sábado, 21 de março de 2020

Língua Portuguesa 1 - 7D (Profª Simone)


LEIA:
Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação
O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.
Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.
A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.

Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.

Questão 1 – Qual é a finalidade do texto acima?
a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.
b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.
c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.
d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.

Questão 2 – No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização [...]”, o termo sublinhado indica:
a) uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres.
b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.
c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.
d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.

Questão 3 – Defina “animais silvestres de estimação”:
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Questão 4 – “[...] é preciso conhecer as necessidades deles [...]”. Segundo a coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, é preciso conhecer as necessidades:
a) dos papagaios.
b) das araras e dos jabutis.
c) dos animais silvestres.
d) dos cães e gatos.

Questão 5 – Aponte os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o transporte de animais silvestres no Brasil:
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Questão 6 – No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) [...]”, a informação entre parênteses:
a) comenta a sigla Ibama.
b) explica a sigla Ibama.
c) caracteriza a sigla Ibama.
d) complementa a sigla Ibama.

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia. Desse modo, identifique as partes que a compõem, relacionando conforme a orientação:
1. lide
2. título auxiliar
3. manchete
4. corpo da notícia

(     ) “Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação”.
(     ) “O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto”.
(     ) 1º parágrafo da notícia.
(     ) Do 2º ao último parágrafo da notícia.

                                                             Leia:   O queijo e a lua (Diléa Frate)
O queijo e a lua se encontraram numa noite escura, quando a lua parecia um pedaço de queijo e o queijo parecia uma lua cheia. Ao olhar para o queijo pensou: “Nós nos completamos”. Mas aí alguém chegou perto do queijo e nhoct!, tirou um pedaço! A lua não gostou daquela intimidade: estava com ciúmes! Apaixonada pelo pedaço de queijo, ela foi mudando. Quanto mais o tempo passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando gordinha, e o queijo... fininho! O tempo passou, até que a lua cheia chegou e iluminou a última fatia do queijo. Naquela noite, ela não resistiu, olhou para ele com paixão, e nhoct!, devorou-o, lambendo os beiços. No dia seguinte, a dona da casa onde morava o queijo comprou uma ratoeira. A lua riu que riu, esperando pelo próximo queijo.
 FRATE, Diléa. O queijo e a lua. In: Histórias para acordar. 7. Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996. p. 35.
Questão 8-  Os dois-pontos utilizados em “Quanto mais o tempo passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando gordinha, e o queijo... fininho!” indicam uma
(A) enumeração.                   (B) citação.                  (C) explicação.                         (D) dúvida.
Questão 9- No final, a lua ficou feliz porque
(A) o rato comeu um pedaço do queijo.              (B) conseguiu enganar a dona de casa.               
(C) poderia apreciar a ratoeira toda noite.           (D) o queijo foi se encontrar com ela.

Observe e responda:


Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
                                                                                   QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
                                                                                                                                                                                Paulo: Martins Fontes, 1988.
 Questão 10- O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.






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