Conteúdo/ Tema: Notícia e Reportagem
Objetivos:
O gênero notícia tem por objetivo identificar as informações básicas
contidas na notícia e compreender as informações produzidas, vale lembrar que a
notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os
temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.
Habilidades: Antecipar / identificar o
assunto de um texto a partir do gênero, do suporte, das características
gráficas, do título, subtítulo e imagens. Relacionar conhecimentos sobre o gênero
do texto e antecipar sentidos a partir de diferentes indícios. Organizar a informação e utilizar as
habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gênero
noticia e reportagem . Localizar informações explícitas em um texto.
Estratégia: Leitura
e Interpretação de texto, imagem e gráfico.
Atividade-
Noticia 1
Como
falar sobre o coronavírus com as crianças? Professora lança cartilha educativa
sobre o tema Com abordagem lúdica, a colombiana Manuela Molina ajuda os pequenos a entender e encarar o problema a partir de linguagem leve e espontânea. Material é oferecido em quatro idiomas.
Uma avalanche de informações sobre o novo coronavírus ganha força nos últimos meses. Com a escalada
do contágio percebido em cada vez mais territórios, o que inclusive levou a
Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a crise como uma pandemia (quando o problema se
espalha em extensão global e é observado em todos os continentes), é importante
conhecer o vírus a fim de saber identificar os sintomas e adotar medidas que
possam interromper ou minimizar o
ritmo de propagação. Mas há grupos para os quais é mais difícil explicar o
que está acontecendo, como as crianças.
Atenta à questão, a psicóloga e professora colombiana Manuela
Molina publicou uma espécie de livro de histórias infantil para esclarecer aos pequenos, de
forma lúdica, o que é o coronavírus, como pode afetá-los e como impedir a
infecção. Na cartilha chamada ¡Hola!
Soy el Coronavirus (Olá! Eu sou o coronavírus), a princípio divulgada em
formato PDF, ilustrações divertidas e dados importantes podem ajudar pais e
filhos a entender como agir nessas circunstâncias. O material está disponível
em português, italiano, inglês e espanhol.
À frente do canal online Mindheart, Manuela criou o pequeno livro com
foco em crianças entre 2 e 7 anos, com o intuito de acompanhar os aspectos
emocionais dos pequenos e seus modos de reação frente ao Covid-19. A ideia não
é ser uma fonte de informação científica, mas antes uma ferramenta da fantasia
e do universo simbólico para auxiliar na forma de enfrentar a doença.
A autora recomenda imprimir o material, já que em algumas páginas há espaço para os leitores mirins desenharem e complementarem as ilustrações, em um exercício interativo. "As emoções são processadas por meio de brincadeiras repetidas e histórias lidas várias vezes", diz Molina, que também incentiva as famílias a divulgar o documento. Interessados podem fazer o download da cartilha pelo www.mindheart.co/descargables.
Para quem quer conhecer melhor o trabalho de Manuela Molina e obter mais informações, pode também acessar o perfil no Instagram, @mindhear.kids
A autora recomenda imprimir o material, já que em algumas páginas há espaço para os leitores mirins desenharem e complementarem as ilustrações, em um exercício interativo. "As emoções são processadas por meio de brincadeiras repetidas e histórias lidas várias vezes", diz Molina, que também incentiva as famílias a divulgar o documento. Interessados podem fazer o download da cartilha pelo www.mindheart.co/descargables.
Para quem quer conhecer melhor o trabalho de Manuela Molina e obter mais informações, pode também acessar o perfil no Instagram, @mindhear.kids
postado em 12/03/2020 13:30 /
atualizado em 12/03/2020 14:19 https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/03/12/interna_bem_viver,1127949/como-falar-sobre-o-coronavirus-com-as-criancas-professora-lanca-carti.shtml
1)- Qual a tipologia do gênero
acima?
2)- Qual é o título da noticia?
3)-Qual é o subtítulo da nóticia?
4)- Em que tempo encontra-se os
verbos presentes no titulo?
5)- Por que a autora do texto
escolheu esse tempo verbal para o titulo da noticia?
6)- Pesquise os significados de avalanche
/ epidemia / pandemia
Texto
2
Perguntas
e respostas sobre o vírus descoberto em dezembro na China e que se tornou
emergência de saúde pública de interesse internacional
O primeiro alerta do governo chinês
sobre o surgimento de um novo
coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Na ocasião, a
Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um comunicado sobre uma série de
casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11
milhões de habitantes. Desde então, esse novo coronavírus, que recebeu o nome
técnico Covid-19, matou
milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério
da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em
observação no país. Em 17/3, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus no Brasil.
Anunciadas em 9 de janeiro pela OMS
e pelas autoridades chinesas, as primeiras análises sequenciais do vírus
realizadas por equipes chinesas indicavam que esses casos de pneumonia se devia
a um novo coronavírus. A primeira morte pelo coronavírus Covid-19 foi
anunciada pelas autoridades chinesas em 11 de janeiro de 2020. Em 13 de
janeiro, a OMS notificou o primeiro caso de uma pessoa infectada fora da China,
na Tailândia: uma mulher com pneumonia leve que voltava de uma viagem a Wuhan.
A cronologia do coronavírus Covid-19 revela
uma rápida disseminação mundial, que pressionou a OMS a decretar decretou emergência de saúde pública de interesse
internacional no fim de janeiro. A medida é tomada quando um evento
com implicações para a saúde pública ocorre de maneira inesperada e supera as
fronteiras do país inicialmente afetado, demandando uma ação internacional
imediata.
O
que é o coronavírus?
●
Coronavírus são uma grande família de vírus que
infectam principalmente animais
●
Mas podem causar também infecções em seres humanos, com sintomas
semelhantes aos resfriados ou gripes leves
●
Pode levar a complicações respiratórias em pessoas com o sistema
imunológico enfraquecido
●
As infecções geralmente não são diagnosticadas por serem benignas,
e se espera a cura instantânea
●
São transmitidos entre humanos por via aérea, contato com
secreções ou objetos contaminados, principalmente no inverno
●
Dois coronavírus causaram epidemias graves e possivelmente mortais
em humanos
●
A SARS, Síndrome Respiratória Aguda Grave foi responsável por uma
epidemia mundial entre novembro de 2002 e julho de 2003
●
E a MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada
pela primeira vez em 2012
●
Em 2020 um novo coronavírus foi identificado na China
●
Os principais sintomas são
febre, tosse e dificuldade para respirar, além de dores no estômago
●
As duas síndromes tiveram origem em morcegos, na época um animal
intermediário
●
No caso da SARS, a origem foi o gato de algália, consumido por
humanos na China. No caso da MERS, um dromedário
●
Ainda não existem medicamentos ou vacinas para combater esse vírus
Evolução
diária da COVID-19 no Brasil
●
Confirmações *Mortes
Fonte: Ministério da Saúde • Casos suspeitos pararam de ser divulgados em
19/03 pelo governo federal
Quais
os sintomas de coronavírus
●
Febre
●
Tosse
●
Falta
de ar e dificuldade para respirar
●
Problemas
gástricos
●
Diarreia
●
Casos
graves
●
Pneumonia
●
Síndrome
respiratório agudo severo
●
Insuficiência
renal
ATIVIDADE TEXTO 2
1)- O primeiro parágrafo da
reportagem pode ser o lide, que consiste na síntese das informações relatadas.
Releia o primeiro parágrafo e se necessário a reportagem na integra e responda:
1.
Qual foi o acontecimento?
|
|
2.
Onde ocorreu?
|
|
3.
Quando ocorreu?
|
|
4.
Por que aconteceu?
|
|
5.
Como aconteceu?
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário