Conteúdo/Tema: Vida
e Evolução
Objetivo (s): -
Conhecer as estruturas externas do olho, suas principais funções e entender
como o olho humano funciona.
- Perceber como os olhos formam imagem e
reconhecer os problemas de miopia e hipermetropia e as respectivas lentes
corretivas.
Habilidade
(s): - (EF06CI08) Explicar a importância da visão
(captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e,
com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a
correção de diferentes defeitos da visão.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.
Estratégia: Aulas no CMSP, Leitura
de texto e imagens, Roteiros da Situação
de Aprendizagem 1 e 2: A visão, caderno do aluno de ciências, volume 3, parte 2.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, caneta, lápis e
borracha.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1:
Caderno do aluno
de Ciências, Volume 3, Parte 2.
Copiar ou se preferir,
imprimir e colar no caderno de Ciências.
ATIVIDADE 1 -
VAMOS PENSAR E CONVERSAR SOBRE A VISÃO?
Aula no Centro de Mídias, Os cincos
Sentidos: A visão e o olho humano, no dia 17/08, o professore Edjoel Carvalho e
mediador Carlos Magno, começou a aula questionando Quais são as partes do olho
e Qual a função da sobrancelha. Ele separou em Partes externas e Partes
internas do olho. Na aula no Centro de mídias, do dia 10/08, o professor Carlos
Magno explicou com maior ênfase as estruturas da parte interna do olho e nessa
aula o professor Edjoel explicou as estruturas da parte externa que são: sobrancelha, que serve de proteção do
olho e comunicação facial; pálpebras, proteção
e manter o olho umedecido; cílios,
serve de sensor mecânico e para proteger o olho; esclera, é a parte branca do olho, muito resistente e é rica em
colágeno, dá a forma do olho e dentro tem o humor vítreo; córnea, tecido transparente que cobre a íris, é lente externa; íris, parte colorida do olho que
controla a entrada de luz no olho; e
pupila é por onde entra a luz entra.
O professor
explicou novamente sobre o olho ficar vermelho ao tirar foto, porque a luz do
flash entra e vai até o fundo do olho e reflete.
Fez alerta sobre
as brincadeiras que podem levar a morte, pois o nosso corpo é comandado pelo
cérebro e o uso do laser que pode cegar.
Comentou sobre o
estrabismo que é uma deficiência ocular causada por um desiquilíbrio
nas funções dos músculos oculares, fazendo com que os dois olhos
não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo, na mesma direção, que está ligado a
musculatura ou nervo que do olho.
Concluiu a aula
definindo que: Os sentidos nos trazem estímulos do exterior do
nosso corpo que serve para percebermos o mundo à nossa volta.
ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O OLHO HUMANO
Completando as estruturas do olho humano
Sobrancelha: As sobrancelhas são
importantes para a proteção dos olhos, a curvatura desenhada por seus pelos
impedem que o suor que escorre da testa, ou a água da chuva atinjam os nossos
olhos.
Pálpebras: Consideradas anexos
oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através
da sua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas
lacrimais, umedecendo e nutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que
tenham alcançado o olho.
Cílios: São pelos localizados na
borda da pálpebra e servem para proteger o olho de materiais em suspensão no
ar, como a poeira.
RESPONDER NO CADERNO DE CIÊNCIAS.
Com as estruturas citadas no roteiro anterior e
no de hoje, descreva a função de cada nome
ABAIXO das partes externas e internas do olho:
Esclera:
Coroide:
Retina:
Córnea:
Iris:
Pupila:
Cristalino:
Músculos
Ciliares:
ATIVIDADE 3 - COMO SE FORMAM AS IMA
Após assistir o vídeo Como fazer cinema na caixa, disponível em:
Acesso em: 15 jul. 2020,
e as explicações gerais nas aulas do Centro de mídias, responda às
seguintes perguntas em seu caderno. Não
é necessário copiar as questões porque vocês irão receber o Caderno do
Aluno de Ciências, Volume 3, Parte 2.
RESPONDER
NO CADERNO DE CIÊNCIAS.
1. Por quais partes do corpo humano passa a luz
refletida no objeto? Quais são as partes do, olho que reagem ou são
responsáveis por controlar a entrada de luz?
2. No experimento da câmara escura, a imagem era
invertida dentro da caixa. Por que não enxergamos a imagem invertida? Que
partes do corpo são responsáveis por essa ação?
3. No experimento da refração, o líquido era a
água, porém, no olho o funcionamento é mais complexo. Quais são as partes do
olho responsáveis pelo controle da refração e nutrição do olho? Comente sobre
sua função e onde se encontram.
4. Quais são os sistemas do corpo humano que fazem
parte da formação da visão?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2:
Caderno do aluno
de Ciências, Volume 3, Parte 2, página 9.
Copiar ou se preferir,
imprimir e colar no caderno de Ciências.
ATIVIDADE 1 – A
SAÚDE DOS OLHOS
Aula no Centro de Mídias, a saúde dos
olhos, no dia 14/08, o professore Carlos Magno e moderador do CMSP o professor
Edjoel Carvalho, iniciou a aula questionando e explicando os três elementos do
olho, fundamentais para a formação da imagem, que são a pupila, o cristalino e a
retina. Primeiro a luz passa pela
córnea, parte transparente do olho que é responsável pela refração, que é a
mudança de direção da luz quando entra no olho, e pode ter algumas deformidades
porque ela tem função de formação de imagem. Passa pela abertura, que é a pupila, onde vai entrar a luz. Logo
após a pupila tem o cristalino ou lente,
que vai formar uma imagem jogada lá na retina que vai ser captada nas células
sensíveis à luz e a cor. Algumas pessoas nascem com deficiências de visão e não
tem essas células sensíveis a cor e não percebem as cores verde e azul e não formam
imagem coloridas que é o daltonismo. A imagem formada na retina é de ponta
cabeça, ou seja, invertida e essa informação é levada até o cérebro pelo nervo
óptico, onde será é interpretada e convertida corretamente.
Algumas pessoas têm dificuldade em enxergar
de perto e outras de longe. São os problemas de visão mais comuns e para
corrigir, é necessário o uso de óculos.
Esses problemas de formação de imagem
podem ser na córnea, no cristalino ou na retina. Se alguns desses elementos não estiverem funcionando
corretamente terão problema de visão.
Dois problemas de visão que estão
relacionados com a córnea: o ceratocone
e o astigmatismo.
No ceratocone
é como a córnea ficasse pontuda e adotasse uma forma de cone. Distorce a
entrada da luz, provoca uma confusão das imagens, principalmente à noite, ou
quando tem muita luz, a pessoa fica momentaneamente cega porque a luz entra
pelo cone formado na córnea, que não é normal, e a pessoa tem dificuldade de
enxergar e dor de cabeça, é um problema raro. Corrige-se com o uso de óculos,
lentes de contato ou cirurgias.
O astigmatismo é mais comum até os 18 e
20 anos, a irregularidade na curvatura da córnea faz com que os raios de luz
não cheguem ao mesmo tempo na retina. Com isso, a imagem levada ao cérebro se
torna deformada, distorcida ou desfocada.
Perda da nitidez. A
córnea apresenta maior curvatura em um de seus eixos, o que distorce a visão
tanto para perto quanto para longe. Usa-se lente
cilíndrica para a correção.
Temos também outros tipos de problemas
de visão como a Miopia, a Hipermetropia e a Presbiopia.
Miopia: quando o olho é mais alongado e a
imagem se forma antes da retina, não enxerga de longe, visão embaçada. Tem que
usar a lente corretiva divergente
para fazer à imagem ser formar na retina, que vai afastar os raios e jogar a
imagem na retina. São as lentes com bordas grossa e a imagem não fica
invertida, a imagem de diminuição amplia o campo visual. É usado também no olho
mágico na porta de residências.
Hipermetropia: quando o olho é mais
curto que o normal, a imagem se forma depois da retina e não enxerga de perto.
Usa-se lentes convergentes, para
fazer com que a imagem se forme na retina. São lentes de bordas finas, de
aumento como o cristalino, dentro do olho.
Presbiopia: depois dos 40 anos, a vista fica
cansada porque a córnea e o cristalino, que tem os músculos para ajustar o
olho, com o tempo vai perdendo a elasticidade da musculatura e fica com
flacidez, não consegue focar a luz na retina, formando o foco atrás dela e pode
perder a visão para perto ou para perto/longe. Usa-se lente bifocal/multifocal
(perto e longe) que tem os dois tipos de lentes, em
baixo lente convergente para enxergar de perto e em cima lente divergente para
enxergar de longe, ou apenas com
lentes monofocais (só perto). Pode se usar também lente de contato ou meios cirúrgicos.
O professor também explicou sobre o
Cinema 3D que funciona com óculos específicos que não corrigi a visão, mas como
lente, que corrige diversas imagens que estão chegando, passando por várias
cenas, todas conjugadas, capta várias imagens, passa para o cérebro, dando a
impressão de profundidade.
REALIZAR AS ATIVIDADES 2 E 3, QUANDO
RECEBER O CADERNO DO ALUNO, VOLUME 3, PARTE 2.
ATIVIDADE 2 - TIPOS COMUNS DE DEFEITOS DA VISÃO
Responda no caderno do aluno, volume 3, parte 2, página
10, a atividade 1.
Faça a leitura sobre os TIPOS DE LENTES no caderno do aluno, volume
3, parte 2, página 11.
ATIVIDADE 3 - SISTEMATIZANDO OS
CONHECIMENTOS
Responda o quadro no caderno do aluno, volume 3, parte 2, página 11.
NÃO ESQUEÇAM DE FAZER E ENVIAR A PESQUISA!!
QUEM JÁ FEZ E ENVIOU, PARABÉNS!!!!!
Faça uma
pesquisa e indique as principais reações relacionadas a cada um dos
neurotransmissores citados (serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e
acetilcolina) e registre-as em seu caderno. Organize-as em uma tabela, conforme exemplo demonstrado no
Caderno do Aluno de Ciências,
Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto e encaminhar até o dia 27/08 no e-mail veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.
Bons estudos!
Professora
Vera Lúcia.
Sem comentários:
Enviar um comentário