Conteúdo/Tema:
Sequências Numéricas e Proporcionalidade direta e inversa
Objetivo(s): Identificar a regularidade
de uma sequência numérica e representar sua lei de formação; Variação de
grandezas: diretamente proporcionais inversamente proporcionais e não
proporcional; Identificar grandezas diretamente e inversamente proporcional;
Habilidade(s): Identificar a regularidade de uma sequência
numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que
permita indicar os números seguintes; Resolver e elaborar situações-problema
que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de
estratégias variadas.
Atividade a ser
realizada: Com base nas aulas do Centro de Mídia
SP, e atividades enviadas até agora, fazer as atividades da apostila sobre
Sequências e Proporção direta e inversa. Caso tenha resolvido algum exercício
da apostila, NÃO precisa fazer
novamente, pois nas aulas do Canal eles resolvem
alguns. Não se esqueçam de me enviar as atividades, pode ser por watts
(privado), ou e-mail (van.chioka.2016@gmail.com).
Caso o exercício não caiba na apostila,
PODE FAZER NO CADERNO. E em caso de
dúvidas me mandem mensagem, obrigada.
Situação
de aprendizagem 3:
Atividade 1: (1.1 ;
1.2 ; 1.3)
Atividade 2: (2.1 ; 2.2
; 2.3 ; 2.4 ; 2.5
; 2.6 ; 2.7)
Situação
de aprendizagem 4:
Atividade 1: ( 1.1 ;
1.2 ; 1.3 ; 1.4 ; 1.5
; 1.6 ; 1.7)
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Questão 1)
Em cada uma das situações seguintes, há
a variações de grandezas envolvidas.
1°
- A idade de uma pessoa e seu peso.
2°
- Números de pãezinhos comprados e o preço pago por eles.
3°
- O lado de um quadrado e seu perímetro.
4°-
O
tempo e a velocidade de um carro para percorrer uma dada distância.
A professora pediu aos
seus alunos que classificassem estas relações de dependência e a dupla Maria e
Pedro, respondeu da seguinte forma:
1°)
Não proporcionais
2°)
diretamente proporcionais
3°)
inversamente proporcional
4°)
inversamente proporcional
Quando a professora
corrigiu observou que:
a) a dupla de
alunos acertou todas as respostas.
b) a dupla de
alunos errou apenas a resposta da 1° situação.
c) a dupla de alunos
errou apenas a resposta da 3°.
d) a dupla de
alunos errou apenas a resposta da 4° situação.
Questão
2) Considere as afirmações a seguir:
I) - um pedreiro
leva 1 hora para construir um muro. Para construir três muros, considerando o
mesmo ritmo de trabalho, ele levara 3 horas.
II) - Um atleta
percorre 12 km em 1 hora. Portanto em 5 horas, ele percorrera 120 km.
III - Um automóvel
em 1 hora percorre 80 km em velocidade constante. Mantendo a mesma velocidade,
após 3 horas ele terá percorrido 240 km.
IV - Uma pessoa
leu 2 livros na semana passada. E dois meses ela lerá 18 livros.
Há
proporcionalidade entre as grandezas envolvidas, apenas nas afirmações.
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) III e IV
Questão
3) Despejando -se 2 Litros de suco em um recipiente
cilíndrico, obtêm-se uma altura de 3cm, Que altura (h) mínima esse recipiente
cilíndrico deveria ter para comportar um volume de 5 litros?
A) h= 4,0 cm.
B) h = 6,0 cm.
C) h = 7,5 cm.
D) h = 8,5 cm.
Questão
4: Diga
se é diretamente ou inversamente proporcional:
a) Número de
pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá
consumir.
b) A área de um
retângulo e o seu comprimento, sendo a largura constante.
c) Número de erros
em uma prova e a nota obtida.
d) Número de
operários e o tempo necessário para eles construírem uma casa.
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