quarta-feira, 8 de julho de 2020

História (06 a 10/07) - 8º B (Prof. Marcio)


Conteúdo/Tema: Os processos de independência nas Américas parte III

Objetivo (s): Refletir acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influencias nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina.
Habilidade (s): Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América Espanhola e no Haiti.

E-mail p/ envio das atividades: profmarcioativ@gmail.com

Introdução:

Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). A matéria dessa semana da continuação a temática já abordada, que são os processos de independência nas Américas, desde as invasões napoleônicas juntamente com os ideais iluministas que ajudaram a criar um contexto de insatisfação dentro das colônias americanas, até culminar nas revoluções de independência, processo que se deu tanto na América espanhola quanto na portuguesa.

Leia com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anote os trechos que julgar mais importantes

Processos de independência nas Américas
            A independência do Brasil compartilhada com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808. Esse processo de independência dos países da América latina é influenciado pelo clima politico e intelectual do movimento iluminista que ocorreria na Europa e alcançou as classes mais ricas das colônias.
Processo de Independência nas Américas:
·         Europa enfraquecida com a chamada “Era das Revoluções”.
·         Colônias sentiram que seria a hora certa para lutar pela sua independência;
·         Espanha toma pelo exército francês de Napoleão, que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França se tornasse a maior potência europeia;
Grupos sociais
Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola foram os dois que tinham interesses opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.
Chapetones – Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial; ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis á Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.
Criollos – Eram filhos de espanhóis nascidas na América, que cuidavam da produção mercantil; os brancos descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os proprietários de grandes terras.
Os povos indígenas – Submetidos á mita e a encomienda (“troca” de instrução cristã), especialmente que a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços. E eram submetidos a mita, forma de organizar o trabalho nas minas locais com extração de metais ,e a ecomienda, os indígenas ficavam sob a supervisão do encomendeiro, que gerenciava os trabalho dos indígenas também nas minas,  e em tronca dos trabalhos os indígenas poderiam ter catequese e educação, ou seja, uma introdução da cultura espanhola e católica na vida dos indígenas.


Atividades


01 – Pontue 3 processos de Independência da América Latina.

02 – O processo de independia das colônias espanholas é marcado por dois grupos sociais, cite o nome desses dois grupos e explique a importância de cada um no processo de independência.

03 – Realize uma pesquisa a cerca das condições dos indígenas no contexto de independência espanhola. Qual tipo de trabalho eles desempenhavam e qual era seu lugar na sociedade.

04 – Na sua perspectiva qual a importância dos países da América Latina desenvolverem laços econômicos, políticos e culturas mais integrados.

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