domingo, 16 de agosto de 2020

Arte (12 a 14/08) - 9º A, B, C, D e E - Prof. (a) Ana Cláudia

 

ATIVIDADE 1 / 3º BIMESTRE

Conteúdo/tema: Teatro Contemporâneo

Objetivo: Ampliar o conhecimento e repertório pessoal sobre a linguagem do teatro.

Habilidades: (EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do Teatro Contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Estratégias: Leitura, apreciação e registro.

 

OLÁ ALUNOS!! VAMOS INICIAR NOSSOS ESTUDOS DO 3ºBIMESTRE!!

A LINGUAGEM ARTÍSTICA EM FOCO NESSE BIMESTRE SERÁ TEATRO, E NESSE MOMENTO EM ESPECÍFICO, O TEATRO CONTEMPORÂNEO.


Formas de espetáculos teatrais

 

Teatro de bonecos:  encenado com bonecos, geralmente feito em madeira e presos por fios ou varetas e manipulados.

Teatro de sombras: Com um foco de luz projetado nas mãos ou em imagens recortadas, acontece a sombra, que pode ser projetada na parede, em papel transparente ou tecido.

 Teatro de Mímica: a intencionalidade da peça é vista através de gestos e expressões do ator (mímico), sem o uso da voz, transmitindo os sentimentos e pensamentos diversos.

Teatro de máscaras: surgiu na antiguidade grega, em que as máscaras eram utilizadas para representar deuses e heróis. Nos dias atuais ainda é muito utilizada.

 

TIPOS DE ESPETÁCULOS TEATRAIS

Teatro convencional: Os sentimentos e vivencias dos dias atuais são contadas muitas vezes de forma irreverente no teatro convencional.

 Teatro Musical: Em vez de falas e textos, é a música que conta a encenação. Hoje em dia, para contar estas histórias musicadas, temos a ópera, o drama cantado, os musicais de contos de fadas, entre outros.

Circo: Espetáculo alegre e colorido com artistas variados, como palhaços, equilibristas, mágicos com muitas surpresas e acrobacias.

 

 

APRECIAÇÃO 1: Antes de vermos sobre o TEATRO CONTEMPORÂNEO assista esse vídeo que traz uma peça de TEATRO CONVENCIONAL para podermos perceber as diferenças.



Apreciação 2: Agora assista o vídeo de uma peça de TEATRO CONTEMPORÂNEA e observe as características.



Nessa peça do grupo TEATRO DA VERTIGEM,podemos perceber bem o uso de um espaço não- convencional e a eliminação da 4º parede que em teatro é quando os atores saem do espaço do palco e interagem com a plateia.

 

sondagem – ATIVIDADE : Depois de ler os textos de apoio, e assistir os vídeos , responda as questões:

 

1- A palavra Teatro vem do grego THEATRON que significa panorama, ou seja :

(a)  plateia

(b)  lugar do público

(c)   lugar de divertimento

(d)  lugar onde se vê

 

2--A manifestação artística cuja técnica consiste na utilização de uma tela, como um lençol estendido, por exemplo, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela, é chamada de:  

 

(a) teatro de sombras

(b) circo

(c) fantoche

(d) teatro de rua

 

3- De acordo com o que você leu no texto de apoio, QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TEATRO CONTEMPORÂNEO?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- Escreva o que você entendeu sobre O QUE É A 4º PAREDE no teatro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 – No vídeo da apreciação 2, vimos uma peça de teatro contemporâneo que acontece em um espaço (lugar) não- convencional. Observando o vídeo , EM QUAL LOCAL OCORRE A APRESENTAÇÃO DA PEÇA?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ORIENTAÇÕES:

- Leia os textos

- Observe as imagens

- Assista o vídeo

- Copie e responda as questões em seu caderno de arte

- Envie a atividade para o email  anabasilva12@gmail.com

-  Esse conteúdo será cobrado no simulado e avaliação bimestral.


Sem comentários:

Enviar um comentário