domingo, 5 de julho de 2020

Ciências (06 a 10/07) - 6º A, B e C (Profª Vera)

Conteúdo/Tema: Vida e Evolução

Objetivo (s): Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos.
 Habilidade (s): (EF06CI06) Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.
Estratégia: Aula no CMSP, Leitura de texto e imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 2  e atividades.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro da Situação de Aprendizagem 2, caderno, caneta, lápis e borracha.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2:
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Na aula no Centro de Mídias, Das células ao Sistema – Parte1, no dia 29/06, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre os seres unicelulares, como os protozoários, que são formados por uma única célula e precisam viver independentemente com os seus limites por serem assim. São seres microscópicos porque precisam de um microscópio para serem observados. Explicou também as funções das organelas nos seres unicelulares, e lançou a seguinte pergunta: “E como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?”
Você conseguiu responder? Espero que sim, caso contrário, ele explicou muito bem o assunto e possivelmente você tenha compreendido. O professor concluiu que em seres pluricelulares, como nós seres humanos, existem diferentes grupos de células que se unem para formar diferentes tecidos que formarão diferentes órgãos que constituirão sistemas que trabalharão em conjunto.
Esse assunto é tratado no Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, da página 13 a página 15. Espero que você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.

Agora vamos fazer a leitura e corrigir as atividades que o professor deixou para vocês resolverem. Ok?? Vamos começar??


ATIVIDADE 1 – LEITURA DA IMAGEM “A PAREDE DO CORAÇÃO”O professor usou a imagem da página 13 para explicar o assunto. O órgão da imagem é de um coração humano, que é responsável por bombear nosso sangue pelo corpo e, por meio do sangue, levar gás oxigênio, nutrientes, hormônios, excretas e calor pelo organismo, respondendo assim a questão a da página 13. Podemos observar que a imagem foi recortada para poder observar as camadas que compõem esse órgão (seus tecidos e células formadoras). A parte ampliada está dividida em camadas denominadas de Pericárdio, Miocárdio e Endocárdio justamente para compreendermos sua constituição. Assim temos a resposta da questão b. O professor explicou que coração é formado por células diferentes e onde tem um grupo de células iguais, que formam um tecido e diferentes tecidos formam um órgão.


ATIVIDADE 2 - LEITURA DO TEXTO “ORGANIZANDO OS SERES VIVOS” – Com a explicação do professor, agora vai ficar mais fácil de entender o texto. Faça a leitura do texto “Organizando os seres vivos”, no caderno do aluno de Ciências, vol. 2, Parte 2, página 14.  Perceber que há uma interação entre o sistema cardiovascular, o sistema respiratório e o sistema digestório. Podemos concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas em diferentes níveis de organização e que o nosso organismo trabalha totalmente integrado, ou seja, nenhum sistema desempenha suas respectivas funções isoladamente.


ATIVIDADE 3 - SISTEMATIZANDO O CONHECIMENTO – página 14.  Ao unirmos todos os nossos sistemas notamos que teremos formado um organismo complexo.  O nosso organismo constitui-se de diversos sistemas, organizados em órgãos e constituídos de várias camadas de tecidos, formados de inúmeras unidades microscópicas chamadas de célula.


Resumindo: células ► tecidos ► órgãos ► sistemas ► organismo.           

   
Para fazer no caderno - páginas 14 e 15.

O Professor Edjoel pediu para vocês responderem as questões 1 e 2, do caderno do aluno, volume 2, Parte 2. Vamos fazer a correção?

Respostas das questões:
1-      As Figuras 1, 2, 3 e 4, são os seguintes grupos de seres vivos: Figura 1 – animal, Figura   2 -  fungo, Figura 3- protozoário e Figura 4 – bactéria. As semelhanças são: seres vivos formados por células; o animal e o fungo são seres pluricelulares; o protozoário e a bactéria são seres unicelulares. As diferenças são que os seres unicelulares são menos complexos, pois suas organelas desenvolvem as funções necessárias para o seu desenvolvimento, já os seres pluricelulares possuem organismo mais complexo formados por sistemas que interagem entre si.

2-      O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano, pois transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, chegando até as células. O sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos transformando-os em moléculas menores que serão transportadas pelo sistema cardiovascular e absorvidas pelo organismo. Assim temos a interação entre os sistemas.


Copiar no caderno de ciências ou imprimir e colar.

Uma ótima semana!


Bons estudos!

Professora Vera Lúcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário