TEMA: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano
Habilidade: Compreender os mecanismos que proporcionaram
o desenvolvimento das atividades econômicas na colônia.
Objetivo: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e de
transformações das estruturas econômicas e sociais.
Estratégia:
Interpretação de texto, pesquisa na internet, análise de imagem, leitura de
tabela.
O Engenho e a
sociedade açucareira
1. Responda:
A) O que chamou mais sua atenção na imagem?
B) Você consegue identificar que tipo de construção é essa,
quem está nela e o que fazem?
Agora leia o fragmento
abaixo:
1. Responda:
A)
Boris Fausto, no
texto, informa como os engenhos eram organizados. Identifique na imagem os
itens a seguir:
( ) a plantação
de cana
( ) animais de tração
( ) moenda
( ) casa
grande
( )
violência contra os negros escravizados
B)
Qual era o tipo
de trabalho a que a população africana estava submetida?
Assista ao vídeo que mostra a produção açucareira no Brasil colonial para responder as questões abaixo:
A)
Por que os portugueses demoraram cerca de 30 anos
para colonizar as terras do Brasil?
B)
A produção de açúcar marcou o início da
colonização portuguesa no Brasil. Por que os portugueses optaram pela produção
açucareira?
C)
O que era um Engenho?
D)
Descreva passo a passo da produção açucareira
no Brasil Colônia
E)
Quem trabalhava nos engenhos?
F)
Cite algumas formas de resistências dos negros
escravizados às violências da escravidão.
1. Observe a tabela e responda as questões ao
lado:
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