quarta-feira, 25 de março de 2020

História 1 - 9º A, B, C e D (Profª Fernanda)

REPÚBLICA VELHA


Queridos alunos, estudamos a República Velha, vimos os mecanismos políticos utilizados pela oligarquia para se manter no poder: coronelismo, voto de cabresto, politica café com leite, politica dos governadores... Estudamos  algumas revoltas rurais e urbanas: Canudos, contestado, Revolta da Vacina, Movimento Operário...  Conhecemos também as políticas de urbanização e higienização no inicio do século XX, que em nome da modernidade , excluíam  cada vez mais uma grande parcela da população.  Vamos fazer algumas retomadas por aqui, ok? Assistam os vídeos:

Teleaula : Panorama da República Velha parte 1 e 2
Republica Oligárquica - Resumo desenhado

Anotem no caderno informações que encontraram nos vídeos e consideraram importantes... 

1. Elabore, em seu caderno, um glossário histórico com as palavras abaixo e os conceitos que se referem à Primeira República. Pesquisem na internet, olhem as anotações feitas em aula...




2. Leia o texto e observe a imagem para responder ao questionamento em seu caderno.

A República e o Coronelismo
O regime republicano não significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de seus respectivos Estados. Na Constituição de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam, o voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista


a) Com o auxílio do texto, elabore uma explicação para o que ocorre na imagem anterior utilizando elementos do texto “A República e o Coronelismo”.
b) Realize uma pesquisa depois sobre o funcionamento do sistema político da Primeira República e a sua relação com o poder exercido pelos coronéis, depois explique como a maior parte da população entendia a política. Justifique sua resposta.

3. Leia o texto abaixo e responda às questões.

“Há pelas ruas damas elegantes, com sedas e brocados, evitando a custo que a lama ou o pó lhes empane o brilho do vestido; há operário de tamancos; (...); há mulheres de chita (...). Além disto, os subúrbios têm mais aspectos interessantes, (...) as casas de cômodos (quem as suporia lá!) constituem um deles bem inédito. Casas que mal dariam para uma pequena família, são divididas, subdivididas, e os minúsculos aposentos assim obtidos, alugados à população miserável da cidade. Aí, nesses caixotins humanos, é que se encontra a fauna menos observada da nossa vida, sobre a qual a miséria paira com um rigor londrino. Não se podem imaginar profissões mais tristes e mais inopinadas da gente que habita tais caixinhas. Além dos serventes de repartições, contínuos de escritórios, podemos deparar velhas fabricantes de rendas de bilros, compradores de garrafas vazias, castradores de gatos, cães e galos, mandingueiros, catadores de ervas medicinais, enfim, uma variedade de profissões miseráveis que as nossas pequena e grande burguesias não podem adivinhar.” Lima Barreto, O triste fim de Policarpo Quaresma, 1915. Fonte: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000013.pdf>. Acesso em: 4 out. 2019.


A partir do texto acima, assinale com V (verdadeira) ou F (falsa) as afirmativas abaixo, sobre a cidade apresentada na narrativa:

(  )  O Rio de Janeiro passava por uma reforma urbana, tal qual acontecia nas capitais europeias (Paris/França, por exemplo), e suas ruas e quadras eram um canteiro de obras, com a construção de avenidas arborizadas e grandes edifícios, como o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional.
(  )  As mulheres da época utilizavam os tecidos seda ou chita, que identificavam a classe social na qual estavam inseridas.
 (  )  Com as reformas urbanas, os cortiços classificados como antros de imundície, pobreza e feiura foram eliminados do centro urbano carioca e empurrados para os morros e mangues, onde eram alugados como moradia das elites locais.

(   )  Segundo o excerto, os “burgueses” desconheciam as atividades dos trabalhadores pobres, muitos dos quais moradores dos subúrbios cariocas e usuários de práticas medicinais alternativas e acessíveis à população que habitava os bairros afastados e sem recursos.

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