quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Língua Portuguesa (31/08 a 04/09) - 9º A, B, C, D e E - Prof (a) Darlene e Prof. Getúlio

 

Tema: - Devolutiva – atividade anterior: Bullet Journal

            - Opinião e argumentação

 

Objetivos: - Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.

                   - Explorar o gênero artigo de opinião e suas características;

                   - Identificar e reconhecer opiniões e argumentos.

 

Habilidades:  Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação; Reconhecer os elementos constitutivos da organização de um texto (artigo de opinião ou carta do leitor); Reconhecer um argumento utilizado para a defesa de um ponto de vista em um texto (artigo de opinião ou carta do leitor).

 

Olá, alunos do 9º ano!

 Vamos começar fazendo a devolutiva da atividade anterior. Façam a correção no caderno registrando apenas o título do texto, as questões e somente as alternativas corretas.

 

Texto: Conheça o bullet journal, uma ferramenta útil e fofa para a organização do seu dia

 

1 – Quanto a tipologia textual, o texto acima é:

a) narrativo porque conta uma história fictícia sobre “bullet jornal”.

b) argumentativo porque seu autor mostra seu ponto de vista sobre “bullet jornal”.

c) injuntivo porque ensina como fazer um “bullet jornal”.

d) expositivo porque apresenta o resultado de uma pesquisa sobre “bullet jornal”.

 

2 – Quanto a finalidade dessa tipologia, no texto em análise:

a)      há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com o emprego abundante de verbos no modo imperativo.

b)      há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, como explicações, avaliações e reflexões.

c)      há a narração de um fato, fictício ou não, acontecido num determinado tempo e espaço, envolvendo personagens e ações.

d)      há um posicionamento e exposição de ideias defendendo um ponto de vista.

 

texto: Cachorros gigantes

 

3 - Na passagem “Ele é dócil e muito usado como salva-vidas, mas é também um cão de guarda.”, a vírgula introduz:

a) um pronome

b) uma preposição

c) um advérbio

d) uma conjunção

 

4 - A conjunção “Contudo”, separada por vírgula, exprime:

a) uma condição

b) uma compensação

c) um contraste

d) uma ressalva

 

Na sequência vamos retomar as aulas online sobre opinião e argumentação fazendo as atividades a seguir.

Continuem assistindo as aulas online no CMSP sempre registrando no caderno um breve resumo do conteúdo!

Bons estudos!!!

Professores Darlene e Getúlio ;)

 

Leia o texto e responda às questões de 1 a 4.

Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não

"Tenho 13 anos e quero comprar meu primeiro maço de cigarros. Já peguei algumas vezes cigarro dos meus amigos e achei legal. Na escola, fumo escondido. Meus pais também não me deixam fumar, mas os dois são fumantes há um tempão. Por que essa falsidade em relação ao cigarro?"

 

Jairo Bouer

Colunista da Folha

Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores. Incentivamos sempre a autonomia de cada um, desde que administrada com responsabilidade, e evitamos o tradicional "faça isso ou não faça aquilo". Mas, desta vez, vamos ser categóricos: caia fora dessa e não compre seu primeiro maço de cigarros.

 

Por quê? O cigarro é composto por uma droga (nicotina) que tem o poder de tornar as pessoas dependentes com muita facilidade. Além dela, o cigarro tem centenas de compostos químicos que, com o passar dos anos, vão atacando seu corpo. Só para citar algumas das consequências do hábito de fumar: enfisema pulmonar, câncer de pulmão e bexiga, alteração dos vasos sanguíneos, infartos, derrames e impotência sexual.

 

As pesquisas mostram que, quanto mais nova a pessoa é quando começa a fumar, mais chances ela tem de se tornar dependente. A nicotina faz com que o corpo sinta falta do cigarro. Quando passa uma ou duas horas sem dar uma tragada, a pessoa começa a passar mal: sua, sente dor de cabeça, ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração etc. Esses são sinais de abstinência. É como se o seu corpo desse sinais de que precisa de mais nicotina. Daí a vontade incontrolável de acender mais um.

 

A moçada começa a fumar porque acha que pega bem. O garoto que fuma acha que parece mais maduro. Pode até se sentir mais controlado e mais seguro (efeito da nicotina). Na verdade, ele está fazendo uma grande bobagem. Está entrando em uma história que, para ser superada, pode levar, em média, uma década – tempo suficiente para produzir belos estragos em sua saúde.

E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre em uma situação de que vai ser difícil sair. Por experiência própria, eles já devem ter sentido o quanto é duro largar o cigarro. O que complica é que eles, fumantes, tentam impor a você uma proibição ao cigarro. Filhos de pais que fumam têm maior probabilidade de se tornarem dependentes de cigarro.

 

Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem o cigarro? Hoje, novos métodos (remédios que controlam a vontade de fumar), terapia breve de apoio e reposição de nicotina são alternativas para facilitar a vida do fumante que quer largar o cigarro. Sugira a eles que procurem um médico.

 

Só para terminar: em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer. Se a gente disse isso hoje para você, é por convicção absoluta de que você não precisa comprar seu primeiro maço de cigarro para se sentir mais legal. Muito pelo contrário, esse é um passo para anos de muita dor de cabeça. É isso!

 

Fonte: BOUER, Jairo. Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não. Folha de

São Paulo. Folhateen. Sexo e Saúde. São Paulo

 

Questão 01

Este artigo é destinado a

(A) leitores de jornais.

(B) pais de jovens leitores.

(C) adultos fumantes.

(D) jovens leitores do colunista.

 

Questão 02

Em seu artigo, o colunista Jairo Bouer pretende

(A) convencer os pais de seus leitores a deixar o vício de fumar cigarros.

(B) convencer seus leitores a não fumar, demonstrando os riscos desse vício.

(C) responder às dúvidas de seus leitores sobre o tabagismo.

(D) informar aos pais dos jovens leitores sobre os riscos do tabagismo.

 

Questão 03

O trecho do texto que apresenta um fato (em vez de uma opinião do autor) é

(A) “Na verdade, ele está fazendo uma grande bobagem.”

(B) “E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre em uma situação de que vai ser difícil sair.”

(C) “Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem o cigarro?”

(D) “... o cigarro tem centenas de compostos químicos que, com o passar

dos anos, vão atacando seu corpo."

 

Questão 04

O trecho do artigo que apresenta uma oposição entre ideias para reforçar a argumentação utilizada é

A) Só para terminar: em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer.

(B) “...evitamos o tradicional "faça isso ou não faça aquilo". Mas, desta

vez, vamos ser categóricos...”

(C) “Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores.”

(D) “E seus pais são falsos? Provavelmente não!

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