Conteúdo/Tema: O futuro da
educação
Objetivo (s): Retomar e desenvolver atividade de leitura referente ao gênero Artigo de
Opinião.
Habilidade (s): EF69LP25 (Posicionar-se
de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados
da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e
defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas
alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto,
valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas; EF69LP27
( Analisar a forma
composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a
gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos
(posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações
previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação,
posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas
de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas)
e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos
pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais
adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido).
Olá,
pessoal, tudo bem? Para a gente encerrar o assunto sobre artigo de opinião,
vamos recorrer a uma atividade do nosso livro didático. Para essa semana, vamos
praticar a leitura e a compreensão do texto. Na próxima semana, trabalharemos,
mais especificamente, os aspectos linguísticos do texto. Antes de passarmos
para a parte da análise linguística do texto, o professor apresentará a
correção dessa atividade, provavelmente em um vídeo (online ou mesmo gravada).
Até, por favor, leiam o texto e respondam às questões que seguem. Abraços
fraternos do Prof. Áureo.
Para
começar:
1.
Que
futuro para a educação brasileira você deslumbra?
2. Em sua opinião, para que serve tudo
que você aprende na escola? Explique.
3. O que você imagina que vai ser
discutido no artigo de opinião a seguir?
O
futuro da educação
Emerson dos Santos
(Diretor geral da Editora Positivo 03/07/2017)
Você, com certeza, já se pegou
perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos
levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os
olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma
coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação
como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve
ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa
sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o
processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas
transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia
norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais,
sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.
E a evolução da educação deve seguir o
princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O
interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a
partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do
conhecimento. O processo educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual.
No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem
de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas
crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e
educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a
importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito
além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
Vencida a etapa do Ensino Superior, existe
uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais
condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e
expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir
significativamente para a transformação do mundo. Nossa sociedade exige
mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava
anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da
universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do
indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é
necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso
crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e
para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e
confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não
existem e cidadãos para um mundo melhor.
Por dentro do texto
1. Releia
o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação” e responda:
a) Uma
questão controversa é aquela que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou
reflexões acerca de um tema específico. Nesse sentido, qual é a questão
controversa apresentada no artigo de opinião?
b) Qual
é a tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão
controversa? Você concorda com ele? Por quê?
c) Segundo
o autor, qual é o principal desafio da escola?
2. Releia
o trecho a seguir e responda:
O desafio atual é garantir que o
processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa
apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um
guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades
intelectuais, sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.
|
a) Pesquise
no dicionário as palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados
que mais se relacionam ao contexto.
b) Explique
por que o autor coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efeito e transmitir conhecimento nesse
argumento.
c) Em
sua opinião, como seria possível garantir um processo de aprendizagem mais
efetivo na prática? Exemplifique.
d) Segundo
o autor, quais seriam os papéis do professor e da escola para uma aprendizagem
mais efetiva?
e) O
que seria, na prática, o aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e
políticas dos alunos pela escola? Exemplifique.
3. Leia
as informações do quadro a seguir sobre o gênero textual artigo de opinião.
O artigo de opinião é um gênero textual
cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma determinada ideia, influenciá-lo
ou transformar seus valores a favor de uma posição assumida (tese). Para
tanto, o autor se utiliza de argumentos e contra-argumentos para sustentar,
refutar ou negociar diferentes sentidos sobre a questão controversa
apresentada.
Esse gênero é
publicado em jornais e revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais de notícias. No entanto, suas opiniões não
refletem, geralmente, aa linha editorial, mas são de responsabilidade de quem
o assina.
|
Em relação ao artigo de
opinião “O futuro da educação”, responda:
a) Quais
argumentos lhe convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.
b) De
quais argumentos você discorda? Explique.
c) Com
quais argumentos você concorda parcialmente e poderia considerar em determinada
situação? Explique.
d) Quem
assina o texto? O que o legitima a escrever sobre a “educação”? Explique
4.
Releia o trecho a seguir e responda:
O interacionismo valoriza a bagagem que
cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade
que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo
torna-se assim mais adequado ao mundo atual.
|
a) O
interacionismo é uma concepção de educação. Pesquise e selecione informações e
produza uma definição sobre interacionismo.
b) Compare
as informações pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre
interacionismo na educação.
c) O
que você achou desse conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as
relações de aprendizagem são interacionistas? Explique.
d) O
autor deveria ter citado a fonte das definições apresentadas sobre
interacionismo? Por quê?
e) Qual
pode ser a consequência, na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um
artigo de opinião? Explique.
5. Releia
o último parágrafo. Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua
tese?
6.
Os argumentos e a conclusão colocados por
ele podem ser considerados uma resposta à controversa questão sobre o futuro
das próximas gerações e o melhor caminho para chegar bem a esse futuro? Dê sua
opinião.
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