Conteúdo/tema: Elementos constitutivos do movimento
Objetivo:
Explorar
elementos constitutivos do movimento.
Habilidades:
(EF008AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço)
como elementos que combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Estratégias:
Pesquisa,
apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS DO 8º ANO!!!
NESSA SEMANA VAMOS APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO, JÁ QUE O NOSSO TEMA DESSE BIMESTRE É DANÇA.
VAMOS
COMEÇAR!!
1º VAMOS CONHECER QUAIS SÃO ESSES ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O
MOVIMENTO:
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e
sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações,
dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
Leia com atenção!
ESPAÇO – É
no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO
– São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O
peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas
qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes”
(resistentes).
TEMPO – É
o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
|
TODOS ESSES ELEMENTOS
SERVEM PARA COMPREENDERMOS O MOVIMENTO TANTO AQUELES DANÇADOS QUANTO OS
COTIDIANOS
2º AS DANÇAS TAMBÉM SÃO CLASSIFICADAS DE ACORDO COM SUA:
APRECIAÇÃO:
Agora que você já
sabe quais são alguns elementos do movimento e classificação da dança VAMOS OBSERVÁ-LOS
assistindo o vídeo de uma apresentação de XAXADO (matriz
indígena).
OBS: Para conseguir
realizar a atividade seguinte você deve assistir e observar com bastante
atenção o vídeo!!!
ATIVIDADE:
DEPOIS DE ASSISTIR O
VÍDEO DO XAXADO E DE ACORDO COM O QUE APRENDEMOS responda:
1-
Preencha o quadro (copie em seu caderno de arte)
DANÇA
|
PESO
(movimentos
leves ou firmes?)
|
TEMPO
(ritmos
lentos, rápidos ou moderados)
|
QUANTO A ORIGEM
(folclórica,
étnica ou cerimonial)
|
QUANTO AO MODO
(individual,
par ou grupo)
|
QUANTO A FINALIDADE
(performática
ou coreografada)
|
XAXADO
|
|
|
|
|
|
2-
PESQUISE
sobre o XAXADO, sua origem , características,
instrumentos, figurino usado, etc...( em seu caderno de arte)
ORIENTAÇÕES:
- Leia os textos
- Observe as
imagens
- Assista o
vídeo
- Copie e
responda as questões e a pesquisa em seu caderno de arte
- Essa atividade
será avaliada quando retornarmos, portanto NÃO
precisa ser enviada ou entregue na escola, MAS VOCÊ
DEVE REALIZÁ-LA pois esse conteúdo será cobrado na avaliação
bimestral.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário