segunda-feira, 23 de março de 2020

Geografia 1 - 6º A, B e C (Prof. Alexandre)


ANÁLISE DE TEXTO E IMAGENS: GRUPOS SOCIAIS NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM

No mundo há diferentes sociedades, cada uma com as particularidades, modos de viver, hábitos, costumes, tradições e formas de se relacionar com os lugares e com a natureza. Cada sociedade atua na transformação da paisagem e no espaço geográfico imprimindo as suas marcas e contribuições ao longo do tempo. Nesta atividade, leia o texto e analise as imagens 1 e 2 para ampliar o seu repertório sobre o papel dos diferentes grupos sociais na produção da paisagem, com destaque aos povos indígenas e quilombolas.

Texto “Arqueólogos reconstituem trajetórias e costumes dos povos Jê no Sul do Brasil”
Um projeto de estudo arqueológico que envolve oito universidades do Brasil e do exterior, capitaneado pela USP [...], pode ser considerado como um dos mais dinâmicos e ousados da arqueologia brasileira sobre os povos Jê, que habitaram territórios de Santa Catarina, no Sul do Brasil, nos últimos 2 mil anos. [...] O projeto Paisagens Jê do Sul do Brasil: Ecologia, história e poder numa paisagem transicional no Holoceno Tardio tem como um dos principais objetivos compreender a interação entre os povos Jê e os diferentes ecossistemas em que eles viveram. “Um dos grandes pontos de investigação do nosso projeto é saber o quanto estes povos auxiliaram a expandir a área e a densidade da floresta de araucária por volta de 1.000 anos atrás, construindo uma paisagem que hoje é entendida como natural, mas que pode ser resultado da ação humana”, descreve [o arqueólogo Rafael] Corteletti. [...] As escavações e datações vêm sendo realizadas em quatro áreas intensivas de pesquisas em Santa Catarina: na região costeira de Laguna, Jaguaruna; na região da encosta da Mata Atlântica, em Rio Fortuna; e nas regiões de Urubici e Campo Belo do Sul, no planalto das araucárias. [...] Os proto-Jê do sul do Brasil são amplamente identificados por uma cultura material compartilhada, conhecida como tradição TaquaraItararé, englobando cerâmica, pedra lascada e polida, e arte rupestre, e por diferentes tipos de sítios arqueológicos com arquitetura em terra – como as aldeias de casas subterrâneas, os montículos, as plataformas, as praças de cerimônias funerárias (danceiros) –, além de sítios com manchas de terra preta e grutas com sepultamento. [...] A partir da análise dos resíduos microscópicos de alimento (grãos de amido e fitólitos) incrustrados nas paredes dos potes cerâmicos recolhidos na escavação do Sítio Bonin (Urubici), os arqueólogos já sabem que em torno de 700 anos atrás esses povos cultivavam mandioca, feijão e, possivelmente, cará, além de milho e abóbora. Estes resultados mostram que os proto-Jê do sul do Brasil tiveram uma economia de subsistência baseada em uma ampla gama de alimentos de origem animal e vegetal (por intermédio da caça, pesca e coleta) e produziam alimentos mais de um século antes da conquista europeia.


A partir da análise do texto e das imagens, responda no seu caderno às questões A, B e C.

a) Como são as moradias dos povos e comunidades retratadas nas imagens 1, 2, 3 e 4? Essas imagens são do mesmo período? Explique sua resposta.
b) Compare as duas aldeias: Caxinauá, no Acre, e Tapeba, no Ceará. Em seguida, indique as diferenças e semelhanças entre elas.
c) As imagens 3 e 4 apresentam exemplos de comunidades quilombolas. Compare as imagens e indique quais modificações ocorreram nas paisagens desses quilombos.

OBS: Não é necessário copiar nem o texto e nem as perguntas, escreva somente as respostas em seu caderno de sala na matéria de geografia.

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