sexta-feira, 27 de março de 2020

LP 1 - 6º A e B (Profª Renata)


SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJETIVAS e CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

1. SUBSTANTIVOS. Complete a cruzadinha seguindo as orientações.




2. SUBSTANTIVOS. Leia o texto atentamente.

Menina observadora

Um dia uma menina estava sentada no sofá-cama, observando sua mãe varrer a casa. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários fios de cabelos brancos no meio de sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e perguntou:
_Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?
A mãe respondeu:
_ Bom, cada vez que você faz algo de ruim, me dá uma tristeza danada e um fio do meu cabelo fica branco.
A menina pensou um pouquinho e logo perguntou:
_Mãe, por que todos os fios de cabelo da minha vó estão brancos?

*Lembre-se que os substantivos podem ter mais de uma denominação, por exemplo o substantivo cachorro pode ser simples, comum, concreto e primitivo.
 Agora, retire do texto um substantivo:



Simples:
Composto:
Comum:
Primitivo:
Derivado:
Concreto
Abstrato:


3. ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJETIVAS. Leia o texto abaixo e saiba mais sobre as Joaninhas.

As joaninhas

     A Joaninha é um pequeno inseto que mede aproximadamente meio centímetro. Ela tem uma casca dura que protege suas asas e possui seis patas muito curtas. A joaninha vermelha é a mais comum, mas também existem joaninhas de cor laranja e amarela. Na casca existem entre duas e oito pintas pretas. As cores vistosas no reino animal indicam veneno ou gosto ruim, desta forma as joaninhas ficam livres dos predadores. Quando atacadas são capazes de liberar um liquido amarelo com substancias tóxicas e cheiro desagradável.
     Em várias culturas do mundo atribui-se a joaninha o poder de trazer sorte. Ela se alimenta principalmente de pulgões, que são insetos que atacam as plantações. É muito comilona, come entre 45 e 70 pulgões por dia, por isso os agricultores consideram as joaninhas insetos benéficos.

De acordo com o texto encontre um adjetivo para:


Joaninha:
Pintas:
Patas:
Cascas:
Gosto:
Cores:
Cheiro:
Substancias:
Liquido:


4. ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJETIVAS. Transforme as locuções adjetivas destacadas em adjetivos correspondentes. Siga o exemplo:



Rua com flores: rua florida
seres da terra:
raios de lua:  
dia com nuvens:
fauna do mar:
amigo com coragem:
pessoa com fome:
prova do bimestre:


5. ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJETIVAS. Leia a tirinha com atenção.



Agora copie e substitua os adjetivos para a palavra remédio, que aparecem na tirinha, em locuções adjetivas.

6. ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS. Leia o texto.

O celular em nossa vida

     Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta você assistir a reprise de uma novela de tv de duas décadas atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular.  As pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso contanto que lá onde estivessem existisse um telefone fixo disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe, as pessoas ficavam incomunicáveis.
     Essa pequena caixinha que as pessoas normalmente costumavam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou penduradas na cintura, provocou uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava em fazer e receber ligações. Hoje vários recursos são utilizados: torpedos, e-mails, fotos, vídeos, Internet e outros. Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais.  
     Imagine só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distancia foi em Nova Iorque em 1973 pelo engenheiro Martim Cooper. O aparelho que ele usou pesava quase um quilo e media 25 centímetros.
     No Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. O aparelho custava uma fortuna e a conta outra.  

Agora retire do texto um advérbio de:

Tempo:
Lugar:
Dúvida:
Afirmação:
Intensidade:
Modo:

7. ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS. Diversão e aprendizagem. 


8. CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO. Leia a tirinha, responda se há conotação ou denotação e justifique sua resposta.






Sem comentários:

Enviar um comentário