sábado, 5 de setembro de 2020

Língua Portuguesa (31/08 a 04/09) - 8º A, B, C, D, E e F - Prof. Áureo e Getúlio

 

 

Qualidade do ar afeta a saúde dos animais domésticos

Por Isabela Mena

Com a chegada do outono, a cachorrada comemora.  Brisa e temperaturas mais amenas tornam qualquer passeio mais agradável até mesmo para os donos. Mas o clima atípico das últimas semanas, calor intenso e baixa umidade do ar, tem dificultado a dispersão dos poluentes na atmosfera e muitos bichinhos tiveram de trocar o passeio no parque pelo programa de que menos gostam: visitar o veterinário. No Hospital Veterinário Sena Madureira o número de casos de animais domésticos com queixas relacionadas à poluição aumentou 30% nesse período. De acordo com o veterinário Mário Marcondes, cardiologista do hospital, os sinais mais comuns são olhos vermelhos e lacrimejantes, mucosa ressecada, coriza e tosse, tanto em gatos como em cachorros.  “Nos animais que já têm algum tipo de doença respiratória crônica, como bronquite ou asma, os sintomas são mais severos, como falta de ar.” [...]

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4421.shtml>. Acesso em: 31 de julho de 2014. (Adaptado)

 

O calor intenso e a baixa umidade do ar aumentam o índice de poluição na atmosfera, causando

(A) olhos vermelhos e lacrimejantes.

(B) a dispersão de poluentes na atmosfera

(C) temperaturas amenas e agradáveis.

(D) diminuição de doenças respiratórias.

 

2. Leia o texto e responda à questão.

 

A Família e o tempo

Por Jussara de Barros

Antigamente a vida das famílias era mais simples e tranquila, não existia a correria que vemos hoje em dia. As pessoas andavam a pé, pois quase não existiam carros. As ruas eram de terra ou de paralelepípedos. As crianças podiam brincar nas ruas e calçadas, pois não havia perigo de acidente sou assaltos. Os vizinhos eram como integrantes das outras famílias, todos os dias se reuniam nas varandas de suas casas para conversar enquanto as crianças brincavam.  As brincadeiras, nessa época, eram:  roda, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, barra manteiga, bolinha de gude, etc. As famílias eram bem grandes, um casal tinha mais de seis filhos. Mas hoje o número de pessoas na família diminuiu muito, o normal é um casal ter um ou dois filhos. Isso aconteceu porque a vida moderna fez com que a mulher tivesse que trabalhar para ajudar nas despesas da casa. A violência e as dificuldades para se viver bem, também são motivos que influenciaram no tamanho das famílias. Além da quantidade de pessoas de uma família, outras diferenças existem se compararmos à vida de hoje. Nas casas não existiam aparelhos de televisão, ouvia-se música em vitrolas com discos de vinil ou no rádio. Neste também eram transmitidas as notícias e até novelas. As fotografias eram feitas por um homem que colocava um pano preto na cabeça e falava “olha o passarinho”, para as pessoas sorrirem. Era comum matarem galinhas e porcos no quintal de casa, onde também se colhiam verduras e legumes de uma horta que os mais velhos cuidavam. Como não existia geladeira, as carnes eram cozidas em fogões à lenha e armazenadas em latões, mergulhadas em gordura de porco –banha, para não estragarem. Não  existia  água  encanada  e  as  pessoas  precisavam  buscar  baldes  de  água  para  lavar  as  louças,  roupas, cozinhar ou tomar banho. E ainda falam que a vida era mais fácil!

Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-familia-e-o-tempo.htm>. Acesso em: 28 de julho de 2014.

 

Há uma opinião da autora sobre a família e o tempo em:

(A) “As carnes cozidas em fogões à lenha e armazenadas em latões”.

(B) “Antigamente a vida das famílias era mais simples e tranquila”.

(C) “Nas casas não existiam aparelhos de televisão”.

(D) “As ruas eram de terra ou de paralelepípedo”.

 

3. Leia o fragmento abaixo.

 

Não deixe a vida te levar

AlguémpodenascernoComplexodoAlemãoeescolherserhonesto.Podenascernobairrocariocade classe média chamado Barra da Tijuca e escolher ser um espancador de mulheres. Uma pessoa pode nascer e ser criada em condições adversas ao desenvolvimento do amor-próprio e da auto confiança e, ainda assim, encontrar recursos psicológicos suficientes para fazer escolhas que permitam mudar sua vida para melhor.

 “Os tempos que correm são propícios à imputação de culpas coletivas, de crença em destinos definidos por raça ou classe social”. Essas grandiosas noções esquemáticas são imperfeitas porque minimizam o poder de decisão individual das pessoas.

Fonte: NÃO DEIXE a vida te levar. Vela, São Paulo, p. 9. 4 jul. 2007

 

Com base na argumentação apresentada, pode-se afirmar que o enunciador do texto defende a tese de que:

(A) Os indivíduos que possuem melhores condições econômicas são geralmente honestos.

(B) As escolhas individuais superam as pressões sociais.

(C)  Os indivíduos que não provêm de uma família estruturada estão fadados ao fracasso.

(D) A etnia é um fator intimamente ligado ao sucesso do indivíduo.

 

4. Para responder à questão, leia a notícia.

Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Educação adiou o reinício das aulas de toda a rede para 17 de agosto. As escolas que já haviam retomado suas atividades deverão suspendê-las, informou o órgão em nota. Cerca de 5,5 milhões de alunos serão afetados. Na maioria das escolas, a volta às aulas estava revista para o dia 3 de agosto.

 A   decisão   de   indicar   a   ampliação   das   férias   escolares   foi   tomada   depois de   análise   das recomendações  e  Avaliações  da  OMS  (Organização  Mundial  da  Saúde)  a  respeito  da  propagação  do  vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos prontos socorros paulistas devido a problemas respiratórios”, informou a Secretariada Saúde em nota.

(Disponível em: www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u601868.shtml. Acesso: agosto de 2011)

 

Em Português, alguns substantivos têm uma forma única para indicar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, como é o caso de vítima, que é palavra do gênero feminino e só aceita artigo no feminino. Observando a nota da Secretaria da Saúde, confirma-se que há um substantivo dessa mesma natureza. Trata-se de

(A) crianças.

(B) estudantes.

(C) alunos.

(D) adolescentes.

 

QUESTÃO REFERENTE À DISCIPLINA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

 

5. Leia o texto abaixo e responda à questão.

Caipora

É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.

http://www.arteducacao.pro.br

 

De acordo com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para:

 

A) atrair suas vítimas

B) despistar caçadores

C) montar um porco do mato

D) proteger as matas

 

 Referências/Fonte:

 https://linguaportuguesatupa.blogspot.com/p/banco-de-questoes.html

 Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

 https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

 Currículo Paulista – Língua Portuguesa –  Área de Linguagens – 8ºAno – Ensino Fundamental

 


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