domingo, 5 de julho de 2020

Língua Portuguesa (Devolutiva da Atividade: 30/06 a 03/07) - 9º A, B, C e D (Profª Darlene)

Tema:  -> Devolutiva atividades - Uso da norma padrão e tipos de períodos

è Período composto por coordenação – (Re)visitando a gramática
            
Objetivos: Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.
       Identificar os verbos dentro de um período;
       Estudar o que é o Período Composto por Coordenação;
       Identificar o conectivo e seu sentido em um período composto por coordenação;
       Escrever textos com conjunções, observando seu efeito de sentido.

Habilidade: EF09LP04B Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

Olá, turmas do 9º ano!!!
Vamos à devolutiva!




1)      Explique por que o trecho “Que rebeldia é essa, jovem?” é uma oração.
Porque há presença do verbo ser. “Que rebeldia é essa, jovem?”


     2)  Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional.
      a.  Que belo jardim!
b. Estude bastante, pois teremos prova!
c.  Paulo deu gargalhadas.
d. Olhe como o céu está azul!

3)      Todas as alternativas a seguir apresentam frases verbais, EXCETO:

a) Por que o céu é azul?
b) Não faz mal.
c) Saída de emergência.
d) Apague a luz.

4)      Marque o número de orações presentes no seguinte período: As alterações no regimento foram feitas sem conhecimento dos funcionários, por isso eles solicitaram uma reunião.
a) 3 orações                   c) 2 orações
b) 4 orações                   d) 5 orações


5)      Considere o período: Os candidatos que não obtiverem 70% de acerto na prova objetiva não serão convocados para a segunda etapa.

- Agora assinale a alternativa INCORRETA sobre o período.
a) Trata-se de um período composto. 
b) Há 3 orações no período.
c) Serão convocados é uma locução verbal.
d) É uma frase verbal. 

6)      Assinale a única opção em que há um período simples.

a) As provas serão aplicadas nos dias 15 e 22 de novembro.
b) Corria e pulava muito contente pelo jardim.
c) É importante ler o edital do concurso. 
d) A criança acordou assustada, porque trovejava muito. 


Vamos agora nos aprofundar um pouco mais na gramática?! J!& 

Retomando o conteúdo trabalhado na aula online.
(Re)visitando a gramática – Período composto por coordenação – Aula ministrada pelas professoras Mônica e Andrea (CMSP).

Observe o período abaixo:
Ele é inteligente e estuda muito.

Agora, veja o que acontece se separarmos o período em duas orações:
Ele é inteligente.
Ele estuda muito.

Como você pode ter notado, as duas orações são independentes, não é mesmo? Isso deve-se ao fato de elas não exercerem nenhuma função sintática uma em relação a outra, ou seja, uma não depende da outra para dar o sentido completo. Esses tipos de orações são conhecidos como orações coordenadas. Assim, podemos conceituar:

As orações coordenadas são aquelas sintaticamente independentes.

Além disso, é importante dizer que esse tipo de oração pode ou não ser introduzida por uma conjunção. As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

*      Obs. As conjunções ou conectivos ligam as orações.

As orações coordenadas sindéticas podem ser:
a) aditivas: são aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem).
Eu não vou comer salada, nem tomar suco.

b) adversativas: são aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção adversativa (porém, mas, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante).
Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.

c) alternativas: são aquelas que excluem o conteúdo da outra. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção alternativa (ou) ou pelos pares quer... quer, já... já, ora... ora.
Viajarei de avião ou pegarei um ônibus.

d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso).
Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois).
Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção. Elas aparecem justapostas, separadas por vírgula.
Os anos passavam, a responsabilidade crescia.


Na sequência vocês estarão realizando algumas atividades referentes ao que foi estudado. Para responder, cliquem no link enviado no grupo após este arquivo. Assim que terminarem, cliquem em ENVIAR.

Caso tenham dúvidas, não deixem de perguntar.
Bons estudos!!!
Professora Darlene ;)

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