sábado, 5 de setembro de 2020

Matemática (31/08 a 04/09) - 8º A, B, C, D, E e F - Prof (a) Carla, Roseli Ferraz e Vanderleia

 

Conteúdo/Tema: Álgebra

Objetivo(s): Reconhecer expressões algébricas e suas aplicações, resolver e elaborar situações-problema envolvendo equação do 1ºgrau com duas incógnitas.

Habilidades(s): (EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano; (EF08MA08) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

Estratégia: Introduzir o conceito de equação de 1º grau com uma e duas incógnitas, demonstração de exemplos e resolução de situações-problemas do caderno do aluno e complementares.

Registre em seu caderno os conceitos, as questões e como você chegou a resposta de cada exercício e no retorno das aulas, as atividades deverão ser entregues para a professora. Saudades.



Agora e com vocês

Atividades

1. Dada a equação x – 4y = –15, determine os pares ordenados obedecendo ao intervalo numérico –1 ≤ x ≤ 2. Ou seja, x = - 1; x = 0; x = 1 e x = 2.

 

2. Determine duas soluções distintas para a equação 5x-2y=9. Ou seja, quais valores podemos atribuir para x e y no qual a equação resulta em 9.

 

3. Traduza cada frase a seguir para uma equação do 1º grau com duas incógnitas e depois determine dois possíveis pares ordenados para cada uma das equações.

a) O dobro de um número somado com outro número é igual a 16.

b) A diferença entre um número e o triplo de outro número é igual a 10.

c) O perímetro de um retângulo é igual a 32.

d) A soma do dobro da idade de João com o triplo da idade de Mário é igual a 56 anos.

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