Conteúdo/Tema: Vida e Evolução
Objetivo (s): Conhecer os elementos que compõem
o Sistema Nervoso. Diferenciar Sistema Nervosos Central (SNC) de Sistema
Nervoso Periférico (SNP) e Sistema Nervosos Autônomo. Identificar a Interação do
Sistema Nervoso com os outros Sistemas.
Habilidade (s): (EF06CI07) Justificar o papel do
sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com
base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem
Estratégia: Aulas no CMSP, Leitura de texto e
imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 3, de atividades e pesquisa.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de
WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro da Situação de Aprendizagem 2, caderno,
caneta, lápis e borracha.
Fazer
uma pesquisa e indicar as principais reações relacionadas a cada um dos neurotransmissores
serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e acetilcolina; e registrar em
seu caderno. Organizar em
uma tabela, conforme exemplo demonstrado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto
e encaminhar até o dia 27/08 no email veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.
Copiar ou se preferir,
imprimir e colar no caderno de Ciências.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3: SISTEMA NERVOSO, INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR (OU
ESQUELÉTICO) E NERVOSO.
Aulas no Centro de Mídias, Das
células ao Sistema – Parte 2, no dia 06/07, Recapitulando 03 no dia 24/07 e Os cincos
sentidos nos dias 27/07 e 03/08.
Os
professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre os elementos
que compõem o Sistema Nervoso, sendo
o Sistema Nervoso Central e Periférico.
Explicou que o Sistema Nervosos Central
é o que está no centro do corpo, que a parte mais importante é o cérebro, que
está dentro de uma caixa craniana, que controla e comanda tudo; e a medula
espinhal. O sistema nervoso é
basicamente elétrico e passa impulsos nervosos, que vão passar célula por
célula e chegar a toda parte do corpo. Para isso precisa de uma “estrada”, a
coluna ou medula espinhal. Os impulsos nervosos vão chegar até a ponta dos
dedos, das mãos ou dos pés, que estão na parte periférica do corpo, ou seja,
longe da parte central. Assim forma o Sistema Nervoso Periférico, que está
longe do sistema Nervosos Central.
O Sistema Nervoso Periférico
é a extremidades do corpo, o professor citou como exemplo as células da ponta
do dedo para sentir a parede, através do tato, que é um dos órgãos do sentido.
A célula do dedo passa a informação para a célula nervosa que passa o impulso
nervoso do Sistema Nervoso Periférico para o Sistema Nervosos Central
(cérebro). O Sistema Nervoso Periférico é constituído por nevos que se originam
no encéfalo e na medula espinal e por gânglios nervosos. E para realizar o
movimento é necessário o sistema locomotor. Assim percebemos a importância dos
músculos para a locomoção e para isso é necessário a informação do cérebro para
realizar os movimentos.
Existe uma interação
entre o Sistema Nervosos e os demais Sistemas.
O Sistema Nervosos
comanda tudo e trabalha com todos os outros Sistemas.
Esse assunto é tratado no
Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, da página 16 a página 20. Mas agora nós vamos desenvolver até a página 18. Espero que
você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.
Vamos começar??
ATIVIDADE 1 - SISTEMA NERVOSO:
COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO GERAL - Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2,
Parte 2, página 16.
Com a explicação do professor e com suas anotações,
você conseguiu responder as questões? Se não, tente agora, depois do breve
resumo que acabei de fazer. Se necessário, refaça a leitura.
Podemos
corrigir?? Vamos lá...
1. Os elementos que compõem o Sistema Nervos são: Sistema Nervosos Central e
Sistema Nervoso Periférico.
2. As funções desempenhadas pelo Sistema Nervosos central são: principal
centro de controle e comando de ações do organismo.
3. A função desempenhada pelo Sistema Nervoso Periférico é conectar o
encéfalo e a medula espinhal Sistema Nervosos Central) ao resto do corpo.
O professor Edjoel Carvalho, também explicou que os neurônios são as
células do Sistema Nervoso, que não chegam encostar um no outro e a comunicação
entre eles é através dos neurotransmissores.
Observe a representação esquemática do processo de comunicação entre os
neurônios e faça a leitura do pequeno texto que explica o que é um
neurotransmissor na página 16, Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2.
Faça uma
pesquisa e indique as principais reações relacionadas a cada um dos
neurotransmissores citados (serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina e
acetilcolina) e registre-as em seu caderno. Organize-as em uma tabela, conforme exemplo demonstrado no
Caderno do Aluno de Ciências,
Volume 2, Parte 2, página 16. Tirar foto e encaminhar até o dia 27/08 no email veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp da professora.
ATIVIDADE 2 - SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES
MOTORAS – Caderno do Aluno de
Ciências, Volume 2, Parte 2 - página 17
O professor propôs a brincadeira
denominada “morto-vivo” que
está no caderno do aluno de
Ciências, vol. 2, Parte 2, página
17, e pediu para responder as questões sobre a brincadeira.
Quando brincamos de vivo morto, gastamos energia, que vem dos alimentos
e são transportados pelo sangue (sistema digestório e cardiovascular);
respiramos, o oxigênio e o gás carbônico também são transportados pelo sangue (sistema
respiratório e cardiovascular) e prestamos atenção (sistema sensorial ou órgão
dos sentidos) na comanda para realizarmos os movimentos (sistema muscular e
esquelético ou sistema musculoesquelético).
Percebemos que o Sistema Nervoso comandou todas as ações.
Tudo começa com um estímulo, a audição, mas quando a pessoa não tem como
utilizar a audição, por algum problema, pode utilizar a visão, que é outro
órgão do sentido. O estímulo é enviado para o sistema nervosos periférico, que
entra em contato com o sistema nervosos central que chega ao cérebro. O cérebro
interpreta o estímulo e envia a resposta para agachar ou levantar, dependendo
da comanda.
Percebemos que todos os sistemas trabalham juntos e que estão integrados
e que tudo começou com uma célula,
que forma um tecido, que forma um órgão, que forma os sistemas que vão trabalhar em conjunto
para formar nosso organismo por
completo.
Resumindo:
células ► tecidos ► órgãos ► sistemas ► organismo.
Fazer no caderno do aluno de Ciências,
Volume 2, Parte 2 – página 17.
O Professor Edjoel pediu para vocês responderem as
questões 1 e 2, do caderno do aluno, volume 2, Parte 2 e já explicou as
possíveis respostas.Vamos fazer a correção?
Respostas das
questões:
1-
As Figuras 1, 2, 3 e
4, são os seguintes grupos de seres vivos: Figura 1 – animal, Figura 2 -
fungo, Figura 3- protozoário e Figura 4 – bactéria. As semelhanças são:
seres vivos formados por células; o animal e o fungo são seres pluricelulares;
o protozoário e a bactéria são seres unicelulares. As diferenças são que os
seres unicelulares são menos complexos, pois suas organelas desenvolvem as
funções necessárias para o seu desenvolvimento, já os seres pluricelulares
possuem organismo mais complexo formados por sistemas que interagem entre si.
2-
O sistema
cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação
sanguínea no corpo humano, pois transporta oxigênio e nutrientes para todas as
partes do corpo, chegando até as células. O sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar
e da eliminação do gás carbônico retirado das células. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos
transformando-os em moléculas menores que serão transportadas pelo sistema cardiovascular e absorvidas
pelo organismo. Assim temos a interação entre os sistemas.
ATIVIDADE 3 -
VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS
Fazer no caderno do aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2
– páginas 17 e 18.
Respostas das questões:
1. Através do sistema nervoso, os neurônios conduzem os impulsos nervosos,
estimulando os músculos à fazerem os movimentos (ações motoras).
2. As articulações ou juntas são os pontos em que os ossos se encontram.
Existem mais de cem articulações no corpo.
3. A função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais,
além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva.
As funções das articulações são manter os ossos juntos e permitir a
movimentação do esqueleto. Além de garantir a união do esqueleto, as
articulações evitam também o desgaste dos ossos.
4. A orelha que vai captar o som do comando e informações do meio ambiente,
esses estímulos são transmitidos de forma de impulsos elétricos ao sistema
nervosos central, que os interpreta, produz sensações e, muitas vezes,
respostas. E os olhos para quem não
tinha como agachar e levantar, como o professor.
ATIVIDADE 4 - ARTICULAÇÃO ENTRE
SISTEMAS NOS ANIMAIS
VERTEBRADOS
Fazer no
caderno do aluno de Ciências, Volume2, Parte 2 – página 18.
Respostas das
questões:
1. Sistema Nervosos, Muscular e esquelético. Sim.
2. Sim. Os órgãos dos sentidos captam os estímulos e
informações do meio ambiente, esses estímulos são transmitidos na forma de
impulsos elétricos ao sistema nervosos central (cérebro), que os interpreta,
produz sensações e, muitas vezes, respostas (Sistema muscoesquelético ou
muscular e esquelético).
ATIVIDADE 5- SISTEMA SENSORIAL - Caderno do Aluno de
Ciências, Volume 2, Parte 2 - página 19.
Nas aulas do dia 27/07 e 03/08, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram
sobre os cincos sentidos.
Mas o que é o um estímulo
ambiental?
É toda a informação que é captada ou que
afeta os seres vivos presentes naquele ambiente que é perceptível por um
indivíduo, através de um dos órgãos receptores dos organismos, isto é, dos
sentidos.
Os órgãos dos sentidos são responsáveis em
captar as percepções e levá-las ao Sistema Nervoso que nos faz responder a esse
estímulo.
Os sentidos nos trazem estímulos do
exterior do nosso corpo que servem para percebermos o mundo a nossa volta.
TEXTO DE APOIO
Olfato e paladar juntos informam as
características dos alimentos ao cérebro, sendo que um completa o outro.
Olfato e paladar são órgãos dos
sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao
nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o
sabor que aquilo tem. Às vezes, o que consideramos sabor em um alimento é, na
verdade, seu o odor, percebido pelas células especializadas em identificar
partículas de odor. O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de
odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. Conseguimos perceber o cheiro
antes do sabor porque o nosso olfato é mais sensível que o nosso paladar, e as
sensações olfativas são mandadas ao cérebro com maior rapidez, se comparadas às
sensações gustativas. Por esse motivo, quando estamos resfriados ou gripados e
não conseguimos sentir o cheiro das coisas, também não conseguimos sentir o
sabor.
Fonte:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atividade-pratica-para-trabalhar-olfato-paladar.htm. Acesso em 14 abr. 2020.
Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de
Ciências.
ATIVIDADE 6 –
TESTANDO OS SENTIDOS
Na aula do dia 27/ 07, o professor Edjoel
pediu para vocês fazerem um teste com uma garrafa de água gelada, segurar com
uma mão e a outra colocar no bolso. Você fez?? Percebeu a diferença de
temperatura??
Concluímos
que a temperatura vai depender da sua percepção, ou seja, se estava em contato com
uma superfície gelada, a outra estará quente, se estava em contato com uma
superfície quente, a outra estará fria. Então só podemos medir a temperatura
através de um termômetro porque através da percepção, a temperatura da superfície
pode influenciar.
Copiar ou se preferir,
imprimir e colar no caderno de Ciências.
Para
complementar o assunto, você deverá assistir o vídeo: Que são os cinco
sentidos? disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zSrXPZ2FY8s (acesso em 07 maio 2020).
Responder a
questão 4
que está no caderno do aluno de
Ciências, Volume 2, Parte 2, página
19 e a ATIVIDADE 7 -
SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS na página 20.
Observações: O encéfalo é formado pelo cérebro,
cerebelo e tronco encefálico.
O Sistema Nervoso Periférico Somático também é chamado de Voluntário e o Sistema Nervoso Periférico Autônomo é chamado de Involuntário.
Copiar ou se preferir, imprimir e colar no caderno de Ciências.
Para rever as aulas, seguem os
links:
https://www.youtube.com/watch?v=RVqERH0DPXU&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=9&t=0s
https://www.youtube.com/watch?v=54TYo5ydRjY&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=10
https://www.youtube.com/watch?v=Wg1sUo-99GA&list=PLRcOg5ikH2Ky14p_EEi89DXJeTrVBDKUn&index=11
https://www.youtube.com/watch?v=mrzcuXfPNmQ
Bons estudos!
Professora Vera Lúcia.
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