terça-feira, 31 de março de 2020

PV - 7º B, C e 8º A (Profª Márcia Leandra)

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Objetivo: Proporcionar o autoconhecimento com base nas competências socioemocionais.

Pessoal,

Em PV nós falamos muito de competências socioemocionais. Essas competências andam juntas com as competências relacionadas aos conhecimentos específicos de matemática, língua portuguesa, história, geografia, etc. Vamos pensar em uma situação... O que adianta você condenar a escravidão dos africanos e, no seu dia a dia, você cometer atos de preconceito? Entendeu? Em história você aprendeu sobre o sistema escravocrata e em PV vamos discutir, por exemplo, sobre a amabilidade. É por isso que falamos que as competências socioemocionais caminham com as competências das diferentes disciplinas!


Agora vamos aprender um pouco mais sobre essas competências socioemocionais? Estudos recentes dizem que existem 5 grandes macrocompetências socioemocionais (Autogestão, Engajamento com o outro, amabilidade, Resiliência emocional e Abertura ao novo), sendo que todas elas possuem microcompetências. Observe a imagem abaixo:



Por exemplo: Uma pessoa competente na autogestão (macrocompetência) é determinada, organizada, tem foco naquilo que está fazendo, também é persistente e responsável (microcompetências).  

Agora vamos lá... Vamos criar o seu perfil pessoal e ver no que você é bom e no que você pode melhorar???
Lembrando, cada cor corresponde a uma macrocompetências, com suas microcompetências.
Para preencher os quadros, use a descrição das microcompetências*.


1) Faça uma relação contendo até 7 microcompetências socioemocionais que você se acha bom.





2) Depois faça uma relação contendo até 7 microcompetências socioemocionais que você não se acha bom.





3) A partir da relação das microcompetências, em qual macrocompetência socioemocional você seria bom e em qual você acha que tem que melhorar? Justifique sua resposta.


*DESCRIÇÃO DAS MICROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

AUTOGESTÃO:

DETERMINAÇÃO: Ser capaz de estabelecer objetivos e metas para si mesmo, se motivar, trabalhar duro, e se entrega plenamente ao trabalho, tarefa ou projeto quer deve completar.

ORGANIZAÇÃO: Ter habilidades organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para planejamento e execução de planos para objetivos de longo prazo.

FOCO: ser capaz de focar a atenção e se concentrar na tarefa e evitar distrações, mesmo quando realiza tarefas repetidas.

PERSISTÊNCIA: Ser capaz de superar obstáculos para atingir objetos importantes; implementar, persistir e terminar.

RESPONSABILIDADE: Ter habilidades de autorregular o que precisa para completar as suas responsabilidades, cumprir seus compromissos, agir de maneira confiante e consistente, e inspirar confiança.

ENGAJAMENTO COM OS OUTROS:

INICIATIVA SOCIAL: Ser capaz de abordar e conectar com outras pessoas, tanto com antigos como pessoas desconhecidas, iniciando, mantendo e apreciando o contato social; ter habilidade em trabalhos de grupo, incluindo expressividade comunicativa, como falar em público.

ASSERTIVIDADE: Ser capaz de falar o que acredita, expressar suas opiniões, necessidades e sentimentos, mobilizar as pessoas; conseguir ser preciso e firme, saber expressar suas ideias, defender uma posição e confrontar outro se necessário; coragem.

ENTUSIASMO: Ser capaz de demonstrar paixão e empolgação pela vida; ir ao encontro a suas atividades diárias com energia, entusiasmo e uma atitude positiva.

AMABILIDADE:

RESPEITO: Ser capaz tratar as outras pessoas com respeito e cortesia, da maneira como gostaria de ser tratado, considerando suas noções próprias de justiça, igualdade e tolerância.

EMPATIA: Ser capaz de assumir a perspectiva dos outros e de utilizar habilidades de empatia para entender as necessidades e sentimentos dos outros, agindo com a generosidade e consideração de acordo com essa percepção.

CONFIANÇA: Ser capaz de perceber que outros têm boas intenções e de perdoar aqueles que cometem erros; evitar ser ríspido e categórico, dar sempre uma segunda chance.

RESILIÊNCIA EMOCIONAL:

TOLERÂNCIA AO ESTRESSE: Saber regular ansiedade e resposta ao estresse, não se preocupar excessivamente e ser capaz de resolver problemas com calma.

AUTOCONFIANÇA: Sentir-se realizado consigo mesmo e sua vida, ter pensamentos positivos e manter expectativas otimistas; antecipar o sucesso em suas ações, ter mentalidade de crescimento e proativa, não fiar ruminando ou obcecado por fracassos ou frustações.

TOLERÂNCIA À FRUSTAÇÃO: Ter estratégias efetivas para regular frustação, raiva e irritação; ser capaz de manter a tranquilidade e serenidade em face à frustação, não ser volátil.

ABERTURA AO NOVO:

CURIOSIDADE PARA ENTENDER: Ser capaz de demonstrar interesse em ideias e paixão por aprender, entender e explorar temas intelectualmente; ter mentalidade inquisitiva que facilita o pensamento crítico e a resolução de problemas.

IMAGINAÇÃO CRIATIVA: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

INTERESSE ARTÍSTICO: Avaliar, apreciar e valorizar design, arte e beleza, o que deve ser experimentado ou expresso em escrita, visualmente, em artes performáticas, música e outras formas de autorrealização.

Sem comentários:

Enviar um comentário