Copie
em seu caderno o texto e responda as
questões a seguir.
Datação em
história e periodização tradicional
Calendário é um sistema que permite
medir e representar o passar do tempo. Existem diversos tipos de calendários
que variam de acordo com as necessidades de cada sociedade. Por serem
construídos dentro de uma cultura, os calendários podem ter elementos como a
divisão cronológica do ano e meses, semanas e dias ou, então, indicar as fases
da lua, festas religiosas e civis, dentre outros elementos. É importante
ressaltar que, mesmo nos países em que há um calendário oficial com origem
religiosa, não significa que todos os cidadãos compartilhem daquela crença,
pois o Estado é laico, e o calendário religioso trata-se de uma convenção
social. O Brasil adota como oficial o Calendário Cristão ou Gregoriano.
Este calendário foi desenvolvido pelo Papa Gregório XII em 1582, desde então,
passou a ser utilizado pela Espanha, Portugal, chegando até nós como
consequência da colonização portuguesa. A maioria das sociedades ocidentais
utiliza as datações em a.C. (antes de Cristo) para caracterizar épocas
anteriores ao nascimento de Jesus e d.C para épocas posteriores a este
acontecimento. Entretanto, pesquisas históricas contemporâneas tem utilizado
outras terminologias como a.E.C (Antes da Era Comum) e E.C (Era Comum). A
utilização desse novo termo garante o respeito a todas as crenças religiosas. Fonte: Material de Apoio ao Currículo Paulista
(ADAPTADO)
Questões
1) Procure
em um dicionário ou em outros recursos o significado das palavras sublinhadas
no texto.
2)
Sabe-se que povos indígenas têm uma
maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a
passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como
a chuva, o frio e a seca. Observe a imagem e de acordo com o calendário indígena, associe cada mês a
um possível acontecimento.
a. Verão
(predomínio de Sol) ___________________________
b. Período
de Plantio _________________________________
c. Colheita de Abacaxi________________________________
d. Período de derrubada de árvores______________________
e. Colheita de milho_______________________________
f. Plantação de melancia__________________________
g. Período de pesca______________________________
h. Período de cheia dos Rios_______________________
i. Período de colheita de pequi_____________________
j. Festa típica da tribo____________________________
l. Migração de gaivotas___________________________
m. Reprodução das tartarugas______________________
3)
Crie uma linha do tempo ilustrada da
sua vida conforme as instruções dadas:
1°
Utilize seu caderno para realização da linha cronológica;
2°
Inicie sua linha do tempo com a data de
seu nascimento;
3°
A última data que você irá colocar é a data de hoje;
4°
Entre a data inicial e a final, coloque o máximo de acontecimentos marcantes
que você conseguir lembrar para sua linha do tempo trazer bastante informações
sobre você.
Boa tarde, na atividade 3 essa linha do tempo pode ser somente as datas e os acontecimentos por escrito?
ResponderEliminar