TEMA: DITADURA MILITAR
Habilidades: Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e
políticos do período em que o Brasil viveu a Ditadura Militar
Estratégia: Análise de fragmentos de texto, imagens e pesquisa internet.
Olá, queridos alunos!
Vamos para mais um roteiro de história?
Neste roteiro voltaremos
nossos olhares para o Brasil na época da ditadura Militar, 1964 a 1985, período
marcado pela violência, repressão, censura, tortura, desaparecimentos, enfim,
toda forma de violação dos direitos humanos.
A imagem
acima, traz os principais acontecimentos dos primeiros dez anos da ditadura.
Para iniciar nossas reflexões, defina
em seu caderno DITADURA MILITAR
Porque esse período ficou conhecido
como anos de chumbo?
Leia os fragmentos abaixo. O primeiro são considerações do
Marechal Lott a respeito do golpe de 1964. O segundo é um trecho do Manifesto
ao exército, divulgado por militares golpistas em 1964
Texto
1
É
completamente antidemocrático e contrário aos interesses nacionais(...) depor
um presidente da República mediante uma insurreição(...). Os adversários do
presidente encontram na legislação vigente e particularmente na Constituição os
recursos para corrigir os atos do executivo.
Texto 2
Conscientes da responsabilidade que nos cabem
em como Chefes, conclamamos a todos os camaradas do Exército Brasileiro, sem
distinção de postos ou graduações, de cerrar fileiras em nome dá Segurança Nacional(...)
|Teremos, com tal atitude efetivamente, evitado a luta fratricida que, na
verdade, vem sendo preparada, irresponsável criminosamente pelo presidente da
república e seus aliados comunistas. E, coesos e unidos, restauraremos a
legalidade, como é nosso dever , assegurando a plena vigência do regime
democrático
a)
Qual o argumento utilizado pelo
Marechal Lott para criticar o golpe militar?
b)
Qual o argumento utilizado no Manifesto
ao Exército para justificar o golpe?
c)
Na sua opinião, qual dos dois
argumentos é mais coerente com a conjuntura brasileira dos anos 1960?
Durante
a Ditadura, os militares suspenderam a Constituição de 1946 e através de uma
série de Atos Institucionais. Pesquise e coloque no caderno o que eram os Atos Institucionais.
Leia o texto a seguir. Ele foi escrito pelo jornalista Élio Gaspari, autor
de uma das principais obras de referência sobre a Ditadura Militar
A pior
das marcas ditatoriais do ato institucional número 5, aquela que haveria de
ferir toda uma geração de brasileiros, encontrava-se no artigo 10: “fica suspensa a garantia de habeas corpus
nos casos de crime político contra a segurança nacional.” Estava atendida a
reivindicação da máquina repressiva. O
habeas corpus é um inocente princípio do direito pelo qual se reconhecia ao
indivíduo a capacidade de livrar-se da coação ilegal do Estado. Toda vez que a
justiça concedia o habeas corpus a um suspeito, isso significava apenas que ele
era vítima de percepção inepta,
mas
desde os primeiros dias de 64(...) foi visto como um túnel por onde escapavam
os inimigos do regime. Três meses depois da edição do AI-5 estabeleceu se que
os encarregamentos de inquéritos políticos podiam prender quaisquer cidadãos
por 60 dias, dez dos quais o em regime incomunicabilidade. Em termos práticos,
esses prazos destinava-se favorecer o trabalho dos torturadores(...) Estava
montado cenário dos crimes da ditadura
Porque o autor considera suspensão do
habeas corpus a pior das medidas do AI-5
O que o autor quis dizer com ferir toda
uma geração de brasileiros?
Em sua opinião qual a importância do direito
de habeas corpus numa sociedade democrática?
Agora, Leia o poema de Carlos Drummond
de Andrade escreve um pequeno texto relacionando as imagens, o poema com a
época da ditadura militar.
“ Esse é tempo de divisa,
Tempo de gente cortada
É tempo de meio silêncio
De boca gelada e murmúrio
Palavra indireta, aviso na esquina”
Navegue
por esse site para ampliar seus conhecimentos sobre a Ditadura
http://memoriasdaditadura.org.br/
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