segunda-feira, 24 de agosto de 2020

História (17 a 21/08) - 7º B e C - Prof (a) Fernanda Hernandes

             TEMA:  A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano

Habilidade: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial, comparando informações, argumentos e pontos de vista explicitados nos diferentes tipos de fonte.

Habilidade (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar, sintetizar informações. Encontrar informações explícitas e implícitas em um texto.

Habilidade (Apoio Matemática): Resolver problemas que envolvam o uso de porcentagem e regras de três.

Estratégia: Interpretação de texto, pesquisa na internet, análise de imagem, leitura de tabela.


Queridos alunos, vamos para mais um roteiro de história?

Nesta semana estaremos dando continuidade ao estudo sobre o Brasil colonial e o assunto de hoje é:

 

 O Engenho e a sociedade açucareira



Espero que vocês tenham percebido que a imagem reproduz um engenho de açúcar, estrutura montada que marcou a economia colonial, principalmente nos séculos XVI e XVII.



Assista ao vídeo que mostra a produção açucareira no Brasil colonial  para responder as questões abaixo:  


A)    Por que os portugueses demoraram cerca de 30 anos para colonizar as terras do Brasil?

B)    A produção de açúcar marcou o início da colonização portuguesa no Brasil. Por que os portugueses optaram pela produção açucareira?

C)    O que era um Engenho?

D)    Descreva passo a passo da produção açucareira no Brasil Colônia 

E)     Quem trabalhava nos engenhos?

F)     Cite algumas formas de resistências dos negros escravizados às violências da escravidão.






Sem comentários:

Enviar um comentário