ATIVIDADE 1 / 3º BIMESTRE
Conteúdo/tema: Teatro de matriz indígena, africana e
afro- brasileira
Objetivo: Ampliar o conhecimento e repertório pessoal
sobre a linguagem do teatro.
Habilidades: (EF08AR24) Reconhecer e apreciar
artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena,
africana e afro- brasileira de
diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro.
Estratégias: Leitura , apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS!!
VAMOS INICIAR NOSSOS ESTUDOS DO 3ºBIMESTRE!!
A LINGUAGEM
ARTÍSTICA EM FOCO NESSE BIMESTRE SERÁ TEATRO, E NESSE MOMENTO EM ESPECÍFICO, O TEATRO QUE RESGATA AS CULTURAS INDÍGENAS, AFRICANAS E
AFRO-BRASILEIRAS.
Formas de espetáculos
teatrais
Teatro
de bonecos:
encenado com bonecos, geralmente feito em madeira e presos por
fios ou varetas e manipulados. Teatro
de sombras: Com um foco de luz projetado nas
mãos ou em imagens recortadas, acontece a sombra, que pode ser projetada na
parede, em papel transparente ou tecido. Teatro de Mímica: a
intencionalidade da peça é vista através de gestos e expressões do ator
(mímico), sem o uso da voz, transmitindo os sentimentos e pensamentos
diversos. Teatro
de máscaras: surgiu na antiguidade grega, em que as
máscaras eram utilizadas para representar deuses e heróis. Nos dias atuais
ainda é muito utilizada. |
TIPOS DE
ESPETÁCULOS TEATRAIS
Teatro
convencional: Os sentimentos e vivencias dos
dias atuais são contadas muitas vezes de forma irreverente no teatro
convencional. Teatro Musical:
Em vez de falas e textos, é a música que conta a encenação. Hoje em dia,
para contar estas histórias musicadas, temos a ópera, o drama cantado, os
musicais de contos de fadas, entre outros. Circo: Espetáculo alegre e colorido com artistas variados, como palhaços, equilibristas, mágicos com muitas surpresas e acrobacias. |
O
QUE É...
TEATRO
COM MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS?
Nos enredos dessas peças teatrais, as matrizes indígenas, africanas ou afro-brasileiras aparecem como elementos centrais com toda a sua bagagem histórica, psicológica e social. A criação de um teatro
de expressão afro-brasileiro e indígena tem como objetivo a valorização
dessas raízes, mostrando através da cultura e do conhecimento a discriminação
social. |
Apreciação
: ASSISTA
esse vídeo que traz a reportagem sobre a peça “AFRO-ME” que
foi encenada no estado do Rio Grande do Sul. Nessa peça vemos claramente o uso
de um espaço NÃO- CONVENCIONAL e o que chamamos em teatro de a eliminação da 4º
PAREDE que é quando os atores saem do palco ou do espaço reservado e interagem
com a plateia.
sondagem
– ATIVIDADE
: Depois de ler os textos de apoio, e assistir
o vídeo , responda as questões:
1- A palavra
Teatro vem do grego THEATRON que significa panorama, ou seja :
(a) plateia |
(b) lugar do público |
(c)
lugar
de divertimento |
(d) lugar onde se vê |
2--A manifestação
artística cuja técnica consiste na utilização de uma tela, como um lençol
estendido, por exemplo, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela
incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela, é chamada
de:
(a) teatro de sombras |
(b) circo |
(c) fantoche |
(d) teatro de rua |
3- Qual o
principal objetivo das peças teatrais com vertentes de matrizes indígenas,
africanas e afro-brasileiras?
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4-De acordo com o que lemos no texto de apoio, QUAL A PRINCIPAL META do Teatro Experimental do Negro ( T.E.N.) fundada por Abdias do Nascimento?
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5- No vídeo em que espaço (local) acontece a apresentação?
(a) Numa sala |
(b) Em um bar |
(c) Na Praça |
(d) Numa escola |
ORIENTAÇÕES: -
Leia os textos -
Observe as imagens -
Assista o vídeo -
Copie e responda as questões em seu caderno de arte -
Envie a atividade para o email anabasilva12@gmail.com - Esse conteúdo será cobrado no simulado e
avaliação bimestral. |
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