è Período composto por coordenação – (Re)visitando a
gramática
Objetivos: Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros
dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.
Identificar
os verbos dentro de um período;
Estudar o que é o Período Composto por
Coordenação;
Identificar o conectivo e seu sentido em
um período composto por coordenação;
Escrever textos com conjunções,
observando seu efeito de sentido.
Habilidade: EF09LP04B Escrever
textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas
sintáticas complexas no nível da oração e do período.
Olá, turmas do 9º ano!!!
Vamos à devolutiva!
1)
Explique por que o
trecho “Que rebeldia é essa, jovem?” é uma oração.
Porque há presença do
verbo ser. “Que rebeldia é
essa, jovem?”
2) Aponte
a alternativa cuja frase não seja oracional.
a. Que belo jardim!
b. Estude bastante, pois
teremos prova!
c. Paulo deu
gargalhadas.
d. Olhe como o céu está azul!
3)
Todas as alternativas a
seguir apresentam frases verbais, EXCETO:
a) Por que o céu é azul?
b) Não faz mal.
c) Saída de emergência.
d) Apague a luz.
4)
Marque o número de
orações presentes no seguinte período: As alterações no regimento foram feitas sem
conhecimento dos funcionários, por isso eles solicitaram uma reunião.
a) 3 orações
c) 2 orações
b) 4 orações
d) 5 orações
5)
Considere o período: Os
candidatos que não obtiverem 70% de acerto na prova objetiva não serão
convocados para a segunda etapa.
- Agora assinale a
alternativa INCORRETA sobre o período.
a) Trata-se de um
período composto.
b) Há 3 orações no
período.
c) Serão convocados é
uma locução verbal.
d) É uma frase
verbal.
6)
Assinale a única opção
em que há um período simples.
a) As provas serão
aplicadas nos dias 15 e 22 de novembro.
b) Corria e pulava muito
contente pelo jardim.
c) É importante ler o
edital do concurso.
d) A criança acordou
assustada, porque trovejava muito.
Vamos agora nos aprofundar um pouco mais na
gramática?! J!&
Retomando o conteúdo trabalhado na aula online.
(Re)visitando a gramática – Período composto por
coordenação – Aula ministrada pelas professoras Mônica e Andrea (CMSP).
Observe o período abaixo:
Ele é inteligente e estuda muito.
Agora, veja o que acontece se separarmos o período em duas orações:
Ele é inteligente.
Ele estuda muito.
Como você pode ter notado, as duas orações são independentes, não é
mesmo? Isso deve-se ao fato de elas não exercerem nenhuma função sintática uma
em relação a outra, ou seja, uma não depende da outra para dar o sentido
completo. Esses tipos de orações são conhecidos como orações coordenadas.
Assim, podemos conceituar:
As orações coordenadas são
aquelas sintaticamente independentes.
Além disso, é importante dizer que esse tipo de oração pode ou não ser
introduzida por uma conjunção. As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são
chamadas de orações coordenadas
assindéticas.

As orações coordenadas sindéticas podem
ser:
a) aditivas: são
aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos.
Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem).
Eu não vou comer salada, nem tomar suco.
b) adversativas: são
aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração. Elas são
articuladas por meio de uma conjunção adversativa (porém, mas, todavia,
contudo, no entanto, entretanto, não obstante).
Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.
c) alternativas: são
aquelas que excluem o conteúdo da outra. Essas orações são articuladas por meio
de uma conjunção alternativa (ou) ou pelos pares quer... quer, já... já,
ora... ora.
Viajarei de avião ou pegarei um ônibus.
d) conclusivas: quando
expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. Elas
são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois,
assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista
disso).
Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula.
e) explicativas: quando
expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são
articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois).
Ela estava comemorando, porque foi aprovada.
As orações coordenadas assindéticas são
aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção. Elas aparecem
justapostas, separadas por vírgula.
Os anos passavam, a responsabilidade crescia.
Na sequência vocês
estarão realizando algumas atividades referentes ao que foi estudado. Para
responder, cliquem no link enviado no grupo após este arquivo. Assim que
terminarem, cliquem em ENVIAR.
Caso tenham dúvidas, não
deixem de perguntar.
Bons estudos!!!
Professora Darlene ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário