domingo, 5 de julho de 2020

Educação Física (15/06 a 30/07) - 8º A, B, C, D, E e F (Prof. Mauricio e Profª Maria Cristina)


Tema: Lutas - Judô

Duração: 6 aulas
Habilidades: Experimentar e fazer fluir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
Objetivos: Conhecer a história do Judô; Identificar a importância da saudação nessa luta; Experimentar alguns movimentos (saudação). 

Atividade 1:


História do Judô


O estilo Takenouchi-ryu fundado em 1532 é considerado a origem do estilo Ju-Jutsu japonês. O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.

Disponível em:
https://cbj.com.br/historia_do_judo/#:~:text=A%20Confedera%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20de%20Jud%C3%B4,conquistou%20a%20primeira%20medalha%20ol%C3%ADmpica.&text=O%20Campeonato%20Mundial%20de%20Jud%C3%B4,em%201965%2C%202007%20e%202013.

Responda:

1. Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Se sim, qual?

2. Você conhece as regras específicas de alguma luta? Se sim, quais são elas, se não, pesquise as regras do judô.

Atividade 2:
Jigoro Kano

Código Moral

Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:

- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.


Disponível em:
https://cbj.com.br/historia_do_judo/#:~:text=A%20Confedera%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20de%20Jud%C3%B4,conquistou%20a%20primeira%20medalha%20ol%C3%ADmpica.&text=O%20Campeonato%20Mundial%20de%20Jud%C3%B4,em%201965%2C%202007%20e%202013.

 Responda:

1. Jigoro Kano não somente fundou um dos mais conhecidos esportes do mundo, mas também desenvolveu uma filosofia baseada no princípio ippon-shobu (luta pelo “golpe perfeito") e um código moral.  Explique no que consiste o princípio do ippon-shobu.

2. Qual a importância da saudação no Judô?

Atividade 3:


A imigração japonesa foi o fator mais importante para o surgimento do judô no Brasil. A influência exercida por lutadores profissionais representantes de diversas escolas de ju-jutsu japonês também contribuiu para o desenvolvimento do judô. O início do judô no Brasil ocorreu sem instituições organizadoras. Apenas na década de 1920 e início dos anos 1930 chegaram ao Brasil os imigrantes que conseguiram organizar as práticas do judô e kendô no país. Em São Paulo, destaque para Tatsuo Okoshi (1924), Katsutoshi Naito (1929), Tokuzo Terazaki (1929 em Belém e 1933 em São Paulo), Yassuishi Ono (1928), Sobei Tani (1931) e Ryuzo Ogawa (1934). Takaji Saigo e Geo Omori, ambos com vínculo na Kodokan, chegaram a abrir academias em São Paulo na década de 1920, porém, essa atividade não teve continuidade. Na década de 1930 Omori foi instrutor na Associação Cristã de Moços no Rio de Janeiro e, posteriormente, se radicou em Minas Gerais. No norte do Paraná, nas cidades de Assaí, Uraí e Londrina, o judô deu seus primeiros passos com Sadai Ishihara (1932) e Shunzo Shimada (1935). Os primeiros professores a chegarem ao Rio de Janeiro, foram Masami Ogino (1934), Takeo Yano (1931), Yoshimasa Nagashima (1935-6 em São Paulo e 1950 no Rio de Janeiro) e Geo Omori, vindo de São Paulo (1930 aproximadamente).
A chegada dos primeiros professores-lutadores também deixou o seu legado. Dentre os pioneiros se destacaram, Mitsuyo Maeda e Soishiro (Shinjiro) Satake, alunos de Jigoro Kano. Eisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em 14 de novembro de 1914, entrando no país por Porto Alegre. Junto com ele chegaram Satake, Laku, Okura e Shimisu. Em 18 de dezembro de 1915 a trupe de lutadores chegou a Manaus, mas antes disso rodou o Brasil em demonstrações e desafios. Conde Koma se radicou em Belém do Pará, em 1921, enquanto Satake ficou em Manaus, onde ministrava aulas no Bairro da Cachoeirinha ainda na década de 20. Maeda fundou sua primeira academia de judô no Brasil no Clube do Remo, bairro da cidade velha. A contribuição dos imigrantes japoneses que divulgaram o judô parece ter sido mais importante do que a contribuição de Conde Koma, e seus companheiros lutadores. Da chegada do Kasato Maru ao Brasil (1908) até a Segunda Guerra Mundial, os nomes e as práticas se confundiam. Encontra-se na literatura judô, jiu-do, jujutsu, jiu-jitsu e ainda jiu-jitsu Kano, muitas vezes para designar a mesma prática. A institucionalização do esporte, inicialmente organizada pela colônia japonesa, depois sob o controle da Confederação Brasileira de Pugilismo e finalmente a criação da Confederação Brasileira de Judô foram os passos para a diferenciação das práticas de luta e a organização do judô no país.
Texto do professor Alexandre Velly Nunes.

Com base no texto responda:

1 – Quando o judô foi introduzido no Brasil?


2 – Quem foram os primeiros professores-lutadores a chegarem ao Brasil?



Registro: Pode ser entregue na escola cópia impressa ou manuscrita da atividade, ou envida no e-mail mauricioisaga@gmail.com.


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