segunda-feira, 24 de agosto de 2020

História (17 a 21/08) - 7º A e D - Prof (a) Fátima Lins

 

TEMA:  A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano

 

Habilidade: Compreender os mecanismos que proporcionaram o desenvolvimento das atividades econômicas na colônia.

Objetivo: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e de transformações das estruturas econômicas e sociais.

Estratégia: Interpretação de texto, pesquisa na internet, análise de imagem, leitura de tabela.

 

O Engenho e a sociedade açucareira

1.    Responda:

 

A) O que chamou mais sua atenção na imagem?

 

B) Você consegue identificar que tipo de construção é essa, quem está nela e o que fazem?

Agora leia o fragmento abaixo:


1.    Responda:

A)   Boris Fausto, no texto, informa como os engenhos eram organizados. Identifique na imagem os itens a seguir:

(      )  a plantação de cana

(      ) animais de tração

(      ) moenda

(      ) casa grande

(      ) violência contra os negros escravizados

 

B)   Qual era o tipo de trabalho a que a população africana estava submetida?

 

Assista ao vídeo que mostra a produção açucareira no Brasil colonial  para responder as questões abaixo:  


A)   Por que os portugueses demoraram cerca de 30 anos para colonizar as terras do Brasil?

B)   A produção de açúcar marcou o início da colonização portuguesa no Brasil. Por que os portugueses optaram pela produção açucareira?

C)   O que era um Engenho?

D)   Descreva passo a passo da produção açucareira no Brasil Colônia 

E)   Quem trabalhava nos engenhos?

F)   Cite algumas formas de resistências dos negros escravizados às violências da escravidão.

 

1.    Observe a tabela e responda as questões ao lado:



Sem comentários:

Enviar um comentário