Conteúdo/Tema: Os processos de
independência nas Américas parte III
Objetivo (s): Refletir
acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando
suas atuações e influencias nas lutas pela independência no Brasil e na América
Latina.
Habilidade (s): Identificar
e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos
nas lutas de independência no Brasil, na América Espanhola e no Haiti.
E-mail p/ envio das atividades:
profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando continuidade nas atividades,
utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP
(Centro de Mídias de São Paulo). A matéria dessa semana da continuação a
temática já abordada, que são os processos de independência nas Américas, desde
as invasões napoleônicas juntamente com os ideais iluministas que ajudaram a
criar um contexto de insatisfação dentro das colônias americanas, até culminar
nas revoluções de independência, processo que se deu tanto na América espanhola
quanto na portuguesa.
Leia
com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anote os
trechos que julgar mais importantes
Processos
de independência nas Américas
A independência do Brasil
compartilhada com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que
ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808. Esse
processo de independência dos países da América latina é influenciado pelo
clima politico e intelectual do movimento iluminista que ocorreria na Europa e alcançou
as classes mais ricas das colônias.
Processo
de Independência nas Américas:
·
Europa enfraquecida com a chamada “Era das
Revoluções”.
·
Colônias sentiram que seria a hora certa
para lutar pela sua independência;
·
Espanha toma pelo exército francês de Napoleão,
que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França
se tornasse a maior potência europeia;
Grupos
sociais
Os
dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência
espanhola foram os dois que tinham interesses opostos nestes processos
revolucionários: os espanhóis e os criollos.
Chapetones
–
Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial;
ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis á Coroa, de modo que lutaram
contra as tentativas de independência.
Criollos
–
Eram filhos de espanhóis nascidas na América, que cuidavam da produção
mercantil; os brancos descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os
proprietários de grandes terras.
Os
povos indígenas – Submetidos á mita e a encomienda
(“troca” de instrução cristã), especialmente que a tornava subordinada ao
colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços. E eram submetidos a
mita, forma de organizar o trabalho nas minas locais com
extração de metais ,e a ecomienda, os indígenas ficavam sob a
supervisão do encomendeiro, que gerenciava os trabalho dos
indígenas também nas minas, e em tronca
dos trabalhos os indígenas poderiam ter catequese e educação, ou seja, uma
introdução da cultura espanhola e católica na vida dos indígenas.
Atividades
01
– Pontue 3 processos de Independência da América Latina.
02
– O processo de independia das colônias espanholas é marcado por dois grupos
sociais, cite o nome desses dois grupos e explique a importância de cada um no
processo de independência.
03
– Realize uma pesquisa a cerca das condições dos indígenas no contexto de
independência espanhola. Qual tipo de trabalho eles desempenhavam e qual era
seu lugar na sociedade.
04
– Na sua perspectiva qual a importância dos países da América Latina desenvolverem
laços econômicos, políticos e culturas mais integrados.
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