Conteúdo/Tema: Números
Objetivo (s): Compreender as principais características do sistema decimal;
significado da base e do valor posicional. Resolver e elaborar
situações-problema que envolva as ideias de múltiplo.
Habilidade (s): Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e
comparação de números naturais e de números racionais representados na forma
decimal. Múltiplos de um número natural.
Estratégia: Vídeo
aula (youtube)
e atividades.
Transformação em
número decimal em fração
Assistam o
vídeo no link abaixo:
Representamos o
numerador como um número decimal sem a vírgula e o denominador como o número 1
seguido de tantos zeros quantas forem as casas existentes após a vírgula do
número decimal.
Exemplo:
4,8 = 48/10
1) Escreva
os números na representação fracionária:
a) 32,3
= ___________
b) 0,5
= ____________
c) 5,3
= ____________
d) 472,1
= ___________
e) 4,35
= ___________
f) 0,03
= __________
g) 0,142
= ___________
h) 3,157
= ___________
i) 2,019
= __________
j) 1,001
= ___________
k) 2,538
= __________
l) 0,19 =____________
m) 1,25= ___________
n) 22,1=____________
o) 17,22=____________
2) O número decimal
correspondente ao ponto assinalado na reta numérica é:
↓
<___|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_________>
0
1
2
3
A ( ) 2,8
B ( ) 1,3
C ( ) 3,0
D ( ) 0,6
3)Fernando tem no seu cofrinho cinco
moedas de R$ 0,05 centavos, oito moedas de R$ 0,10 centavos e três moedas de R$
0,25 centavos.Que quantia Fernando tem no cofrinho?
A ( ) R$ 1,55
B ( ) R$1,80
C ( )R$2,05
D ( ) R$ 4,05
4)Escreva a leitura dos números
decimais:
Exemplo:
12,03= doze inteiros e três centésimos
a) 0,5
______________________________________________________
b) 7,8
______________________________________________________
c) 2,09 ______________________________________________________
d) 0,16
______________________________________________________
e) 1,127
______________________________________________________
f) 45,587
_____________________________________________________
MÚLTIPLOS DE UM
NÚMERO NATURAL
Para determinar os múltiplos de um número natural, multiplicamos esse
número por todos os números naturais.
Assistam o
vídeo no link abaixo:
Exemplo:
Vamos determinar os múltiplos de 3.
1) Represente o
conjunto formado pelos múltiplos dos números abaixo.
a) 5 =
b) 4 =
c) 1 =
d) 10 =
e) 8 =
2) Sobre o número 6 podemos afirmar que:
A) O número 6 não é
múltiplo de si mesmo.
B) O número 6 é
múltiplo do número 0.
C) O número 6 é o
menor número primo.
D) O número 6 não é
primo, pois é um número par.
3) Mariana e
Silvia estavam, cada um, digitando seu trabalho. Mariana finalizou o
trabalho com 8935
caracteres (letras)
e Silvia, com 5398. Quantos caracteres Mariana digitou a mais do que
Sílvia ?
ATIVIDADE 2
–- apostila - página 30 e 31
(Exercícios
2.1 - 2.2 – 2.3 – 2.4 – 2.5)
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