Conteúdo/Tema: - Devolutiva
atividade: Artigo de Opinião
- Reportagem
Objetivo (s): - Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros
dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.
- Explorar o gênero
reportagem;
- Analisar o desenvolvimento do texto com foco na intencionalidade.
Habilidade:
EF07LP10: Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais já estudados –
gênero reportagem.
Olá, alunos do 7º ano!
Vamos primeiramente à
devolutiva da atividade anterior. Façam a correção no caderno! Não precisa
copiar o texto, somente o título, a pergunta e a alternativa correta.
UMA PROIBIÇÃO
NECESSÁRIA
Um
assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica, mas da
sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos
estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso
desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a
vedação é a melhor solução.
No
que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida
que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um
local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair
do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um
aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que
atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor
- assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no
exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que
é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula
usando um boné também o é.
Por outro
lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os celulares e bonés em
sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens.
Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são
relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se realizar uma
ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No caso em
análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o
direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula.
Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do professor.
Orlando Morando
(Adaptado – Tudo Sala
de Aula)
1. A finalidade do
texto é:
a) trazer
uma informação de interesse público.
b) descrever um acontecimento recorrente em salas de aulas.
c)
apresentar um ponto de vista sobre um determinado assunto.
d) narrar fatos do cotidiano escolar.
2. No trecho: “A
discussão acirrou-se após a restrição do uso desses
objetos...”, a palavra em destaque tem o sentido no texto de:
a) observação.
b)
proibição.
c) determinação.
d) exceção.
3. A tese defendida
pelo autor do texto está presente em:
a)
“Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.”
b) “... onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do
professor os conhecimentos da matéria.”
c) “A sala de aula é um local de aprendizagem...”
d) “... a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação...”
4. No texto:
a)
o autor defende o fim do uso dos celulares em salas de aula, porque acredita
que ele inibe o ensino-aprendizagem dos alunos.
b) o autor defende que em todos os espaços escolares, o uso de celular e
boné devem ser proibidos.
c) o autor acredita que os celulares devem ser evitados pelas crianças,
já que eles atrapalham o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
d) o autor defende que o uso de bonés em sala de aula compromete a
aprendizagem.
5. Para o autor
Orlando Morando, o uso de bonés em sala de aula representa:
a) uma questão de humildade com o mestre.
b) uma falta de educação aos religiosos.
c) a ignorância por parte dos alunos.
d)
falta de educação aos professores.
Na sequência vamos retomar as aulas online sobre o reportagem.
Acessem o link postado logo após este arquivo,
respondam as questões e não se esqueçam de clicar em ENVIAR assim que
terminarem.
Não percam as aulas online no CMSP e continuem registrando os resuminhos enviados no grupo de WhatsApp no final de cada aula!
Bons estudos!!!
Professoras Darlene,
Jéssica e Simone ;)
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