Conteúdo/Tema: Vida
e Evolução
Objetivo (s): Identificar
os diferentes níveis de organização dos seres vivos.
Habilidade (s): (EF06CI06)
Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais),
que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.
Estratégia:
Aula no CMSP, Leitura de texto e imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 2 e atividades.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de
WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro da Situação de Aprendizagem 2, caderno,
caneta, lápis e borracha.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2:
NÍVEIS
DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Na aula no Centro de
Mídias, Das células ao Sistema – Parte1, no dia 29/06, os professores Edjoel
Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre os seres unicelulares, como os
protozoários, que são formados por uma única célula e precisam viver
independentemente com os seus limites por serem assim. São seres microscópicos
porque precisam de um microscópio para serem observados. Explicou também as
funções das organelas nos seres unicelulares, e lançou a seguinte pergunta: “E
como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?”
Você conseguiu responder?
Espero que sim, caso contrário, ele explicou muito bem o assunto e possivelmente
você tenha compreendido. O professor concluiu que em seres pluricelulares, como nós seres humanos, existem diferentes grupos de células que se
unem para formar diferentes tecidos
que formarão diferentes órgãos que constituirão sistemas que trabalharão
em conjunto.
Esse assunto é tratado no
Caderno do Aluno de Ciências, Volume 2, Parte 2, da página 13 a página 15. Espero que você
tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.
Agora vamos fazer a leitura e corrigir
as atividades que o professor deixou para vocês resolverem. Ok?? Vamos começar??
ATIVIDADE 1 –
LEITURA DA IMAGEM “A PAREDE DO CORAÇÃO” – O professor usou a imagem da página 13 para
explicar o assunto. O órgão da imagem é de um coração humano, que
é responsável por bombear nosso sangue pelo corpo e, por meio do sangue, levar
gás oxigênio, nutrientes, hormônios, excretas e calor pelo organismo,
respondendo assim a questão a da página 13. Podemos observar que a imagem foi recortada para poder observar as
camadas que compõem esse órgão (seus tecidos e células formadoras). A parte
ampliada está dividida em camadas denominadas de Pericárdio, Miocárdio e
Endocárdio justamente
para compreendermos sua constituição. Assim temos a resposta da questão b. O professor explicou que coração
é formado por células diferentes e onde tem um grupo de células iguais, que formam um tecido
e diferentes tecidos formam um órgão.
ATIVIDADE 2 - LEITURA DO TEXTO
“ORGANIZANDO OS SERES VIVOS” – Com a explicação do professor, agora
vai ficar mais fácil de entender o texto. Faça a leitura do texto “Organizando os seres vivos”, no caderno do aluno de Ciências, vol. 2,
Parte 2, página 14. Perceber que há uma interação entre o sistema
cardiovascular, o sistema respiratório e o sistema digestório. Podemos concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas em diferentes níveis
de organização e que o nosso organismo trabalha
totalmente integrado, ou seja, nenhum sistema desempenha suas respectivas
funções isoladamente.
ATIVIDADE 3 -
SISTEMATIZANDO O CONHECIMENTO – página 14. Ao
unirmos todos os nossos sistemas notamos que teremos formado um organismo
complexo. O
nosso organismo constitui-se de diversos sistemas, organizados em
órgãos e constituídos de várias camadas de tecidos, formados de
inúmeras unidades microscópicas chamadas de célula.
Resumindo:
células ►
tecidos ►
órgãos ►
sistemas ►
organismo.
Para fazer no caderno - páginas 14 e
15.
O Professor Edjoel pediu para vocês responderem as
questões 1 e 2, do caderno do aluno, volume 2, Parte 2. Vamos fazer a correção?
Respostas das
questões:
1-
As Figuras 1, 2, 3 e
4, são os seguintes grupos de seres vivos: Figura 1 – animal, Figura 2 -
fungo, Figura 3- protozoário e Figura 4 – bactéria. As semelhanças são:
seres vivos formados por células; o animal e o fungo são seres pluricelulares;
o protozoário e a bactéria são seres unicelulares. As diferenças são que os
seres unicelulares são menos complexos, pois suas organelas desenvolvem as
funções necessárias para o seu desenvolvimento, já os seres pluricelulares
possuem organismo mais complexo formados por sistemas que interagem entre si.
2-
O sistema
cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação
sanguínea no corpo humano, pois transporta oxigênio e nutrientes para todas as
partes do corpo, chegando até as células. O sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar
e da eliminação do gás carbônico retirado das células. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos
transformando-os em moléculas menores que serão transportadas pelo sistema cardiovascular e absorvidas
pelo organismo. Assim temos a interação entre os sistemas.
Copiar no
caderno de ciências ou imprimir e colar.
Uma ótima
semana!
Bons estudos!
Professora
Vera Lúcia.
Sem comentários:
Enviar um comentário