sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Língua Portuguesa (31/08 a 04/09) - 7º A, B, C e D - Darlene, Jéssica e Simone

 

Conteúdo/Tema: - Devolutiva atividade:  Notícia

                              - Artigo de opinião

Objetivo (s): - Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.

                        - Explorar o gênero artigo de opinião e suas características;

                         - Identificar e reconhecer opiniões e argumentos.         

Habilidade (s): EF67LP07A: Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.

 

Olá, alunos do 7º ano!

Vamos começar fazendo a devolutiva da atividade anterior. Façam a correção no caderno! Não precisa copiar o texto, somente o título, a pergunta e a alternativa correta.


SÃO GONÇALO LANÇA PROJETO DIÁLOGOS DE PAZ E ABRE DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

No mês de comemorações ao Dia Internacional da Mulher o Governo Municipal, por meio de cooperação mútua com o Poder Judiciário abre ciclo de diálogos sobre o combate à violência nas relações domésticas e familiares, combate à violência de gênero. É o Projeto Diálogos de Paz.

      Idealizado pela Juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante, Ana Cláudia Gomes de Melo, o projeto tem como objetivo trazer a mulher vítima de violência, à condição de sujeito social e pessoal, como também atuar junto ao agressor, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade pela perpetuação da violência, oferecendo a chance de assumir o erro e refletir sobre a responsabilidade da violência no ambiente familiar, compartilhando histórias, além de receber orientação psicológica.

      O Projeto Diálogos de Paz terá lançamento no dia 14 de março (quinta-feira), a partir das 15h, na escola Porfírio de Araújo, no distrito do Croatá. O ciclo de debates acontece posteriormente, na sede do município, dia 04/04, dia 25/04, no Pecém e dia 09 de maio no distrito do Siupé. O projeto é uma iniciativa entre o Poder Judiciário e o Governo Municipal, através da Coordenadoria da Mulher e das secretarias de Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A assinatura do convênio foi firmada durante o 1º Fórum de Direitos da Mulher Gonçalense, realizado em 2018.

http: saogoncalodoamarante.ce.gov.br

 

 

1ª)Esse texto é:

A) um diário.
B) um relato de viagem.
C) uma carta pessoal.
D) uma notícia.

2ª) De acordo com a leitura do texto, o projeto Diálogo de Paz foi lançado:

a) na sede do poder judiciário de São Gonçalo.
b) na escola Porfírio de Araújo.
c) na Secretaria de Educação.
d) na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

3ª) A finalidade do texto “São Gonçalo lança Projetos Diálogos de Paz e abre discussão sobre violência contra a mulher” é
:

 

a) narrar um acontecimento.
b) entreter o leitor.
c) transmitir uma informação.
d) descrever um ponto de vista.

 

AMONTADA, GRANJA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE SÃO AS CIDADES ONDE MAIS CHOVEU EM 2019 ATÉ AQUI

 

17/03/2019

      Três cidades do Ceará já registraram mais chuva em 2019 do que a média histórica anual. Amontada, Granja e São Gonçalo do Amarante, os municípios onde mais choveu até este sábado (16), ultrapassaram nos primeiros 75 dias do ano a média anual, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

      Amontada atingiu 1.160 mm (contra 872 mm de média anual), Granja marca 1.084 mm (contra 1.064 mm) e São Gonçalo do Amarante assinala 1.043 mm (contra 946 mm). A variação de Amontada, a maior registrada, já é de 33%. No ano passado, choveu na cidade 1.098 mm, menos do que em 2019 até aqui.

www.sganoticia.com

 

4ª) A informação principal do texto está em:

A) “No ano passado, choveu na cidade 1.098 mm, menos do que em 2019 até aqui.”
B) “... São Gonçalo do Amarante assinala 1.043 mm (contra 946 mm).”

C) “... os municípios onde mais choveu até este sábado (16), ultrapassaram nos primeiros 75 dias do ano...”
D) “Três cidades do Ceará já registraram mais chuva em 2019 do que a média histórica anual.”

 

 

5ª) A finalidade do texto é:

a) entreter o leitor.
b) narrar um acontecimento.
c) descrever um ponto de vista.
d) transmitir uma informação.

 

Na sequência vamos retomar as aulas online sobre o gênero textual artigo de opinião.

Copiem a definição e as características do artigo de opinião no caderno. Em seguida façam as atividades. Não é necessário copiar o texto, basta o título, as perguntas e somente as alternativas corretas.

Não percam as aulas online no CMSP e continuem registrando os resuminhos enviados no grupo de WhatsApp no final de cada aula!

 

Bons estudos!!!

Professoras Darlene, Jéssica e Simone ;)

 

RELEMBRANDO UM POUCO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO:

 

O que é artigo de opinião?                                                                                                                   

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto. Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

 

As características do artigo de opinião:

Ø  Textos escritos em primeira e terceira pessoa;

Ø  Uso da argumentação e persuasão;

Ø  Geralmente são assinados pelo autor;

Ø  Produções veiculadas nos meios de comunicação;

Ø  Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

Ø  Abordam temas da atualidade;

Ø  Possuem títulos polêmicos e provocativos;

Ø  Contém verbos no presente e no imperativo.

 

Leia o texto abaixo para responder as próximas 5 questões: 



UMA PROIBIÇÃO NECESSÁRIA 

          Um assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.

          No que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.

          Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula usando um boné também o é.

        Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula.

       Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do professor.



Orlando Morando

(Adaptado – Tudo Sala de Aula)




1. A finalidade do texto é:

a) trazer uma informação de interesse público.

b) descrever um acontecimento reconte em salas de aulas.

c) apresentar um ponto de vista sobre um determinado assunto.

d) narrar fatos do cotidiano escolar.

 

2. No trecho: “A discussão acirrou-se após a restrição do uso desses objetos...”, a palavra em destaque tem o sentido no texto de:

a) observação.

b) proibição.

c) determinação.

d) exceção.

 

3. A tese defendida pelo autor do texto está presente em:

a) “Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.”

b) “... onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria.”

c) “A sala de aula é um local de aprendizagem...”

d) “... a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação...”

 

4. No texto:

a) o autor defende o fim do uso dos celulares em salas de aula, porque acredita que ele inibe o ensino-aprendizagem dos alunos.

b) o autor defende que em todos os espaços escolares, o uso de celular e boné devem ser proibidos.

c) o autor acredita que os celulares devem ser evitados pelas crianças, já que eles atrapalham o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

d) o autor defende que o uso de bonés em sala de aula compromete a aprendizagem.

 

5. Para o autor Orlando Morando, o uso de bonés em sala de aula representa:

a) uma questão de humildade com o mestre.

b) uma falta de educação aos religiosos.

c) a ignorância por parte dos alunos.

d) falta de educação aos professores.


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