quarta-feira, 8 de julho de 2020

Arte (06 a 10/07) - 6º A e B (Profª Ana Cláudia)


Conteúdo/tema: Dança-  Elementos constitutivos do movimento.
Objetivo: Explorar elementos constitutivos do movimento.
Habilidades: (EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
Estratégias: Pesquisa, apreciação e registro.

OLÁ ALUNOS DO 6º ANO!!! NESSA SEMANA VAMOS APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO, JÁ QUE O NOSSO TEMA DESSE BIMESTRE É DANÇA.
VAMOS COMEÇAR!!

1º VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA COREOGRAFIA?

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

Leia com atenção!

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a kinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.


TODOS ESSES ELEMENTOS SERVEM PARA COMPREENDERMOS O MOVIMENTO TANTO AQUELES DANÇADOS QUANTO OS COTIDIANOS


2º VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS NÍVEIS EM DANÇA?

OS NÍVEIS NA DANÇA ESTÁ RELACIONADO A ALTURA DO CORPO DURANTE O MOVIMENTO DANÇADO E SÃO 3:


APRECIAÇÃO: NESSE VÍDEO VOCÊ VERÁ UMA APRESENTAÇÃO DE UMA DANÇA CHAMADA XAXADO, QUE FAZ PARTE DE NOSSAS DANÇAS FOLCLÓRICAS  E TEM INFLUÊNCIA DA DANÇA INDÍGENA.


OBS: Para conseguir realizar a atividade  seguinte você deve assistir e observar  com bastante atenção o vídeo!!!

Acesse o link:




ATIVIDADE: Depois de assistir e observar os movimentos do XAXADO responda as questões:


1-      Você sabe porque o nome dessa dança é XAXADO? ( pesquise a origem do nome xaxado e responda:

2-      Quais foram os NÍVEIS dançados nessa dança?  ( alto, médio , baixo, pode ter sido mais que um).


3-      Descreva o figurino ( roupas ) usado pelos dançarinos.

4-      Em relação ao elemento PESO nessa dança, os movimentos são LEVES (suaves) ou FIRMES (fortes)?

5-      Em relação ao TEMPO os movimentos do xaxado são RÁPIDO , LENTOS ou MODERADOS?



ORIENTAÇÕES:
- Leia os textos
- Observe as imagens
- Assista o vídeo
- Copie e responda as questões em seu caderno de arte
- Essa atividade será avaliada quando retornarmos, portanto NÃO precisa ser enviada ou entregue na escola, MAS VOCÊ DEVE REALIZÁ-LA pois esse conteúdo será cobrado na avaliação bimestral.





Sem comentários:

Enviar um comentário