Conteúdo/Tema: Matéria
e Energia
Objetivo (s): Misturas
homogênea e heterogênea; e Transformações químicas.
Habilidade (s): (EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da
observação e da comparação das características e propriedades de diferentes
materiais, por meio da execução de experimentos simples como a mistura de água
e sal, água e areia, dentre outros.
Habilidade (s): (EF06CI02)
Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas
decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de
experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes
para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também
pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações
relacionadas ao sistema de produção.
Estratégia: Resolução
de atividades.
Atividades
Misturas
homogênea e heterogênea; e Transformações químicas.
1) Identifique
as misturas homogêneas e as heterogêneas.
a) Água
e areia.
b) Granito.
c) Água
mineral não gasosa.
d) Ouro
18 quilates (ouro com18 partes de ouro e 6 partes de cobre e prata).
e) Água
com sal totalmente dissolvido.
f) Óleo
de soja flutuando na água.
g) Petróleo
boiando na água do mar depois de um vazamento de navio petroleiro.
h) Ar
atmosférico não poluído.
2) Classifique
as transformações a seguir em física ou química:
a) Fazer
gelo no congelador.
b) Assar
um pão no forno.
c) Acender
um palito de fósforo.
d) Secar
roupas no varal.
e) Ferver
água na panela.
f) Derreter
açúcar, transformando-o em caramelo.
3) Diferencie
mistura de transformação ou reação química.
4)
Conceitue misturas homogêneas e misturas
heterogêneas.
5)
Explique a oxidação.
6)
Para impedir ou adiar a ferrugem, muitas
pessoas passam graxas sobre objeto de metal. Você sabe qual é a função da graxa
nesse caso?
7)
Cite as evidências que podem indicar a
ocorrência de uma transformação química.
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