segunda-feira, 6 de julho de 2020

Matemática (06 a 10/07) - 8º E e F (Profª Vanderleia)


Conteúdo/Tema: Sequências Numéricas e Proporcionalidade direta e inversa

 Objetivo(s): Identificar a regularidade de uma sequência numérica e representar sua lei de formação; Variação de grandezas: diretamente proporcionais inversamente proporcionais e não proporcional; Identificar grandezas diretamente e inversamente proporcional;
Habilidade(s):  Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes; Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Atividade a ser realizada: Com base nas aulas do Centro de Mídia SP, e atividades enviadas até agora, fazer as atividades da apostila sobre Sequências e Proporção direta e inversa. Caso tenha resolvido algum exercício da apostila, NÃO precisa fazer novamente, pois nas aulas  do Canal eles resolvem alguns. Não se esqueçam de me enviar as atividades, pode ser por watts (privado), ou e-mail (van.chioka.2016@gmail.com). Caso o exercício não caiba na apostila, PODE FAZER NO CADERNO. E em caso de dúvidas me mandem mensagem, obrigada.

Situação de aprendizagem 3:

Atividade 1: (1.1  ;  1.2  ; 1.3)

Atividade 2: (2.1  ; 2.2  ;  2.3 ;  2.4 ; 2.5  ;  2.6 ; 2.7)

Situação de aprendizagem 4:

Atividade 1: ( 1.1  ;  1.2  ; 1.3 ;  1.4  ;  1.5  ;  1.6  ;  1.7)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Questão 1) Em cada uma das situações  seguintes, há a variações de  grandezas envolvidas.

- A idade de uma pessoa e seu peso.
- Números de pãezinhos comprados e o preço pago por eles.
- O lado de um quadrado e seu perímetro.
4°- O tempo e a velocidade de um carro para percorrer uma dada distância.
                                                         
A professora pediu aos seus alunos que classificassem estas relações de dependência e a dupla Maria e Pedro, respondeu da seguinte forma:

1°) Não proporcionais
2°) diretamente proporcionais
3°) inversamente proporcional
4°) inversamente proporcional

Quando a professora corrigiu observou que:

a) a dupla de alunos acertou todas as respostas.
b) a dupla de alunos errou apenas a resposta da 1° situação.
c) a dupla de alunos errou apenas a resposta da 3°.
d) a dupla de alunos errou apenas a resposta da 4° situação.

Questão 2) Considere as afirmações a seguir:

I) - um pedreiro leva 1 hora para construir um muro. Para construir três muros, considerando o mesmo ritmo de trabalho, ele levara 3 horas.
II) - Um atleta percorre 12 km em 1 hora. Portanto em 5 horas, ele percorrera 120 km.
III - Um automóvel em 1 hora percorre 80 km em velocidade constante. Mantendo a mesma velocidade, após 3 horas ele terá percorrido 240 km.
IV - Uma pessoa leu 2 livros na semana passada. E dois meses ela lerá 18 livros.

Há proporcionalidade entre as grandezas envolvidas, apenas nas afirmações.
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) III e IV

Questão 3) Despejando -se 2 Litros de suco em um recipiente cilíndrico, obtêm-se uma altura de 3cm, Que altura (h) mínima esse recipiente cilíndrico deveria ter para comportar um volume de 5 litros?

A) h= 4,0 cm.
B) h = 6,0 cm.
C) h = 7,5 cm.
D) h = 8,5 cm.

Questão 4:  Diga se é diretamente ou inversamente proporcional:

a) Número de pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu comprimento, sendo a largura constante.
c) Número de erros em uma prova e a nota obtida.
d) Número de operários e o tempo necessário para eles construírem uma casa.

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