quinta-feira, 30 de abril de 2020

LP (27 a 30/04) - 7º A, B, C, D (Profª Simone, Jessica e Darlene)


Conteúdo/ Tema: Notícia e Reportagem

Objetivos: O gênero notícia tem por objetivo identificar as informações básicas contidas na notícia e compreender as informações produzidas, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.
Habilidades: Antecipar / identificar o assunto de um texto a partir do gênero, do suporte, das características gráficas, do título, subtítulo e imagens.  Relacionar conhecimentos sobre o gênero do texto e antecipar sentidos a partir de diferentes indícios. Organizar a informação e utilizar as habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gênero noticia e reportagem . Localizar informações explícitas em um texto.
Estratégia: Leitura e Interpretação de texto, imagem e gráfico.

Atividade- Noticia 1
Como falar sobre o coronavírus com as crianças? Professora lança cartilha educativa sobre o tema Com abordagem lúdica, a colombiana Manuela Molina ajuda os pequenos a entender e encarar o problema a partir de linguagem leve e espontânea. Material é oferecido em quatro idiomas.


Uma avalanche de informações sobre o novo coronavírus ganha força nos últimos meses. Com a escalada do contágio percebido em cada vez mais territórios, o que inclusive levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a crise como uma pandemia (quando o problema se espalha em extensão global e é observado em todos os continentes), é importante conhecer o vírus a fim de saber identificar os sintomas e adotar medidas que possam interromper ou minimizar o ritmo de propagação. Mas há grupos para os quais é mais difícil explicar o que está acontecendo, como as crianças.

Atenta à questão, a psicóloga e professora colombiana Manuela Molina publicou uma espécie de livro de histórias infantil para esclarecer aos pequenos, de forma lúdica, o que é o coronavírus, como pode afetá-los e como impedir a infecção. Na cartilha chamada ¡Hola! Soy el Coronavirus (Olá! Eu sou o coronavírus), a princípio divulgada em formato PDF, ilustrações divertidas e dados importantes podem ajudar pais e filhos a entender como agir nessas circunstâncias. O material está disponível em português, italiano, inglês e espanhol.
À frente do canal online Mindheart, Manuela criou o pequeno livro com foco em crianças entre 2 e 7 anos, com o intuito de acompanhar os aspectos emocionais dos pequenos e seus modos de reação frente ao Covid-19. A ideia não é ser uma fonte de informação científica, mas antes uma ferramenta da fantasia e do universo simbólico para auxiliar na forma de enfrentar a doença.

A autora recomenda imprimir o material, já que em algumas páginas há espaço para os leitores mirins desenharem e complementarem as ilustrações, em um exercício interativo. "As emoções são processadas por meio de brincadeiras repetidas e histórias lidas várias vezes", diz Molina, que também incentiva as famílias a divulgar o documento. Interessados podem fazer o download da cartilha pelo 
www.mindheart.co/descargables.

Para quem quer conhecer melhor o trabalho de Manuela Molina e obter mais informações, pode também acessar o perfil no Instagram
@mindhear.kids



1)- Qual a tipologia do gênero acima?
2)- Qual é o título da noticia?
3)-Qual é o subtítulo da nóticia?
4)- Em que tempo encontra-se os verbos presentes no titulo?
5)- Por que a autora do texto escolheu esse tempo verbal para o titulo da noticia?
6)- Pesquise os significados de avalanche / epidemia / pandemia

Texto 2
Perguntas e respostas sobre o vírus descoberto em dezembro na China e que se tornou emergência de saúde pública de interesse internacional
O primeiro alerta do governo chinês sobre o surgimento de um novo coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Na ocasião, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um comunicado sobre uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes. Desde então, esse novo coronavírus, que recebeu o nome técnico Covid-19, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em observação no país. Em 17/3, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus no Brasil.
Anunciadas em 9 de janeiro pela OMS e pelas autoridades chinesas, as primeiras análises sequenciais do vírus realizadas por equipes chinesas indicavam que esses casos de pneumonia se devia a um novo coronavírus. A primeira morte pelo coronavírus Covid-19 foi anunciada pelas autoridades chinesas em 11 de janeiro de 2020. Em 13 de janeiro, a OMS notificou o primeiro caso de uma pessoa infectada fora da China, na Tailândia: uma mulher com pneumonia leve que voltava de uma viagem a Wuhan.
cronologia do coronavírus Covid-19 revela uma rápida disseminação mundial, que pressionou a OMS a decretar decretou emergência de saúde pública de interesse internacional no fim de janeiro. A medida é tomada quando um evento com implicações para a saúde pública ocorre de maneira inesperada e supera as fronteiras do país inicialmente afetado, demandando uma ação internacional imediata. 
O que é o coronavírus?
        Coronavírus são uma grande família de vírus que infectam principalmente animais
       Mas podem causar também infecções em seres humanos, com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves
       Pode levar a complicações respiratórias em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido
       As infecções geralmente não são diagnosticadas por serem benignas, e se espera a cura instantânea
       São transmitidos entre humanos por via aérea, contato com secreções ou objetos contaminados, principalmente no inverno
       Dois coronavírus causaram epidemias graves e possivelmente mortais em humanos
       A SARS, Síndrome Respiratória Aguda Grave foi responsável por uma epidemia mundial entre novembro de 2002 e julho de 2003
       E a MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada pela primeira vez em 2012
       Em 2020 um novo coronavírus foi identificado na China
        Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar, além de dores no estômago
       As duas síndromes tiveram origem em morcegos, na época um animal intermediário
       No caso da SARS, a origem foi o gato de algália, consumido por humanos na China. No caso da MERS, um dromedário
       Ainda não existem medicamentos ou vacinas para combater esse vírus
Evolução diária da COVID-19 no Brasil
       Confirmações            *Mortes

Fonte: Ministério da Saúde • Casos suspeitos pararam de ser divulgados em 19/03 pelo governo federal

Quais os sintomas de coronavírus
        Febre
        Tosse
        Falta de ar e dificuldade para respirar
        Problemas gástricos
        Diarreia
        Casos graves
        Pneumonia
        Síndrome respiratório agudo severo
        Insuficiência renal



ATIVIDADE TEXTO 2
1)- O primeiro parágrafo da reportagem pode ser o lide, que consiste na síntese das informações relatadas. Releia o primeiro parágrafo e se necessário a reportagem na integra e responda:

1. Qual foi o acontecimento?

2. Onde ocorreu?

3. Quando ocorreu?

4. Por que aconteceu?

5. Como aconteceu?

Sem comentários:

Enviar um comentário