quarta-feira, 8 de julho de 2020

Arte (06 a 10/07) - 9º A, B, C, D e E (Profª Ana Claudia)


Conteúdo/tema:  Elementos constitutivos do movimento.
Objetivo: Explorar elementos constitutivos do movimento.
Habilidades: (EF009AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea
Estratégias: Pesquisa, apreciação e registro.

OLÁ ALUNOS DO 9º ANO!!! NESSA SEMANA VAMOS APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO, JÁ QUE O NOSSO TEMA DESSE BIMESTRE É DANÇA.

VAMOS COMEÇAR!!

1º VAMOS CONHECER QUAIS SÃO ESSES ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O MOVIMENTO:

Movimento corporal quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.

Leia com atenção!

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.




2º VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS NÍVEIS EM DANÇA?

OS NÍVEIS NA DANÇA ESTÁ RELACIONADO A ALTURA DO CORPO DURANTE O MOVIMENTO DANÇADO E SÃO 3:

APRECIAÇÃO : Assista esse vídeo que ficou conhecido como “a coreografia da aranha” da bailarina russa Milena Sidorova . OBSERVE OS MOVIMENTOS  da dança que foram inspirados no movimento de uma aranha. Tenho certeza que você vai gostar!!!!


OBS: Para conseguir realizar a atividade seguinte você deve assistir e observar  com bastante atenção o vídeo!!!


ATIVIDADE: Depois de assistir o vídeo e observar os movimentos da dança responda as questões:


1-      Quais foram os NÍVEIS dançados nessa apresentação?  ( alto, médio , baixo, pode ter sido mais que um).
2-      Descreva o figurino ( roupas ) usado pela  bailarina..

3-      Em relação ao elemento PESO nessa dança, os movimentos são LEVES (suaves) ou FIRMES (fortes)?

4-      Em relação ao TEMPO os movimentos são RÁPIDO, LENTOS ou MODERADOS?

5-      Quando acontecem os movimentos de solo no vídeo? Acontecem rolamentos?

6-      Há momentos específicos de uso da força?

7-      Os gestos apresentados nos vídeos se assemelham a situações do cotidiano? Quais gestos?

ORIENTAÇÕES:
- Leia os textos
- Observe as imagens
- Assista o vídeo
- Copie e responda as questões em seu caderno de arte
- Essa atividade será avaliada quando retornarmos, portanto NÃO precisa ser enviada ou entregue na escola, MAS VOCÊ DEVE REALIZÁ-LA pois esse conteúdo será cobrado na avaliação bimestral.




Sem comentários:

Enviar um comentário