sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ciências (12 a 14/08) - 6º A, B e C - Profª Vera Lúcia Guastalle Alves

 Conteúdo/Tema: Vida e Evolução

Objetivo (s): Conhecer os elementos que compõem o Sistema Nervoso. Diferenciar Sistema Nervosos Central (SNC) de Sistema Nervoso Periférico (SNP) e Sistema Nervosos Autônomo. Identificar a Interação do Sistema Nervoso com os outros Sistemas.

Habilidade (s): (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem

Estratégia: Aulas no CMSP, Leitura de texto e imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 3, de atividades e pesquisa.

Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro da Situação de Aprendizagem 2, caderno, caneta, lápis e borracha.

 

Fazer uma pesquisa e indicar as principais reações relacionadas a cada um dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e acetilcolina; e registrar em seu caderno. Organizar em uma tabela, conforme exemplo demonstrado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto e encaminhar até o dia 27/08 no email veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.

 

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3: SISTEMA NERVOSO, INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR (OU ESQUELÉTICO) E NERVOSO.

Aulas no Centro de Mídias, Das células ao Sistema – Parte 2, no dia 06/07, Recapitulando 03 no dia 24/07 e Os cincos sentidos nos dias 27/07 e 03/08.

Os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre os elementos que compõem o Sistema Nervoso, sendo o Sistema Nervoso Central e Periférico. Explicou que o Sistema Nervosos Central é o que está no centro do corpo, que a parte mais importante é o cérebro, que está dentro de uma caixa craniana, que controla e comanda tudo; e a medula espinhal.  O sistema nervoso é basicamente elétrico e passa impulsos nervosos, que vão passar célula por célula e chegar a toda parte do corpo. Para isso precisa de uma “estrada”, a coluna ou medula espinhal. Os impulsos nervosos vão chegar até a ponta dos dedos, das mãos ou dos pés, que estão na parte periférica do corpo, ou seja, longe da parte central. Assim forma o Sistema Nervoso Periférico, que está longe do sistema Nervosos Central.

O Sistema Nervoso Periférico é a extremidades do corpo, o professor citou como exemplo as células da ponta do dedo para sentir a parede, através do tato, que é um dos órgãos do sentido. A célula do dedo passa a informação para a célula nervosa que passa o impulso nervoso do Sistema Nervoso Periférico para o Sistema Nervosos Central (cérebro). O Sistema Nervoso Periférico é constituído por nevos que se originam no encéfalo e na medula espinal e por gânglios nervosos. E para realizar o movimento é necessário o sistema locomotor. Assim percebemos a importância dos músculos para a locomoção e para isso é necessário a informação do cérebro para realizar os movimentos.

Existe uma interação entre o Sistema Nervosos e os demais Sistemas.

O Sistema Nervosos comanda tudo e trabalha com todos os outros Sistemas.

Esse assunto é tratado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, da página 16 a página 20.  Mas agora nós vamos desenvolver até a página 18. Espero que você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.

Vamos começar??

 

ATIVIDADE 1 - SISTEMA NERVOSO: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO GERAL -  Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 16.

 

Com a explicação do professor e com suas anotações, você conseguiu responder as questões? Se não, tente agora, depois do breve resumo que acabei de fazer. Se necessário, refaça a leitura.

 

Podemos corrigir?? Vamos lá...

 

1.      Os elementos que compõem o Sistema Nervos são: Sistema Nervosos Central e Sistema Nervoso Periférico.

 

2.      As funções desempenhadas pelo Sistema Nervosos central são: principal centro de controle e comando de ações do organismo.

 

3.      A função desempenhada pelo Sistema Nervoso Periférico é conectar o encéfalo e a medula espinhal Sistema Nervosos Central) ao resto do corpo.

 

O professor Edjoel Carvalho, também explicou que os neurônios são as células do Sistema Nervoso, que não chegam encostar um no outro e a comunicação entre eles é através dos neurotransmissores.

 

Observe a representação esquemática do processo de comunicação entre os neurônios e faça a leitura do pequeno texto que explica o que é um neurotransmissor na página 16, Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2.

 

Faça uma pesquisa e indique as principais reações relacionadas a cada um dos neurotransmissores citados (serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e acetilcolina) e registre-as em seu caderno. Organize-as em uma tabela, conforme exemplo demonstrado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto e encaminhar até o dia 27/08 no email veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.

 

ATIVIDADE 2 - SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES

MOTORAS – Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2 - página 17

           

O professor propôs a brincadeira denominada “morto-vivo” que está no caderno do aluno de Ciências, vol. 2, Parte 2, página 17, e pediu para responder as questões sobre a brincadeira.

Quando brincamos de vivo morto, gastamos energia, que vem dos alimentos e são transportados pelo sangue (sistema digestório e cardiovascular); respiramos, o oxigênio e o gás carbônico também são transportados pelo sangue (sistema respiratório e cardiovascular) e prestamos atenção (sistema sensorial ou órgão dos sentidos) na comanda para realizarmos os movimentos (sistema muscular e esquelético ou sistema musculoesquelético).  Percebemos que o Sistema Nervoso comandou todas as ações.

Tudo começa com um estímulo, a audição, mas quando a pessoa não tem como utilizar a audição, por algum problema, pode utilizar a visão, que é outro órgão do sentido. O estímulo é enviado para o sistema nervosos periférico, que entra em contato com o sistema nervosos central que chega ao cérebro. O cérebro interpreta o estímulo e envia a resposta para agachar ou levantar, dependendo da comanda.

Percebemos que todos os sistemas trabalham juntos e que estão integrados e que tudo começou com uma célula, que forma um tecido, que forma um órgão, que forma os sistemas que vão trabalhar em conjunto para formar nosso organismo por completo.

 





Resumindo: células      ►   tecidos     ►   órgãos     ►  sistemas     ►  organismo.               


Fazer no caderno do aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2 – página 17.

O Professor Edjoel pediu para vocês responderem as questões 1 e 2, do caderno do aluno, volume 2, Parte 2 e já explicou as possíveis respostas.Vamos fazer a correção?

Respostas das questões:

1-      As Figuras 1, 2, 3 e 4, são os seguintes grupos de seres vivos: Figura 1 – animal, Figura   2 -  fungo, Figura 3- protozoário e Figura 4 – bactéria. As semelhanças são: seres vivos formados por células; o animal e o fungo são seres pluricelulares; o protozoário e a bactéria são seres unicelulares. As diferenças são que os seres unicelulares são menos complexos, pois suas organelas desenvolvem as funções necessárias para o seu desenvolvimento, já os seres pluricelulares possuem organismo mais complexo formados por sistemas que interagem entre si.

 

2-      O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano, pois transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, chegando até as células. O sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos transformando-os em moléculas menores que serão transportadas pelo sistema cardiovascular e absorvidas pelo organismo. Assim temos a interação entre os sistemas.

 

ATIVIDADE 3 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS


Fazer no caderno do aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2 – páginas 17 e 18.

 

 Respostas das questões:

1.      Através do sistema nervoso, os neurônios conduzem os impulsos nervosos, estimulando os músculos à fazerem os movimentos (ações motoras).

 

2.      As articulações ou juntas são os pontos em que os ossos se encontram. Existem mais de cem articulações no corpo.


3.      A função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva. As funções das articulações são manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.

 

4.      A orelha que vai captar o som do comando e informações do meio ambiente, esses estímulos são transmitidos de forma de impulsos elétricos ao sistema nervosos central, que os interpreta, produz sensações e, muitas vezes, respostas.  E os olhos para quem não tinha como agachar e levantar, como o professor.

  

ATIVIDADE 4 - ARTICULAÇÃO ENTRE SISTEMAS NOS ANIMAIS

VERTEBRADOS

Fazer no caderno do aluno de Ciências, Volume2, Parte 2 – página 18.

 

Respostas das questões:

1.      Sistema Nervosos, Muscular e esquelético. Sim.

 

2.      Sim. Os órgãos dos sentidos captam os estímulos e informações do meio ambiente, esses estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos ao sistema nervosos central (cérebro), que os interpreta, produz sensações e, muitas vezes, respostas (Sistema muscoesquelético ou muscular e esquelético).

 

ATIVIDADE 5- SISTEMA SENSORIAL - Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2 -  página 19.

 

Nas aulas do dia 27/07 e 03/08, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre os cincos sentidos.

Mas o que é o um estímulo ambiental?

É toda a informação que é captada ou que afeta os seres vivos presentes naquele ambiente que é perceptível por um indivíduo, através de um dos órgãos receptores dos organismos, isto é, dos sentidos.

Os órgãos dos sentidos são responsáveis em captar as percepções e levá-las ao Sistema Nervoso que nos faz responder a esse estímulo.

Os sentidos nos trazem estímulos do exterior do nosso corpo que servem para percebermos o mundo a nossa volta.

 

TEXTO DE APOIO

 

Olfato e paladar juntos informam as características dos alimentos ao cérebro, sendo que um completa o outro.

 

Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. Às vezes, o que consideramos sabor em um alimento é, na verdade, seu o odor, percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor. O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. Conseguimos perceber o cheiro antes do sabor porque o nosso olfato é mais sensível que o nosso paladar, e as sensações olfativas são mandadas ao cérebro com maior rapidez, se comparadas às sensações gustativas. Por esse motivo, quando estamos resfriados ou gripados e não conseguimos sentir o cheiro das coisas, também não conseguimos sentir o sabor.   

Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atividade-pratica-para-trabalhar-olfato-paladar.htm.  Acesso em 14 abr. 2020.

 

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

 

 

ATIVIDADE 6 – TESTANDO OS SENTIDOS

 

Na aula do dia 27/ 07, o professor Edjoel pediu para vocês fazerem um teste com uma garrafa de água gelada, segurar com uma mão e a outra colocar no bolso. Você fez?? Percebeu a diferença de temperatura??

 

Concluímos que a temperatura vai depender da sua percepção, ou seja, se estava em contato com uma superfície gelada, a outra estará quente, se estava em contato com uma superfície quente, a outra estará fria. Então só podemos medir a temperatura através de um termômetro porque através da percepção, a temperatura da superfície pode influenciar.

 

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

 

Para complementar o assunto, você deverá assistir o vídeo: Que são os cinco sentidos? disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zSrXPZ2FY8s (acesso em 07 maio 2020).

 

Responder a questão 4 que está no caderno do aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 19 e a ATIVIDADE 7 - SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS na página 20.


Observações: O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

O Sistema Nervoso Periférico Somático também é chamado de Voluntário e o Sistema Nervoso Periférico Autônomo é chamado de Involuntário.

Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.

Para rever as aulas, seguem os links:

https://www.youtube.com/watch?v=RVqERH0DPXU&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=9&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=54TYo5ydRjY&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=10

https://www.youtube.com/watch?v=Wg1sUo-99GA&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=11

https://www.youtube.com/watch?v=mrzcuXfPNmQ

 

Bons estudos!

Professora Vera Lúcia.


Sem comentários:

Enviar um comentário