TEMA: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano
Habilidade: Analisar, com base em documentos
históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades
americanas no período colonial, comparando informações, argumentos e pontos de
vista explicitados nos diferentes tipos de fonte.
Habilidade (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar,
sintetizar informações. Encontrar informações explícitas e implícitas em um
texto.
Habilidade (Apoio
Matemática): Resolver
problemas que envolvam o uso de porcentagem e regras de três.
Estratégia: Interpretação de texto, pesquisa
na internet, análise de imagem, leitura de tabela.
Queridos alunos, vamos para mais um roteiro de história?
Nesta semana estaremos dando continuidade ao estudo sobre o Brasil
colonial e o assunto de hoje é:
O Engenho e a sociedade açucareira
Espero que
vocês tenham percebido que a imagem reproduz um
engenho de açúcar, estrutura montada que marcou a economia colonial,
principalmente nos séculos XVI e XVII.
A)
Por que os portugueses demoraram cerca de
30 anos para colonizar as terras do Brasil?
B)
A produção de açúcar marcou o início da
colonização portuguesa no Brasil. Por que os portugueses optaram pela produção
açucareira?
C)
O que era um Engenho?
D)
Descreva passo a passo da produção
açucareira no Brasil Colônia
E)
Quem trabalhava nos engenhos?
F)
Cite algumas formas de resistências dos
negros escravizados às violências da escravidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário