quarta-feira, 8 de julho de 2020

Arte (06 a 10/07) - 8º A e B (Profª Ana Cláudia)


Conteúdo/tema:  Elementos constitutivos do movimento

Objetivo: Explorar elementos constitutivos do movimento.
Habilidades: (EF008AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Estratégias: Pesquisa, apreciação e registro.

OLÁ ALUNOS DO 8º ANO!!! NESSA SEMANA VAMOS APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO, JÁ QUE O NOSSO TEMA DESSE BIMESTRE É DANÇA.

VAMOS COMEÇAR!!

1º VAMOS CONHECER QUAIS SÃO ESSES ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO:

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

Leia com atenção!

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.


TODOS ESSES ELEMENTOS SERVEM PARA COMPREENDERMOS O MOVIMENTO TANTO AQUELES DANÇADOS QUANTO OS COTIDIANOS


2º AS DANÇAS TAMBÉM SÃO CLASSIFICADAS DE ACORDO COM SUA:



APRECIAÇÃOAgora que você já sabe quais são alguns elementos do movimento e classificação da dança VAMOS OBSERVÁ-LOS assistindo o vídeo de uma apresentação de XAXADO (matriz indígena).

OBS: Para conseguir realizar a atividade seguinte você deve assistir e observar com bastante atenção o vídeo!!!

ATIVIDADE:  DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO DO XAXADO E DE ACORDO COM O QUE APRENDEMOS responda:
1-      Preencha o quadro  (copie em seu caderno de arte)
DANÇA
PESO
(movimentos leves ou firmes?)
TEMPO
(ritmos lentos, rápidos ou moderados)
QUANTO A ORIGEM
(folclórica, étnica ou cerimonial)
QUANTO AO MODO
(individual, par ou grupo)
QUANTO A FINALIDADE
(performática ou coreografada)



XAXADO














2-      PESQUISE sobre o XAXADO, sua origem , características, instrumentos, figurino usado, etc...( em seu caderno de arte)


ORIENTAÇÕES:
- Leia os textos
- Observe as imagens
- Assista o vídeo
- Copie e responda as questões e a pesquisa em seu caderno de arte
- Essa atividade será avaliada quando retornarmos, portanto NÃO precisa ser enviada ou entregue na escola, MAS VOCÊ DEVE REALIZÁ-LA pois esse conteúdo será cobrado na avaliação bimestral.




Sem comentários:

Enviar um comentário