quarta-feira, 8 de julho de 2020

Língua Portuguesa (06 a 10/07) - 6º C (Profª Keller)


TEMA DA AULA: Gêneros textuais (enigma).

HABILIDADE: (EF69LP07B) – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e à circulação.

Objetivos da aula:
- Estudar o gênero textual ENIGMA (suas características, finalidade e especialidades);
- Conceituar e estudar sentido figurado conotativo e sentido denotativo.

Acompanhe essa aula do dia 23/06 pelo Centro de Mídias ou pelo YouTube:



APOSTILA, CADERNO DO ALUNO VOLUME II -  Pg: 29
ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

Interação – vamos relembrar a aula passada:

Responda no caderno:
- Na aula passada, vimos algumas obras de Leonardo da Vinci, Você lembra disso?
- Quais obras vimos? Cite - as.

Contextualizando...

O gênio Da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu em 1452 (século XV), em Anchiano, província de Florença (atualmente, Itália) e faleceu em Aboise (França), no ano de 1519 (século XVI). Foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Destacou-se em diversas áreas: ciências, matemática, engenharia, anatomia, pintura,
escultura, arquitetura, botânica, poesia e música, além de inventos que o tornaram conhecido pela genialidade. Da Vinci também é considerado o precursor da aviação e da balística. Ficou reconhecido como um dos grandes pintores de todos os tempos e, não injustamente, como o ser humano com o maior
número de talentos reunidos em uma única pessoa. Sua obra mais conhecida, a Mona Lisa, está exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França.
Leonardo Da Vinci, como já descrito, foi um gênio de talento admirável em várias áreas do conhecimento,
sua vida e obra inspirou da ciência à arte. Uma das mais famosas obras literárias, que até já virou filme,
é “O Código Da Vinci”, uma história com muitos mistérios e grandes enigmas que vão se revelando
durante a narrativa. Conheça mais a respeito em <
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-
54226/
> (acesso em: 29 nov. 2019).

Sondagem

RESPONDA NO CADERNO:

Você sabe o que é enigma? Já decifrou algum?

1-     Analise a imagem a seguir: (apostila 2 - pag. 29)

Responda no caderno (apostila 2 – pag 30)

a)A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?
b) Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.
c) Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?
d) Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?
e) Qual a função da palavra “Código” na imagem?
f) A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?


Centro de mídias 23/06 6º Ano língua portuguesa:



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