Regimes totalitários: Nazismo e antissemitismo
Habilidade: Descrever e
contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação
dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o
holocausto;
Habilidade
(Apoio LP): Pesquisar,
selecionar, comparar, interpretar
sintetizar informações.
Estratégia Vídeo sobre Nazismo, trecho do diário Anne Frank, pesquisa
internet, análise de imagem
Queridos alunos, no dia 01 de julho, através do
aplicativo do Centro de Mídias São Paulo, vocês assistiram a aula do professor
Carlos, cujo tema era Segunda
Guerra Mundial e a Carta dos direitos Humanos. Nessa aula o professor
trabalhou sobre os Regimes
Totalitários, principalmente o Nazismo, uma ideologia racista,
excludente que desprezava totalmente as liberdades individuais e os Direitos
Humanos. O nosso roteiro dessa semana vai trazer reflexões sobre o Nazismo, suas características, e
o holocausto.
Quem não conseguiu assistir a aula do Centro de Mídias ou quiser
rever, pode acessá-la pelo no canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=B-I2NbuTpGs&t=2144s. Façam anotações do que acharem importante e
respondam as atividades que o professor propor no Caderno do Aluno. Vamos para nossa sequência de
atividades da semana:
1° passo:
Assista a teleaula sobre os regimes totalitários:
Aprofunde seus estudos navegando pela internet. Tem um
site muito bom sobre o Nazismo, holocausto, extermínio dos judeus... https://encyclopedia.ushmm.org/pt-br
É
um acervo riquíssimo. Vale a pena conhecer!
Acho que estou com saudades dos esquemas cheios de
setinhas em nossas aulas, por isso fiz esse para vocês. Coloque-o no caderno,
pois vai ajudá-los para um melhor contextualização do assunto.
2º passo: Assista o vídeo: Desenho proibido da Wall Disney.
Esse desenho é muito bom, faz uma crítica a
ideologia nazista. O curta-metragem acompanha a história de Hans, um
garoto alemão,
desde seu nascimento. É mostrado como Hans é influenciado na escola a pensar de
acordo com a doutrina nazista.
Vale a pena observar no vídeo: A versão da história da Bela adormecida
ensinada para Hans, Discurso de seleção natural das espécies defendida pelo
professor A juventude hitlerista A queima de livros Nacionalismo Endeusamento a
Hitler. Faça sua apreciação critica do desenho no seu caderno
Agora: Observe a foto. Depois faça o que se
pede:
3º passo:
Assista o depoimento do
único brasileiro sobrevivente ao holocausto
Leia o Trecho
do livro do Diário de Anne Frank
“Depois de maio
de 1940 (quando os alemães chegaram à Holanda), os bons tempos foram poucos e
muito espaçados (...) foi então que começaram os problemas para os
judeus. Nossa liberdade foi seriamente
restringida com uma série de decretos antissemitas: os judeus deveriam usar
uma estrela amarela; os judeus eram proibidos de andar nos bondes; os judeus
eram proibidos de andar de carro, mesmo que fossem carros deles; os judeus
deveriam fazer suas compras entre três e cinco da tarde; os judeus só
deveriam frequentar barbearias e salões de beleza de proprietários judeus; os
judeus eram proibidos de sair às ruas entre oito da noite e seis da manhã; os
judeus eram proibidos de frequentar piscinas, quadras de tênis, campos de
hóquei ou qualquer outro campo de atletismo; os judeus eram proibidos de
ficar em seus jardins ou nos de amigos depois das oito da noite; os judeus
eram proibidos de visitar casas de cristãos; os judeus deveriam frequentar
escolas judias, etc. Você não podia fazer isso, nem aquilo, mas a vida
continuava. Jacque sempre me dizia: “Eu não ouso fazer mais nada, porque
tenho medo de que não seja permitido”
|
Antissemita:
aversão, ódio aos judeus
|
Anne
Frank, filha mais nova de uma família judia alemã que migrou para a Holanda.
Anne escreveu um diário entre junho de 1942 e agosto de 1944, enquanto esteve
escondida no anexo secreto em que vivia com sua família e mais quatro pessoas.
A redação do diário foi interrompida quando moradores do esconderijo foram
denunciados e presos pelos nazistas.
a) Segundo
o fragmento de texto, quais eram as restrições impostas aos judeus?
b) Em
sua opinião, quais direitos humanos que os nazistas desrespeitaram ao
defenderem a raça ariana e exterminarem judeus.
c) Você
conhece pessoas que são perseguidas ou discriminadas por sua cor, origem ou
nacionalidade? O que você pensa sobre isso?
Bons estudos!
Fazer as
atividades no caderno...
As devolutivas
desta atividade serão feitas via whatsapp ou plantão de dúvida
Sem comentários:
Enviar um comentário