CONTEÚDO/TEMA: HEREDITARIEDADE
Objetivo: Entender como as características são passadas de geração
para geração.
Habilidade (s) da disciplina: (EF09CI08) Associar os gametas à
transmissão das características hereditárias.
Estratégia: Roteiro de atividade; textos informativos; vídeo
explicativo.
Recursos: internet; blog da escola; grupos de WhatsApp; aula do centro
de mídias, canal no YouTube.
Olá alunos!!
Vamos para mais uma semana de
estudos, conto com o empenho de vocês no desenvolvimento do roteiro de
atividade . Essa semana o tema da aula é Hereditariedade, vocês já devem ter
assistido várias aulas sobre esse tema no centro de mídias. Leia com bastante
atenção as informações e respondam no caderno de ciências.
Obs.: Não é necessário
me enviar as respostas.
Assista abaixo a aula elaborada para voces! Espero que gostem!
Agora,
1- Observe fotos de seus familiares e descreva quais são os fenótipos semelhantes que a sua família apresenta. Se possível elaborem um quadro semelhante a este
utilizando fotos dos seus familiares.
LEITURA DE TEXTO:
Os genes, o DNA e os cromossomos
Já ouviu alguém falar que você tem a mesma cor
dos olhos de algum parente seu? Que tem o mesmo formato do queixo do seu pai,
por exemplo? Pois bem, essas características foram herdadas dos seus pais por meio
do DNA. Essa molécula é o ácido desoxirribonucleico e está presente em todas as
suas células que possuem núcleo. O DNA, se fosse esticado, daria uma fita bem
fininha e ao mesmo tempo bem comprida, com cerca de 2 metros de comprimento.
Mas, como cabe, então, no núcleo da célula? O segredo é que ela se encontra
compactada. Então, quando está dessa maneira condensada, recebe o nome de
cromossomo.
Nossa espécie
tem o DNA organizado em 23 pares de cromossomos, o que significa dizer que
recebemos metade desses cromossomos da nossa mãe e a outra metade vem do nosso
pai.
E, afinal, o que os genes têm a ver com isso?
Os genes são partes ativas do DNA, ou seja, são as partes que têm a “receita”
de como formar uma determinada proteína. Se imaginar que o DNA é um colar, cada
uma das contas que formam o colar é um gene.
O Projeto Genoma Humano - iniciado formalmente
em 1990 e finalizado em 2003 - que teve como meta identificar todos os genes
humanos - constatou a presença de aproximadamente 25 mil genes, que se repetem
em cada uma das células que têm núcleo presentes em seu corpo. O próximo passo
da investigação é descobrir a funcionalidade e as relações que existem entre os
genes.
DNA, genes e
cromossomos, portanto, têm uma única função: expressar as características da
nossa espécie e também as características dos nossos grupos familiares, além de
transmitirem essas características às gerações seguintes.
Para resumir: tudo o que somos, nossa altura,
a cor dos nossos olhos, o tipo de cabelo, a cor da pele, a possibilidade de
desenvolver uma determinada doença ou não, etc…, já estão “escritos” no DNA,
que possui os genes e que se organiza em cromossomos.
(Fonte de pesquisa: IEA - Genética: Escolhas que
Nossas Avós não Faziam, palestra com a Profª. Dra. Mayana Zatz, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_df8jc9Emnk. Acesso em 25 mai. 2018
Após a leitura do texto,
1- Escreva
no caderno de ciências o significado para Gene, DNA e cromossomos.
2- Escreva
a função do DNA, gene e cromossomos.
3- Há
quantos pares de cromossomos organizados em nosso DNA?
No caderno do aluno de Ciências página 11:
Ler o texto: “Cara de um, focinho de outro”
Pesquisar o significado para essas palavras:
CLONE:
ESPERMATOZÓIDES:
EMBRIÃO:
OVÁRIOS:
GÊMEOS IDÊNTICOS:
GÊMEOS FRATERNOS:
NÚCLEO:
CÉLULA-OVO:
Sugestão de vídeos para enriquecimento do conhecimento sobre
Hereditariedade.
1)
O vídeo “O Que é o
Gene? Como funciona e quais as suas funções” mostra quais são as principais
funções dos genes. Fonte: NutriDiversidade. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=E6DPIgLqdCo
2)
O vídeo
“Genes” mostra que as características hereditárias são compartilhadas entre os
pais. Fonte: Minutos Psíquico https://www.youtube.com/watch?v=W4kiJ3V2Z04
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