CONTEÚDO/TEMA: VIDA E EVOLUÇÃO
Objetivo (s): Diversidade de ecossistemas. Fenômenos
naturais e impactos ambientais
Habilidade (s):
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à
paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz
solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e
fauna específicas.
(EF07CI18*)
Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e
argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à
conservação e ao uso sustentável.
(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela
ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos,
biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar
suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração, entre outras.
Estratégia:
Aulas do CMSP, atividades e Apostila SP FAZ
ESCOLA (Caderno do aluno volume 2).
Se
você perdeu a aula no CMSP, assista o vídeo a seguir:
Aulas do CMSP - 13 de julho.
Ciências - Ecossistemas brasileiros
Aulas do CMSP - 20 de julho.
Ecossistemas
brasileiros: Amazônia
Aulas do CMSP - 24 de julho
Ecossistemas
brasileiros: Cerrado
Aulas do CMSP - 27 de julho.
Ecossistemas e biomas brasileiros: Pantanal e pampa
ATIVIDADES
1)
O que é ecossistema?
R:____________________________________________________________________________
2)
O que é comunidade?
R:____________________________________________________________________________
3)
O que é população?
R:____________________________________________________________________________
4)
Você acha que as plantas e
animais são importantes para o meio ambiente? Comente.
R:____________________________________________________________________________
5) Será que as espécies de animais e plantas, que estavam aqui na época dos nossos avós e bisavós, são as mesmas que vivem hoje?
R:____________________________________________________________________________
6)
Quais animais e plantas
existem na região da sua residência? Faça uma lista.
R:____________________________________________________________________________
7)
Realize uma pesquisa sobre
as características dos principais Ecossistemas Brasileiros, conforme os itens indicados
(na página 13) no Caderno do aluno volume 2.
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. |
8)
Pesquise em livros didáticos, internet ou
outras fontes, informações sobre Unidades de Conservação para responder às
questões e preencher os quadros (da página 14 e 15), no Caderno do aluno volume
2.
9)
Realizem a leitura do texto Impacto Ambiental
(da página 16) do Caderno do aluno volume 2 e respondam os questionamentos que
se seguem.
Sem comentários:
Enviar um comentário