quarta-feira, 8 de julho de 2020

História (06 a 10/07) - 9º A, B, C e D (Profª Fernanda)


Regimes totalitários: Nazismo e antissemitismo

Habilidade: Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o
holocausto;
Habilidade (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar, interpretar sintetizar informações.
Estratégia Vídeo sobre Nazismo,  trecho do diário Anne Frank, pesquisa internet, análise de imagem

Queridos alunos, no dia 01 de julho, através do aplicativo do Centro de Mídias São Paulo, vocês assistiram a aula do professor Carlos, cujo tema era Segunda Guerra Mundial e a Carta dos direitos Humanos. Nessa aula o professor trabalhou sobre os Regimes Totalitários, principalmente o Nazismo, uma ideologia racista, excludente que desprezava totalmente as liberdades individuais e os Direitos Humanos. O nosso roteiro dessa semana vai trazer reflexões sobre o Nazismo, suas características, e o holocausto.

Quem não conseguiu assistir a aula do Centro de Mídias ou quiser rever, pode acessá-la pelo no canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=B-I2NbuTpGs&t=2144s.  Façam anotações do que acharem importante e respondam as atividades que o professor propor no Caderno do Aluno. Vamos para nossa sequência de atividades da semana:

1° passo: Assista a teleaula sobre os regimes totalitários:



Aprofunde seus estudos navegando pela internet. Tem um site muito bom sobre o Nazismo, holocausto, extermínio dos judeus... https://encyclopedia.ushmm.org/pt-br É um acervo riquíssimo. Vale a pena conhecer!

Acho que estou com saudades dos esquemas cheios de setinhas em nossas aulas, por isso fiz esse para vocês. Coloque-o no caderno, pois vai ajudá-los para um melhor contextualização do assunto.



2º passo: Assista o  vídeo: Desenho proibido da Wall Disney



Esse desenho é muito bom, faz uma crítica a ideologia nazista. O curta-metragem acompanha a história de Hans, um garoto alemão, desde seu nascimento. É mostrado como Hans é influenciado na escola a pensar de acordo com a doutrina nazista

Vale a pena observar no vídeo: A versão da história da Bela adormecida ensinada para Hans, Discurso de seleção natural das espécies defendida pelo professor A juventude hitlerista A queima de livros Nacionalismo Endeusamento a Hitler. Faça sua apreciação critica do desenho no seu caderno

Agora: Observe a foto. Depois faça o que se pede:


3º passo: Assista o depoimento do único brasileiro sobrevivente ao holocausto




Leia o Trecho do livro do Diário de Anne Frank

Depois de maio de 1940 (quando os alemães chegaram à Holanda), os bons tempos foram poucos e muito espaçados (...) foi então que começaram os problemas para os judeus.  Nossa liberdade foi seriamente restringida com uma série de decretos antissemitas: os judeus deveriam usar uma estrela amarela; os judeus eram proibidos de andar nos bondes; os judeus eram proibidos de andar de carro, mesmo que fossem carros deles; os judeus deveriam fazer suas compras entre três e cinco da tarde; os judeus só deveriam frequentar barbearias e salões de beleza de proprietários judeus; os judeus eram proibidos de sair às ruas entre oito da noite e seis da manhã; os judeus eram proibidos de frequentar piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei ou qualquer outro campo de atletismo; os judeus eram proibidos de ficar em seus jardins ou nos de amigos depois das oito da noite; os judeus eram proibidos de visitar casas de cristãos; os judeus deveriam frequentar escolas judias, etc. Você não podia fazer isso, nem aquilo, mas a vida continuava. Jacque sempre me dizia: “Eu não ouso fazer mais nada, porque tenho medo de que não seja permitido”

Antissemita: aversão, ódio aos judeus

Anne Frank, filha mais nova de uma família judia alemã que migrou para a Holanda. Anne escreveu um diário entre junho de 1942 e agosto de 1944, enquanto esteve escondida no anexo secreto em que vivia com sua família e mais quatro pessoas. A redação do diário foi interrompida quando moradores do esconderijo foram denunciados e presos pelos nazistas.

a)      Segundo o fragmento de texto, quais eram as restrições impostas aos judeus?
b)      Em sua opinião, quais direitos humanos que os nazistas desrespeitaram ao defenderem a raça ariana e exterminarem judeus.
c)      Você conhece pessoas que são perseguidas ou discriminadas por sua cor, origem ou nacionalidade? O que você pensa sobre isso?

Bons estudos!

Fazer as atividades no caderno...
As devolutivas desta atividade serão feitas via whatsapp ou plantão de dúvida


Sem comentários:

Enviar um comentário