Conteúdo/Tema: Números
Objetivo (s): Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”.
Habilidades:(EF06MA13) Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Estratégia: Aulas do CMSP, atividades, Apostila SP FAZ ESCOLA (Caderno do aluno volume 3)
Para os alunos que dispõe de internet em casa segue o vídeo das aulas no CMSP realizadas durante a semana:
12/08 – 6º ano EF- Matemática (Pág 68 - Porcentagem: aula l )
17/08 – 6º ano EF - Matemática (Porcentagem – aula 2)
19/08 – 6º ano EF- Matemática (Porcentagem – aula 4)
AGORA É COM VOCÊ…
1) João foi à banca de jornal comprar pacotes de figurinhas de um campeonato de futebol. Com o dinheiro que seu pai e sua mãe lhe deram, ele conseguiu comprar 8 pacotes, cada um com 5 figurinhas. Ao abrir todos os pacotinhos e verificar as figurinhas para fazer a colagem, percebeu que 8 delas eram repetidas. Como havia prestado muita atenção às aulas de matemática que tratavam de porcentagem, João falou a seus pais que quantos por cento das figurinhas eram repetidas?
Lembre-se: João comprou 8 pacotes.
Cada pacote tem 5 figurinhas.
Total de figurinhas: 40.
Figurinhas repetidas: 8.
2) Maria Luíza é uma menina que gosta muito de esportes. Ela pretende ser jogadora de basquete. Ciente disso, seu professor de educação física a apoia em tudo que pode e sempre a incentiva a treinar muito. Agora, na quarentena, como está afastada das aulas e dos treinos, pediu a seu pai que colocasse um aro de basquete na parede da garagem para que pudesse treinar arremessos. Certo dia, ela fez 60 lances e acertou incríveis 45 vezes. Vamos responder, então:
a) Qual foi o percentual de acertos convertidos por ela?
b) Qual foi o percentual de arremessos não convertidos por Maria Luíza?
3) Otávio vai fazer uma viagem de carro a trabalho, saindo da capital São Paulo com destino a São Joaquim da Barra, uma distância de 400 km. No seu planejamento, pretende parar e descansar rapidamente em dois momentos: ao percorrer 30% do percurso e ao atingir a marca de 320 km percorridos.
a) Vamos ajudar o Otávio? Ao completar 30% do percurso, qual distância ele terá percorrido?
b) Vamos ajudar o Otávio? Qual é a porcentagem que representa a distância percorrida até a marca de 320 km por Otávio?
4) No Ceasa (Centro de Abastecimento do estado do Rio de Janeiro), um comerciante comprou um saco de 60 quilos de cenoura por R$ 30,00. Por quanto ele deverá vender cada quilo de cenoura para alcançar 30% de lucro sobre o valor da compra?
(A) R$ 0,15.
(B) R$ 0,25.
(C) R$ 0,30.
(D) R$ 0,65.
5) Francisco é o mais novo contratado de uma empresa de tecnologia situada em São Paulo. Por esse motivo, teve que se mudar para a capital. Alugou um apartamento no valor de R$ 1.500,00. O condomínio corresponde a 12% do valor do aluguel. O pagamento antecipado dessas despesas oferece um desconto de 5% sobre o valor total. Considerando que 70% serão pagos pela empresa do inquilino, quanto Francisco deverá desembolsar para o pagamento antecipado das despesas?
(A) R$ 278,80.
(B) R$ 478,80.
(C) R$ 998,00.
(D) R$ 1.172,20.
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