Conteúdo/Tema: Álgebra
Objetivo(s): Reconhecer
expressões algébricas e suas aplicações, resolver e elaborar situações-problema
envolvendo equação do 1ºgrau com duas incógnitas.
Habilidades(s): (EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano
cartesiano; (EF08MA08) Resolver e elaborar situações problema que possam ser
representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e
interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
Estratégia: Introduzir o conceito de equação de 1º grau com uma e duas incógnitas, demonstração de exemplos e resolução de situações-problemas do caderno do aluno e complementares.
Registre em seu
caderno os conceitos, as questões e como você chegou a resposta de cada
exercício e no retorno das aulas, as atividades deverão ser entregues para a
professora. Saudades.
Agora e com vocês
Atividades
1. Dada a equação x –
4y = –15, determine os pares ordenados obedecendo ao intervalo numérico –1 ≤ x
≤ 2. Ou seja, x = - 1; x = 0; x = 1 e x = 2.
2. Determine
duas soluções distintas para a equação 5x-2y=9. Ou seja, quais valores podemos
atribuir para x e y no qual a equação resulta em 9.
3.
Traduza
cada frase a seguir para uma equação do 1º grau com duas incógnitas e depois
determine dois possíveis pares ordenados para cada uma das equações.
a) O dobro de um número somado com outro número é
igual a 16.
b) A diferença entre um número e o triplo de outro
número é igual a 10.
c) O perímetro de um retângulo é igual a 32.
d) A soma do dobro da idade de João com o triplo da idade de Mário é igual a 56 anos.
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