QUESTÕES ENVOLVENDO OS DESCRITORES
DO SAEB
Leia o texto abaixo para responder
as próximas 13 (treze) questões:
UMA PROIBIÇÃO NECESSÁRIA
Um assunto que vem despertando a atenção não só da
comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de
celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após
a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica
instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.
No que se refere ao celular, a proibição do seu uso
em sala de aula é uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante
está. A sala de aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se
esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse
contexto, o celular é um aparelho que só vem dificultar a relação
ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que
estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de
aula se deve a uma questão de educação e respeito pela figura do mestre.
Deve-se ter em mente que o professor - assim como os pais e as autoridades
religiosas - merece todo o respeito no exercício do seu ofício, que é o de
transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com
um chapéu na cabeça, assistir a uma aula usando um boné também o é.
Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia
proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da
pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não
existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre
eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual
prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade (alunos e
professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular ou o boné
na sala de aula.
Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos
pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os
estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que
todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do
professor.
ATIVIDADES
1. (D12) A finalidade do texto é
a) trazer uma informação de
interesse público.
b) descrever um acontecimento
reconte em salas de aulas.
c) apresentar um ponto de vista
sobre um determinado assunto.
c) narrar fatos do cotidiano
escolar.
2. (D3) No trecho: “A discussão
acirrou-se após a restrição do uso desses objetos...”, a
palavra grifada tem o sentido no texto de
a) observação.
b) proibição.
c) determinação.
d) exceção.
3. (D7) A tese defendida pelo autor
do texto está presente em
a) “Apesar da polêmica instaurada,
cremos que a vedação é a melhor solução.”
b) “... onde o discente deve se
esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria.”
c) “A sala de aula é um local de
aprendizagem...”
d) “... a restrição de seu uso em
sala de aula se deve a uma questão de educação...”
4. (D1) No texto,
a) o autor defende o fim do uso dos
celulares em salas de aula, porque acredita que ele inibe o ensino-aprendizagem
dos alunos.
b) o autor defende que em todos os
espaços escolares, o uso de celular e boné devem ser proibidos.
c) o autor acredita que os celulares
devem ser evitados pelas crianças, já que eles atrapalham o desenvolvimento
cognitivo dos alunos.
d) o autor defende que o uso de
bonés em sala de aula compromete a aprendizagem.
5. (D1) Para o autor Orlando
Morando, o uso de bonés em sala de aula representa
a) uma questão de humildade com o
mestre.
b) uma falta de educação aos
religiosos.
c) a ignorância por parte dos
alunos.
d) falta de educação aos
professores.
6. (D14) Há um FATO em:
a) “A discussão acirrou-se após a
restrição do uso desses objetos em algumas escolas.”
b) “Quanto ao boné, a restrição de
seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação e respeito pela
figura do mestre.”
c) “... é mal-educado sentar-se à
mesa com um chapéu na cabeça...”
d) “”... o celular é um aparelho que
só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem...”
7. (D17) No trecho: “Deve-se ter em
mente que o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece
todo o respeito no exercício do seu ofício...”, o uso de dois travessões usados
para separar “- assim como os pais e as autoridades religiosas –” foi utilizado
para
a) separar uma opinião.
b) acrescentar uma informação.
c) introduzir uma comparação.
d) apresentar uma explicação.
8. (D2) No trecho: “... visto que atrapalha
não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.”, o pronome relativo
grifado retoma o termo
a) celular.
b) aparelho.
c) contexto.
d) ensino-aprendizagem.
9. (D15) No trecho: “Entretanto,
devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos.”, a
palavra grifada introduz uma
a) causa.
b) consequência.
c) oposição.
d) explicação.
10. (D4) A frase abaixo que melhor
representa o tema do texto é:
a) A restrição de uso de celulares e
bonés em todo espaço escolar.
b) Professor merece respeito.
c) Sala de aula é um ambiente
educativo.
d) Celulares e bonés não combinam em
sala de aula.
11. (D17) No trecho: “... o direito
da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o direito
individual...”, o uso dos parênteses foi utilizado para
a) acrescentar uma informação do
direito.
b) acrescentar uma explicação de
coletividade.
c) introduzir uma oposição do
sentido de coletividade.
d) esclarecer ao leitor sobre o
direito individual.
12. (D18) No trecho: “E sempre que
há um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de
valores...”, a escolha da palavra ponderação pelo autor revela que ele
a) almeja que os leitores aceitem
sua opinião do não uso de celulares e bonés em sala de aula.
b) quis apresentar a importância do debate sobre os valores que realmente devem prevalecer.
b) quis apresentar a importância do debate sobre os valores que realmente devem prevalecer.
c) acredita que os conflitos
existentes sobre o uso de celulares em sala de aula devem ser decididos pela
maioria.
d) se importa pelo direito absoluto,
mas os relativos também são importantes.
13. (D15) No final do texto, em:
“... e que todo esforço deve ser feito para valorizar o
processo de ensino e a figura do professor.”, o uso da conjunção “para”
introduz
a) uma concessão.
b) uma consequência.
c) uma explicação.
d) uma finalidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário