ATIVIDADE 1 / 3º BIMESTRE
Conteúdo/tema: Teatro Contemporâneo
Objetivo: Ampliar o conhecimento e repertório
pessoal sobre a linguagem do teatro.
Habilidades: (EF09AR24) Reconhecer e apreciar
artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do Teatro Contemporâneo
paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e
colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da
atuação profissional em teatro.
Estratégias: Leitura, apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS!!
VAMOS INICIAR NOSSOS ESTUDOS DO 3ºBIMESTRE!!
A LINGUAGEM
ARTÍSTICA EM FOCO NESSE BIMESTRE SERÁ TEATRO, E NESSE MOMENTO EM ESPECÍFICO, O TEATRO CONTEMPORÂNEO.
Formas de espetáculos
teatrais
Teatro
de bonecos:
encenado com bonecos, geralmente feito em madeira e presos por
fios ou varetas e manipulados. Teatro
de sombras: Com um foco de luz projetado nas
mãos ou em imagens recortadas, acontece a sombra, que pode ser projetada na
parede, em papel transparente ou tecido. Teatro de Mímica: a
intencionalidade da peça é vista através de gestos e expressões do ator
(mímico), sem o uso da voz, transmitindo os sentimentos e pensamentos
diversos. Teatro
de máscaras: surgiu na antiguidade grega, em que as
máscaras eram utilizadas para representar deuses e heróis. Nos dias atuais ainda
é muito utilizada. |
TIPOS DE
ESPETÁCULOS TEATRAIS
Teatro
convencional: Os sentimentos e vivencias dos
dias atuais são contadas muitas vezes de forma irreverente no teatro
convencional. Teatro Musical:
Em vez de falas e textos, é a música que conta a encenação. Hoje em dia,
para contar estas histórias musicadas, temos a ópera, o drama cantado, os
musicais de contos de fadas, entre outros. Circo:
Espetáculo alegre e colorido com artistas variados, como palhaços,
equilibristas, mágicos com muitas surpresas e acrobacias. |
APRECIAÇÃO 1: Antes de vermos sobre o TEATRO CONTEMPORÂNEO assista esse vídeo que traz uma peça de TEATRO CONVENCIONAL para podermos perceber as diferenças.
Apreciação
2: Agora assista o vídeo de
uma peça de TEATRO CONTEMPORÂNEA e observe as
características.
Nessa
peça do grupo TEATRO DA VERTIGEM,podemos perceber bem o uso de um espaço não-
convencional e a eliminação da 4º parede que em teatro é quando os atores saem
do espaço do palco e interagem com a plateia.
sondagem
– ATIVIDADE
: Depois de ler os textos de apoio, e assistir
os vídeos , responda as questões:
1- A palavra
Teatro vem do grego THEATRON que significa panorama, ou seja :
(a) plateia |
(b) lugar do público |
(c)
lugar
de divertimento |
(d) lugar onde se vê |
2--A manifestação
artística cuja técnica consiste na utilização de uma tela, como um lençol
estendido, por exemplo, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela
incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela, é chamada
de:
(a) teatro de sombras |
(b) circo |
(c) fantoche |
(d) teatro de rua |
3-
De acordo com o que você leu no texto de apoio, QUAIS AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DO TEATRO CONTEMPORÂNEO?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4-
Escreva o que você entendeu sobre O QUE É A 4º PAREDE no teatro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5
– No vídeo da apreciação 2, vimos uma peça de teatro contemporâneo que acontece
em um espaço (lugar) não- convencional. Observando o vídeo , EM QUAL LOCAL
OCORRE A APRESENTAÇÃO DA PEÇA?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORIENTAÇÕES: -
Leia os textos -
Observe as imagens -
Assista o vídeo -
Copie e responda as questões em seu caderno de arte -
Envie a atividade para o email anabasilva12@gmail.com - Esse conteúdo será cobrado no simulado e avaliação bimestral. |
Sem comentários:
Enviar um comentário