segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Ciências (17 a 21/08) - 9º A, B, C, D e E - Prof (a) Cláudia Fortunato

 

Gregor Mendel, a Genética e a metodologia científica

Objetivo: Entender o trabalho de Mendel, a 1ª Lei de Mendel, a metodologia científica empregada nesse trabalho

Habilidade (s) da disciplina: (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos

Estratégia: Roteiro de atividade, pesquisa na internet e outras fontes, vídeo explicativo.

Recursos: Internet; grupo de WhatsApp; blog da escola, aula do CMSP, canal no Youtube.

 

Olá alunos!!!

O roteiro de atividade dessa semana é uma adaptação da atividade do caderno do aluno da página 14 até 16. Vocês já devem ter assistido algumas aulas no centro de mídias sobre essa temática, vamos rever alguns conceitos e aprender outros. A atenção e a dedicação de vocês são muito importantes para a aprendizagem. Qualquer dúvida podem me chamar através dos grupos de WhatsApp.

Bons estudos!!!

 

Agora vamos lá! 

Assistam à videoaula que produzi para ajudar vocês no conteúdo! Espero que gostem!  



DESAFIO

Para cada cruzamento abaixo, montar o quadro de Punnett

1- Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

a)      100% vv, verdes;

b)      100% VV, amarelas;

c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;

d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;

e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

2- Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

a)      Apenas indivíduos Aa;

b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;

c)       Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;

d)      Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

3- Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.

a)      Aa, aa, aa.

b)      AA, aa, aa.

c)       aa, AA, aa.

d)      aa, Aa, AA.

e)      Aa, AA, Aa.


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