Conteúdo/Tema:
Geometria: Distância entre pontos no plano cartesiano.
Objetivo (s):
Compreender o conceito de plano cartesiano; aprender a marcar pontos no plano
cartesiano e calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano.
Identificar e determinar as coordenadas do ponto médio de um segmento de reta
no plano cartesiano.
Habilidade (s): (EF09MA16): Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a
distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no
plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para
calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas
construídas no plano.
Estratégia: Resolução de situações problemas envolvendo ponto médio, área e
perímetro de figuras representadas no plano cartesiano.
Para
melhor entendimento, acesse os links a seguir:
Aula (31/08/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/DBxmNIKVtMA
Aula (01/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/exhk83oQcJQ
Aula (02/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo
Aula (08/09/2020) – Centro de Mídias: https://youtu.be/Luxrwq7TIS4
Vídeo aula sobre ponto médio: https://youtu.be/cQdhSbVpCyQ
Perímetro e Área (Distância entre pontos):
https://youtu.be/w2quIqAhrGg
Agora é com você!!
1)
O triângulo retângulo ABC abaixo, tem como vértices os pontos A(0,0), B(8,0) e
C(0,6).
*Considere
cada unidade do plano como sendo 1cm.
a) Quanto mede cada um
dos catetos (dAB e dAC)?
b) Qual a medida da
hipotenusa? Mostre como chegou a esse valor.
2) Observe o triângulo retângulo ABC.
a)
Determine as coordenadas dos pontos A, B e C.
b) Determine distância dos catetos AC e
BC.
c) Determine a medida do segmento AB.
3) O esquema abaixo, feito em um plano
cartesiano, representa a vista superior da área destinada à plantação no sítio
de Edgar. Sabendo que cada unidade do plano cartesiano corresponde a 1 metro na
realidade, faça o que se pede.
a) Determine a área destinada ao pomar no
sítio de Edgar.
b) Quantos metros quadrados tem a área
destinada à horta?
c) Qual é a diferença entre essas áreas?
4) Observe os pontos representados no
plano cartesiano a seguir.
Os pontos A e B representam duas árvores na
praça em frente à casa de Denise. A prefeitura fará uma pista de caminhada
passando pelo ponto médio entre as duas árvores.
a) Determine as coordenadas da localização
de cada árvore.
b) Encontre as coordenadas do ponto médio
entre as árvores representadas.
5) Na malha quadriculada, estão
representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das
extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento.
6) Uma imobiliária recebeu a planta baixa
de alguns terrenos em uma malha quadriculada, conforme a seguir:
Ajude a encontrar as dimensões dos lados
de cada terreno, o perímetro e a área.
7) Suzana esboçou no plano cartesiano a
planta baixa de um terreno que pretende fazer uma horta.
a) Encontre as coordenadas dos pontos A, B, C e D.
b) Quais são as medidas dos lados do
terreno?
c) Qual é o perímetro desse terreno?
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