sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ciências (12 a 14/08) - 7º A, B e D (Profª Bernadete, Roseli Chiozzini e Roseli Ferraz)

 CONTEÚDO/TEMA: VIDA E EVOLUÇÃO

Objetivo (s):  Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais

Habilidade (s): (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI18*) Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.

(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.

Estratégia: Aulas do CMSP, atividades e Apostila SP FAZ ESCOLA (Caderno do aluno volume 2).


Se você perdeu a aula no CMSP, assista o vídeo a seguir:


Aulas do CMSP - 13 de julho.

Ciências - Ecossistemas brasileiros

 

Aulas do CMSP - 20 de julho.

Ecossistemas brasileiros: Amazônia


Aulas do CMSP - 24 de julho

 Ecossistemas brasileiros: Cerrado

 

Aulas do CMSP - 27 de julho.

Ecossistemas e biomas brasileiros: Pantanal e pampa


ATIVIDADES

1)      O que é ecossistema?

R:____________________________________________________________________________


2)      O que é comunidade?

R:____________________________________________________________________________


3)      O que é população?

R:____________________________________________________________________________


4)      Você acha que as plantas e animais são importantes para o meio ambiente? Comente.

R:____________________________________________________________________________


5)  Será que as espécies de animais e plantas, que estavam aqui na época dos nossos avós e bisavós, são as mesmas que vivem hoje?

R:____________________________________________________________________________


6)      Quais animais e plantas existem na região da sua residência? Faça uma lista.

R:____________________________________________________________________________


7)      Realize uma pesquisa sobre as características dos principais Ecossistemas Brasileiros, conforme os itens indicados (na página 13) no Caderno do aluno volume 2.


Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

 

  

 

8)      Pesquise em livros didáticos, internet ou outras fontes, informações sobre Unidades de Conservação para responder às questões e preencher os quadros (da página 14 e 15), no Caderno do aluno volume 2.


9)      Realizem a leitura do texto Impacto Ambiental (da página 16) do Caderno do aluno volume 2 e respondam os questionamentos que se seguem.


Sem comentários:

Enviar um comentário