segunda-feira, 27 de abril de 2020

Matemática (27 a 30/04) - 6º A, B e C (Profª Roseli)

Conteúdo/Tema: Números

Objetivo (s): Compreender as principais características do sistema decimal; significado da base e do valor posicional. Resolver e elaborar situações-problema que envolva as ideias de múltiplo.
Habilidade (s): Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal. Múltiplos de um número natural.
Estratégia: Vídeo aula (youtube) e atividades.


Transformação em número decimal em fração

 Assistam o vídeo no link abaixo:

Representamos o numerador como um número decimal sem a vírgula e o denominador como o número 1 seguido de tantos zeros quantas forem as casas existentes após a vírgula do número decimal.
 Exemplo:  4,8 = 48/10

 1)      Escreva os números na representação fracionária:

a)      32,3 = ___________

b)      0,5 = ____________

c)      5,3 = ____________

d)     472,1 = ___________

e)      4,35 = ___________

f)       0,03 = __________

g)      0,142 = ___________

h)      3,157 = ___________

i)        2,019 = __________

j)        1,001 = ___________

k)      2,538 =  __________

l)         0,19 =____________

m)     1,25= ___________

n)      22,1=____________

o)      17,22=____________


2) O número decimal correspondente ao ponto assinalado na reta numérica é:

                                           ↓
<___|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_|_________>
              0                       1                          2                          3             

A (   ) 2,8
B (   ) 1,3
C (   ) 3,0
D (   ) 0,6

3)Fernando tem no seu cofrinho cinco moedas de R$ 0,05 centavos, oito moedas de R$ 0,10 centavos e três moedas de R$ 0,25 centavos.Que quantia Fernando tem no cofrinho?
A (   ) R$ 1,55
B (   ) R$1,80
C (   )R$2,05
D (   ) R$ 4,05

4)Escreva a leitura dos números decimais:

 Exemplo: 12,03=    doze inteiros e três centésimos
 a)  0,5 ______________________________________________________
 b) 7,8 ______________________________________________________   
 c) 2,09 ______________________________________________________
 d) 0,16 ______________________________________________________
 e) 1,127 ______________________________________________________
 f) 45,587 _____________________________________________________

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL

Para determinar os múltiplos de um número natural, multiplicamos esse número por todos os números naturais.
 Assistam o vídeo no link abaixo:
 Exemplo:    Vamos determinar os múltiplos de 3.

1) Represente o conjunto formado pelos múltiplos dos números abaixo.
 a) 5 =
 b) 4 = 
 c) 1  =
 d) 10 =
 e) 8  =

2) Sobre o número 6 podemos afirmar que:
A) O número 6 não é múltiplo de si mesmo.
B) O número 6 é múltiplo do número 0.
C) O número 6 é o menor número primo.
D) O número 6 não é primo, pois é um número par.

3) Mariana e Silvia  estavam, cada um, digitando seu trabalho. Mariana finalizou o trabalho com 8935
caracteres (letras) e Silvia, com 5398. Quantos caracteres Mariana  digitou a mais do que Sílvia ?

ATIVIDADE 2 –-  apostila  -  página 30 e 31
 (Exercícios 2.1  - 2.2 – 2.3 – 2.4 – 2.5)


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