Tema: Variedades Linguísticas
Objetivo: Identificar as variedades linguísticas
presentes nos textos.
Habilidade: Identificar, em um texto, marcas relativas
a variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem
oral e escrita, do ponto de vista léxico, da morfologia ou da sintaxe.
Estratégia: Leitura e interpretação de texto.
Olá
queridos alunos do 6º ano C, sejam bem vindos ao ensino virtual, espero que
possamos fazer um bom trabalho e que eu possa criar possibilidades para sua
própria produção ou construção, qualquer dúvida estou à disposição, estou com
muita saudade de todos vocês professora Keler.
Atividade de Língua Portuguesa
Em
2020, a COVID-19 – doença causada pelo coronavírus – faz milhares de vítimas em
todo o mundo. Para evitá-la, as autoridades indicam alguns cuidados que a
população deve ter, a fim de se proteger. Enquanto isso, nas redes sociais,
surgem versões das orientações oficiais, considerando as variedades
linguísticas de nosso país. Abaixo, você encontra cinco textos que retratam
essas versões. Leia-os com atenção para responder às perguntas propostas.
Texto
I - COMUNICADO AOS MINEIROS!!!
O Ministério da Saúde observou que
os mineiros não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas de
precauções ao COVID 19, por isso resolveram realizar a tradução a todos os
MINEIROS:
1) Num fica onde tivé uma muntuera
de gente;
2) Se saí, num fica relano nu zoto,
repeita uma lunjura de dois metro;
3) Use alquingel;
4) Fica veiacu - dexa di cê besta e
fica dendicasa;
5) Use mascra. Si arguém achá qui
ocê ta pareceno uma marmota, num isquenta a cabeça não, cê já é feio memo, mas
pelo meno num pega e nem passa esse trem pru zoto.
Texto
II
Texto
III - COMUNICADO AOS PERNAMBUCANOS!!!
O Ministério da Saúde observou que
os PERNAMBUCANOS não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas
de precauções ao COVID 19. Por isso resolveram realizar a tradução a todos os
PERNAMBUCANOS:
1) Não fique viçano no mei da rua
andano de ruma;
2) Quando observar que no local tem
uma ruma de gente é melhor arrudear.
3) Nada de sair por aí apertano a
mão do povo.
4) Dexa de sê abestado, fica
dendicasa, essa doença é bucho dos grande.
5) Tava na rua, chegou em casa, não
seja ceboso, tome bãe e troque de roupa.
6) O tal do vírus pega, use máscara
daquela que cobre do pé da venta até ur queixo.
7) Te orienta, criatura, que tu num
é o fi da Xuxa e os istribado são us que têm prioridade na UTI!
E depois, quando tiver aí sem
forgo, goguento, com a Covid-19, num teje chorano porque não quis cumprir as
orientações!
Texto
IV - COMUNICADO AOS BAIANOS!!!
O Ministério da Saúde observou que
os BAIANOS não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas de
precauções ao COVID 19, por isso resolveram realizar a tradução a todos os
BAIANOS:
1) Num fica onde tiver um
monte de gente;
2) Se saí desgraça! A miséria quer
ficar grudada no outro , fica longe
dosotros uns dois metros;
3) Passa alcungel;
4) Para os véi - deixa de ser
trethero e inticante, fica dendicasa;
5) Use máscara. Se o zoto achar que
você ta pareceno um fim de cão , oxe ,
nem ligue!
Texto V -
Questões
1. Apesar
de as orientações representarem as falas de diferentes espaços brasileiros, é
possível entender a mensagem de cada um. Indique dois cuidados – presentes em
todos os textos - que a população deveria ter.
2. Como
se vê, o fato de os textos estarem escritos observando-se as variedades
regionais de nosso país não dificultou o entendimento dos mesmos. Por que isso
aconteceu?
3. Além
das peculiaridades na fala, é possível perceber, por meio da leitura de alguns
dos textos, alguns costumes das pessoas de determinada região. Identifique
esses costumes, relacionando-as à região e/ou as pessoas a quem os comunicados
são dirigidos.
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