segunda-feira, 23 de março de 2020

Ciências 1 - 7º B (Profª Roseli)


Assistam o vídeo “O surgimento das máquinas”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6zLHyZo-m64

Observem o vídeo e respondam os questionamentos a seguir:

1.  Qual a diferença entre as máquinas apresentadas no vídeo ?

      2. Existe algum tipo de combustível utilizado para o funcionamento das máquinas?

         3. Utilizamos máquinas para executar as tarefas do dia a dia?

4. Qual a relação dos trabalhadores com o uso de máquinas para executar uma tarefa?

Experimento 1


Materiais necessarios para a realização do experimento:

 >Dois lápis Caso a espessura do lápis for menor do que o orifício do carretel, pode-se usar um tubo de caneta (por ser cilíndrica e leve).
> Carretel Carretel do tipo Linha 10 usada para empinar pipa.
> Linha Linha do tipo 10.
> Vinte moedas de mesma massa Ou vinte peças pequenas de mesma massa.
> Dois copinhos descartáveis pequenos
> Fita adesiva

Procedimento da montagem do experimento
· Encaixe os dois lápis no carretel, de forma a se encontrarem no centro.
· Corte dois pedaços de linha com aproximadamente 60 cm.
· Amarre uma das extremidades de uma das linhas no carretel; amarre uma das extremidades da outra linha.
· Nas extremidades livres de cada linha suspenda um copinho de plástico descartável.
· Faça dois laços de mesmo tamanho com dois outros pedaços da linha e prenda-os na borda de uma mesa   
    com fita adesiva, para servirem de sustentação para a "máquina".
· Enrole a linha do carretel, deixando a do lápis sem enrolar
· No copinho da linha do lápis coloque dez moedas.
· No copinho da linha do carretel vá colocando moedas de mesma massa a do copinho uma a uma, até que
    comece o movimento.

Observação : Caso o lápis tenha espessura inferior a do diâmetro do carretel, tente com outro objeto cilíndrico leve que possa se encaixar bem no furo do carretel, como uma caneta cilíndrica sem carga (o fato de estar sem carga é para diminuir a massa). As moedas devem ser idênticas para que seja fácil deduzir a massa que está sendo posta em cada copo.


Esquema Geral de Montagem


Registro de todos os materiais necessários e procedimentos utilizados.

Após a realização do experimento, responda às seguintes questões:

1) A partir do experimento realizado por vocês, qual a função da polia?


2) O que é esperado quando se aumenta o número de polias utilizadas?

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