Tema: - Devolutiva
– atividade anterior: Bullet Journal
- Opinião e argumentação
Objetivos: - Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros
dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.
- Explorar o gênero artigo de opinião
e suas características;
- Identificar e reconhecer
opiniões e argumentos.
Habilidades:
Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação; Reconhecer os elementos
constitutivos da organização de um texto (artigo de opinião ou carta do
leitor); Reconhecer um
argumento utilizado para a defesa de um ponto de vista em um texto (artigo de
opinião ou carta do leitor).
Olá, alunos do 9º ano!
Texto: Conheça o bullet journal, uma ferramenta útil e fofa para a
organização do seu dia
1 – Quanto a
tipologia textual, o texto acima é:
a) narrativo
porque conta uma história fictícia sobre “bullet jornal”.
b) argumentativo
porque seu autor mostra seu ponto de vista sobre “bullet jornal”.
c)
injuntivo porque ensina como fazer um “bullet jornal”.
d) expositivo
porque apresenta o resultado de uma pesquisa sobre “bullet jornal”.
2 – Quanto a
finalidade dessa tipologia, no texto em análise:
a)
há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com
o emprego abundante de verbos no modo imperativo.
b)
há
a apresentação de ideias sobre determinado assunto, como explicações,
avaliações e reflexões.
c)
há
a narração de um fato, fictício ou não, acontecido num determinado tempo e
espaço, envolvendo personagens e ações.
d)
há
um posicionamento e exposição de ideias defendendo um ponto de vista.
texto: Cachorros gigantes
3 - Na passagem
“Ele é dócil e muito usado como salva-vidas, mas é também um cão de guarda.”, a
vírgula introduz:
a) um pronome
b) uma preposição
c) um advérbio
d) uma
conjunção
4 - A conjunção
“Contudo”, separada por vírgula, exprime:
a) uma condição
b) uma compensação
c) um contraste
d) uma
ressalva
Na sequência vamos retomar as aulas online sobre opinião e argumentação fazendo as atividades a seguir.
Continuem assistindo as aulas online no CMSP sempre registrando no caderno um breve resumo do conteúdo!
Bons estudos!!!
Professores Darlene e Getúlio ;)
Leia o texto e responda
às questões de 1 a 4.
Quando o assunto é
cigarro, é preciso ser radical e dizer não
"Tenho 13 anos e
quero comprar meu primeiro maço de cigarros. Já peguei algumas vezes cigarro
dos meus amigos e achei legal. Na escola, fumo escondido. Meus pais também não
me deixam fumar, mas os dois são fumantes há um tempão. Por que essa falsidade
em relação ao cigarro?"
Jairo Bouer
Colunista da Folha
Se você acompanha
esta coluna, já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas
para nossos leitores. Incentivamos sempre a autonomia de cada um, desde que
administrada com responsabilidade, e evitamos o tradicional "faça isso ou
não faça aquilo". Mas, desta vez, vamos ser categóricos: caia fora dessa e
não compre seu primeiro maço de cigarros.
Por quê? O cigarro
é composto por uma droga (nicotina) que tem o poder de tornar as pessoas
dependentes com muita facilidade. Além dela, o cigarro tem centenas de compostos
químicos que, com o passar dos anos, vão atacando seu corpo. Só para citar
algumas das consequências do hábito de fumar: enfisema pulmonar, câncer de pulmão
e bexiga, alteração dos vasos sanguíneos, infartos, derrames e impotência sexual.
As pesquisas
mostram que, quanto mais nova a pessoa é quando começa a fumar, mais chances
ela tem de se tornar dependente. A nicotina faz com que o corpo sinta falta do
cigarro. Quando passa uma ou duas horas sem dar uma tragada, a pessoa começa a
passar mal: sua, sente dor de cabeça, ansiedade, nervosismo, dificuldade de
concentração etc. Esses são sinais de abstinência. É como se o seu corpo desse sinais
de que precisa de mais nicotina. Daí a vontade incontrolável de acender mais um.
A moçada começa a
fumar porque acha que pega bem. O garoto que fuma acha que parece mais maduro.
Pode até se sentir mais controlado e mais seguro (efeito da nicotina). Na
verdade, ele está fazendo uma grande bobagem. Está entrando em uma história
que, para ser superada, pode levar, em média, uma década – tempo suficiente para
produzir belos estragos em sua saúde.
E seus pais são
falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre em uma situação de
que vai ser difícil sair. Por experiência própria, eles já devem ter sentido o
quanto é duro largar o cigarro. O que complica é que eles, fumantes, tentam impor
a você uma proibição ao cigarro. Filhos de pais que fumam têm maior probabilidade
de se tornarem dependentes de cigarro.
Que tal inverter o
jogo e pedir que eles também deixem o cigarro? Hoje, novos métodos (remédios
que controlam a vontade de fumar), terapia breve de apoio e reposição de
nicotina são alternativas para facilitar a vida do fumante que quer largar o cigarro.
Sugira a eles que procurem um médico.
Só para terminar:
em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer. Se a gente
disse isso hoje para você, é por convicção absoluta de que você não precisa
comprar seu primeiro maço de cigarro para se sentir mais legal. Muito pelo contrário,
esse é um passo para anos de muita dor de cabeça. É isso!
Fonte: BOUER, Jairo. Quando o
assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não. Folha de
São Paulo. Folhateen.
Sexo e Saúde. São Paulo
Questão 01
Este artigo é destinado a
(A) leitores de jornais.
(B) pais de jovens leitores.
(C) adultos fumantes.
(D) jovens leitores do
colunista.
Questão 02
Em seu artigo, o colunista Jairo
Bouer pretende
(A) convencer os pais de seus
leitores a deixar o vício de fumar cigarros.
(B) convencer seus
leitores a não fumar, demonstrando os riscos desse vício.
(C) responder às dúvidas de seus
leitores sobre o tabagismo.
(D) informar aos pais dos
jovens leitores sobre os riscos do tabagismo.
Questão 03
O trecho do texto que apresenta um
fato (em vez de uma opinião do autor) é
(A) “Na verdade, ele está fazendo
uma grande bobagem.”
(B) “E seus pais são falsos?
Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre em uma situação de que vai
ser difícil sair.”
(C) “Que tal inverter o jogo e
pedir que eles também deixem o cigarro?”
(D) “... o cigarro
tem centenas de compostos químicos que, com o passar
dos anos, vão atacando
seu corpo."
Questão 04
O trecho do artigo que apresenta
uma oposição entre ideias para reforçar a argumentação utilizada é
A) Só para terminar: em raras
ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer.
(B) “...evitamos o
tradicional "faça isso ou não faça aquilo". Mas, desta
vez, vamos ser
categóricos...”
(C) “Se você acompanha esta coluna,
já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos
leitores.”
(D) “E seus pais são
falsos? Provavelmente não!
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