segunda-feira, 6 de julho de 2020

Língua Portuguesa (06 a 10/07) - 8º C, D, E e F (Prof. Dr. Áureo)


Conteúdo/Tema: O futuro da educação
Objetivo (s): Retomar e desenvolver atividade de leitura referente ao gênero Artigo de Opinião.
Habilidade (s): EF69LP25 (Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas; EF69LP27 ( Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido).



Olá, pessoal, tudo bem? Para a gente encerrar o assunto sobre artigo de opinião, vamos recorrer a uma atividade do nosso livro didático. Para essa semana, vamos praticar a leitura e a compreensão do texto. Na próxima semana, trabalharemos, mais especificamente, os aspectos linguísticos do texto. Antes de passarmos para a parte da análise linguística do texto, o professor apresentará a correção dessa atividade, provavelmente em um vídeo (online ou mesmo gravada). Até, por favor, leiam o texto e respondam às questões que seguem. Abraços fraternos do Prof. Áureo.


Para começar:

1.      Que futuro para a educação brasileira você deslumbra?
2.      Em sua opinião, para que serve tudo que você aprende na escola? Explique.
3.      O que você imagina que vai ser discutido no artigo de opinião a seguir?


O futuro da educação

Emerson dos Santos (Diretor geral da Editora Positivo 03/07/2017)

Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.
E a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual. No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
Vencida a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir significativamente para a transformação do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos para um mundo melhor.

Por dentro do texto

1.      Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação” e responda:

a)      Uma questão controversa é aquela que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema específico. Nesse sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?
b)      Qual é a tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa? Você concorda com ele? Por quê?
c)      Segundo o autor, qual é o principal desafio da escola?

2.      Releia o trecho a seguir e responda:

O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.


a)      Pesquise no dicionário as palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados que mais se relacionam ao contexto.
b)      Explique por que o autor coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efeito e transmitir conhecimento nesse argumento.
c)      Em sua opinião, como seria possível garantir um processo de aprendizagem mais efetivo na prática? Exemplifique.
d)      Segundo o autor, quais seriam os papéis do professor e da escola para uma aprendizagem mais efetiva?
e)      O que seria, na prática, o aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela escola? Exemplifique.

3.      Leia as informações do quadro a seguir sobre o gênero textual artigo de opinião.

O artigo de opinião é um gênero textual cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma determinada ideia, influenciá-lo ou transformar seus valores a favor de uma posição assumida (tese). Para tanto, o autor se utiliza de argumentos e contra-argumentos para sustentar, refutar ou negociar diferentes sentidos sobre a questão controversa apresentada.

Esse gênero é publicado em jornais e revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais de notícias. No entanto, suas opiniões não refletem, geralmente, aa linha editorial, mas são de responsabilidade de quem o assina.


Em relação ao artigo de opinião “O futuro da educação”, responda:

a)      Quais argumentos lhe convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.
b)      De quais argumentos você discorda? Explique.
c)      Com quais argumentos você concorda parcialmente e poderia considerar em determinada situação? Explique.
d)      Quem assina o texto? O que o legitima a escrever sobre a “educação”?  Explique

4.      Releia o trecho a seguir e responda:

O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual.

a)      O interacionismo é uma concepção de educação. Pesquise e selecione informações e produza uma definição sobre interacionismo.
b)      Compare as informações pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre interacionismo na educação.
c)      O que você achou desse conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as relações de aprendizagem são interacionistas? Explique.
d)      O autor deveria ter citado a fonte das definições apresentadas sobre interacionismo? Por quê?
e)      Qual pode ser a consequência, na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um artigo de opinião? Explique.

5.      Releia o último parágrafo. Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua tese?
6.      Os argumentos e a conclusão colocados por ele podem ser considerados uma resposta à controversa questão sobre o futuro das próximas gerações e o melhor caminho para chegar bem a esse futuro? Dê sua opinião.

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