Atividade
Responda às questões, fotografe e envie no
privado. (99763 9842)
As
questões propostas ajudarão o aluno a
compreender os textos, com pistas e
check list das práticas de leitura:
Para ler atente-se a:
·
Imagem – veja o qual a ideia que a imagem do texto traz;
·
Título - Qual a relação entre a imagem e o título;
·
Skimming - Fazer a leitura das palavras (transparente words) –
aquelas parecidas com a língua portuguesa. – Além de aproveitar o conhecimento
prévio, cumulativo, estruturado no decorrer de toda a vida;
·
A leitura específica de algumas palavras em
letras maiúsculas e numerais além de siglas devem receber atenção conforme a
necessidade, veja se esses dados e nomes influenciam demasiadamente na leitura;
·
Links textuais –
Existe uma sequencia de palavras que apresentam
em mais de 90% doas textos, são
os chamados links textuais (no , em, para, que, na , de , neste, com , por , pelo, o , a , ou, e, mas,
ainda, assim, então, quando, o qual ) caso não conheça o aluno deverá fazer uma lista a partir desse
check list;
·
Fazer uma lista
de palavras que realmente são desconhecidas;
·
Ler o texto mais
uma vez, agora fragmentando os parágrafos conforme colorido, e observando a
relevância das informações contidas nele;
·
Ler as questões e perceber as pistas contidas nelas
para a compreensão geral e específica do
texto;
·
Leia a fonte de onde partiu, onde e quando foi
publicado, porque seria publicado tal texto.
j
Questões:
a partir do check list de práticas
leitoras feito previamente pelo professor o
aluno deverá responder as
questões:
1)
O texto trata -se de:
( ) artigo cientifico ( ) notícia do cotidiano de um jornal local
( ) Um relato
( ) dados estatístico
representado gênero tabela
2)
Você é capaz de diferencia de onde partiu o texto e
onde foi publicado?
3)
A que se trata os números:
78%
|
|
21%
|
|
8%
|
|
6%
|
|
5%
|
|
4)
Escolha uma das partes coloridas do texto e
explique-me o que ele exatamente aborda.
5)
Algumas
áreas podem ser mais afetadas devido a
proximidades dessas áreas com a origem do Tsunami, distanciamento da costa... retire do texto
esse fragmento:
6)
Quantos Tsunamis houve entre 1900 e 2015, e onde
eles mais se reincidiram?
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