segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Matemática (14 a 18/09) - 9º A, B, C, D e E - Prof (a) Bernadete, Márcia Leandra e Roseli Ferraz

 

Conteúdo/Tema: Geometria: Distância entre pontos no plano cartesiano.

Objetivo (s): Compreender o conceito de plano cartesiano; aprender a marcar pontos no plano cartesiano e calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano. Identificar e determinar as coordenadas do ponto médio de um segmento de reta no plano cartesiano.

Habilidade (s): (EF09MA16): Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Estratégia: Resolução de situações problemas envolvendo ponto médio, área e perímetro de figuras representadas no plano cartesiano.

 

Para melhor entendimento, acesse os links a seguir:

Aula (31/08/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/DBxmNIKVtMA

Aula (01/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/exhk83oQcJQ

Aula (02/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo

Aula (08/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/Luxrwq7TIS4

Vídeo aula sobre ponto médio: https://youtu.be/cQdhSbVpCyQ

Perímetro e Área (Distância entre pontos): https://youtu.be/w2quIqAhrGg


Agora é com você!!

1) O triângulo retângulo ABC abaixo, tem como vértices os pontos A(0,0), B(8,0) e C(0,6).

*Considere cada unidade do plano como sendo 1cm.

 

a) Quanto mede cada um dos catetos (dAB e dAC)?

b) Qual a medida da hipotenusa? Mostre como chegou a esse valor.

 

2) Observe o triângulo retângulo ABC.

a) Determine as coordenadas dos pontos A, B e C.

b) Determine distância dos catetos AC e BC.

c) Determine a medida do segmento AB.

 

3) O esquema abaixo, feito em um plano cartesiano, representa a vista superior da área destinada à plantação no sítio de Edgar. Sabendo que cada unidade do plano cartesiano corresponde a 1 metro na realidade, faça o que se pede.

a) Determine a área destinada ao pomar no sítio de Edgar.

b) Quantos metros quadrados tem a área destinada à horta?

c) Qual é a diferença entre essas áreas?

 

4) Observe os pontos representados no plano cartesiano a seguir.

Os pontos A e B representam duas árvores na praça em frente à casa de Denise. A prefeitura fará uma pista de caminhada passando pelo ponto médio entre as duas árvores.

a) Determine as coordenadas da localização de cada árvore.

b) Encontre as coordenadas do ponto médio entre as árvores representadas.

 

5) Na malha quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento.


6) Uma imobiliária recebeu a planta baixa de alguns terrenos em uma malha quadriculada, conforme a seguir:

Ajude a encontrar as dimensões dos lados de cada terreno, o perímetro e a área.

 

 

 

7) Suzana esboçou no plano cartesiano a planta baixa de um terreno que pretende fazer uma horta.

a) Encontre as coordenadas dos pontos A, B, C e D.

b) Quais são as medidas dos lados do terreno?

c) Qual é o perímetro desse terreno?


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