LEIA:
Ibama tem nova regra de transporte
de animais silvestres de estimação
O transporte de animais deve ser feito mediante autorização
de transporte e pagamento de boleto
O Ibama
(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou
nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no
Brasil.
Agora,
o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e
pagamento de boleto ao Ibama.
A coordenadora
de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel
Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação
aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
Os
mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta
que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as
necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive
custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e
do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
A
punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil
reais.
Disponível
em: <http://radios.ebc.com.br>.
Questão 1 – Qual é a finalidade do texto acima?
a) caracterizar os animais
silvestres e destacar as suas necessidades.
b) divulgar um trabalho desenvolvido
pelo IBAMA.
c) expor uma opinião sobre o tráfico
de animais silvestres no Brasil.
d) informar sobre a nova regra para
o transporte de animais silvestres no Brasil.
Questão 2 – No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser
feito mediante autorização [...]”, o termo sublinhado indica:
a) uma mudança na regra sobre o
transporte de animais silvestres.
b) uma crítica sobre a nova regra
para o transporte de animais silvestres.
c) uma comparação entre a lei
anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.
d) uma conclusão a que se chegou
sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.
Questão 3 – Defina “animais silvestres de estimação”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 – “[...] é preciso conhecer as necessidades deles [...]”.
Segundo a coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros,
é preciso conhecer as necessidades:
a) dos papagaios.
b) das araras e dos jabutis.
c) dos animais silvestres.
d) dos cães e gatos.
Questão 5 – Aponte os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o
transporte de animais silvestres no Brasil:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6 – No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio
Ambiente e Recursos Renováveis) [...]”, a informação entre parênteses:
a) comenta a sigla Ibama.
b) explica a sigla Ibama.
c) caracteriza a sigla Ibama.
d) complementa a sigla Ibama.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia.
Desse modo, identifique as partes que a compõem, relacionando conforme a
orientação:
1. lide
2. título auxiliar
3. manchete
4. corpo da notícia
(
) “Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de
estimação”.
(
) “O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de
transporte e pagamento de boleto”.
(
) 1º parágrafo da notícia.
(
) Do 2º ao último parágrafo da notícia.
Leia: O queijo e a lua (Diléa
Frate)
O queijo e a lua se encontraram numa noite escura, quando a
lua parecia um pedaço de queijo e o queijo parecia uma lua cheia. Ao olhar para
o queijo pensou: “Nós nos completamos”. Mas aí alguém chegou perto do queijo e
nhoct!, tirou um pedaço! A lua não gostou daquela intimidade: estava com
ciúmes! Apaixonada pelo pedaço de queijo, ela foi mudando. Quanto mais o tempo
passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando
gordinha, e o queijo... fininho! O tempo passou, até que a lua cheia chegou e
iluminou a última fatia do queijo. Naquela noite, ela não resistiu, olhou para
ele com paixão, e nhoct!, devorou-o, lambendo os beiços. No dia seguinte, a
dona da casa onde morava o queijo comprou uma ratoeira. A lua riu que riu,
esperando pelo próximo queijo.
FRATE, Diléa. O queijo e a lua. In: Histórias
para acordar. 7. Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996. p. 35.
Questão 8- Os dois-pontos utilizados em “Quanto mais o
tempo passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando
gordinha, e o queijo... fininho!” indicam uma
(A)
enumeração. (B)
citação. (C)
explicação. (D) dúvida.
Questão 9- No final, a lua ficou
feliz porque
(A) o rato
comeu um pedaço do queijo.
(B) conseguiu enganar a dona de casa.
(C) poderia
apreciar a ratoeira toda noite.
(D) o queijo foi se encontrar com ela.
Mafalda
é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os
adultos
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.
Paulo: Martins Fontes, 1988.
Questão 10- O efeito de humor foi um recurso
utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse
na leitura do dicionário.
b) tentava ler um
dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em
sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o
dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
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