Conteúdo/Tema:
Os
processos de independência nas Américas (Aula 3)
Objetivo (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de
governo neles adotadas.
Habilidade (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de
governo neles adotadas.
Estratégia: Atividade no caderno do aluno, leitura, interpretação,
pesquisa e questionário do google formulário.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Leia com atenção as
instruções abaixo para realizar as atividades: Vamos agora estudar!
Primeira instrução: Vocês
devem assistir às aulas de História do centro de mídia, realizando anotações
no caderno do assunto que abordaram.
Segunda
instrução: Queridos alunos, não vou realizar a correção das atividades da apostila
vou corrigir no retorno, já a do formulário ainda estou esperando respostas e
essa semana vou colocar novamente para quem não fez.
Terceira instrução: vamos para atividade dessa semana:
Primeiro passo: Hoje vamos realizar uma pesquisa, na qual
devem colocar as respostas na tabela abaixo faça no seu caderno:
Países
da
|
Ano
da
|
Protagonistas
|
Quem
|
Fim
da
|
América
|
independência
|
da
|
participou da
|
revolta?
|
Latina
|
independênci
|
revolta?
|
||
a
|
||||
(libertadores)
|
||||
Brasil
|
||||
México
|
||||
Haiti
|
||||
Venezuela
|
||||
Argentina
|
Terceiro
passo: Observe a imagem e realize uma pesquisa
em seu caderno sobre a
mesma e não esquecendo de dizer o que a mesma representa na história.
Mão- Memorial America latina- Oscar
Niemeyer. Quarto passo: Realize uma
pesquisa sobre Criollos e Chapetones.(Caderno)
Quinto passo: Essa semana estarei disponibilizando no grupo um questionário do google formulário em que deverão responder o questionário, essa atividade é avaliativa com valor de 2 pontos na média, as questões e de acordo com as atividades trabalhadas agora no segundo bimestre. Salientando
que é a segunda atividade avaliativa do
que estamos estudando.
Para aprofundar o conhecimento
Revolucionário sul-americano nascido em Caracas, no
Vice-Reinado de Nova Granada, posteriormente Venezuela, que dedicou sua vida à
luta contra a presença espanhola na América do Sul. Filho de família ilustre e
abastada, fazendeiros de origem espanhola, tornou-se órfão aos nove anos e foi
entregue a um tio, Carlos Palacios, e aos cuidados maternais de uma negra,
Hipólita, a quem dedicou afeição filial. Foi educado sob os cuidados de Simón
Carreño Rodríguez (1771-1854), pedagogo revolucionário, que lhe infundiu o amor
à liberdade. Viajou para a Espanha (1799), para completar seus estudos. Após
visitar México, Havana e Paris, chegou a Madri, onde casou-se (1801) com uma
nobre, Maria Teresa del Toro y Alaysa, que infelizmente morreu em Caracas, um
ano depois. Iniciou (1804) nova viagem pelos Estados Unidos e Europa e, em
Paris, assistiu à coroação de Napoleão
I, e aproximou-se das doutrinas de Rousseau, Montesquieu e Voltaire, e conheceu
Alexander von Humboldt.
Disponível em: h ttps://brasilescola.uol.com.br/biografia/simon-bolivar.htm
Mita e encomienda
Mita e encomienda foram modos encontrados pelos espanhóis durante a colonização da América para atribuir
trabalho compulsório aos nativos americanos.
Prezado aluno,
Para desenvolver a atividade avaliativa relacionada a esse conteúdo, clique abaixo:
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