, distorcida ou desfocada. Perda da nitidez. A córnea apresenta maior curvatura em um de seus eixos, o que distorce a visão tanto para perto quanto para longe. Usa-se lente cilíndrica para a correção.

Temos também outros tipos de problemas de visão como a Miopia, a Hipermetropia e a Presbiopia.

Miopia: quando o olho é mais alongado e a imagem se forma antes da retina, não enxerga de longe, visão embaçada. Tem que usar a lente corretiva divergente para fazer à imagem ser formar na retina, que vai afastar os raios e jogar a imagem na retina. São as lentes com bordas grossa e a imagem não fica invertida, a imagem de diminuição amplia o campo visual. É usado também no olho mágico na porta de residências.

 Hipermetropia: quando o olho é mais curto que o normal, a imagem se forma depois da retina e não enxerga de perto. Usa-se lentes convergentes, para fazer com que a imagem se forme na retina. São lentes de bordas finas, de aumento como o cristalino, dentro do olho.

Presbiopia: depois dos 40 anos, a vista fica cansada porque a córnea e o cristalino, que tem os músculos para ajustar o olho, com o tempo vai perdendo a elasticidade da musculatura e fica com flacidez, não consegue focar a luz na retina, formando o foco atrás dela e pode perder a visão para perto ou para perto/longe. Usa-se lente bifocal/multifocal (perto e longe) que tem os dois tipos de lentes, em baixo lente convergente para enxergar de perto e em cima lente divergente para enxergar de longe, ou apenas com lentes monofocais (só perto). Pode se usar também lente de contato ou meios cirúrgicos.

O professor também explicou sobre o Cinema 3D que funciona com óculos específicos que não corrigi a visão, mas como lente, que corrige diversas imagens que estão chegando, passando por várias cenas, todas conjugadas, capta várias imagens, passa para o cérebro, dando a impressão de profundidade.

 

 

REALIZAR AS ATIVIDADES 2 E 3, QUANDO RECEBER O CADERNO DO ALUNO, VOLUME 3, PARTE 2.

 

ATIVIDADE 2 - TIPOS COMUNS DE DEFEITOS DA VISÃO

 

Responda no caderno do aluno, volume 3, parte 2, página 10, a atividade 1.

 

Faça a leitura sobre os TIPOS DE LENTES no caderno do aluno, volume 3, parte 2, página 11.

 

ATIVIDADE 3 - SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS


            Responda o quadro no caderno do aluno, volume 3, parte 2, página 11.



NÃO ESQUEÇAM DE FAZER E ENVIAR A PESQUISA!!

QUEM JÁ FEZ E ENVIOU, PARABÉNS!!!!!

 

Faça uma pesquisa e indique as principais reações relacionadas a cada um dos neurotransmissores citados (serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e acetilcolina) e registre-as em seu caderno. Organize-as em uma tabela, conforme exemplo demonstrado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto e encaminhar até o dia 27/08 no e-mail veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.

 

Bons estudos!

Professora Vera Lúcia.


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