quarta-feira, 29 de abril de 2020

LP (27 a 30/04) - 6º C (Keler)



Tema: Variedades Linguísticas

Objetivo: Identificar as variedades linguísticas presentes nos textos.
Habilidade: Identificar, em um texto, marcas relativas a variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista léxico, da morfologia ou da sintaxe.  
Estratégia: Leitura e interpretação de texto.

Olá queridos alunos do 6º ano C, sejam bem vindos ao ensino virtual, espero que possamos fazer um bom trabalho e que eu possa criar possibilidades para sua própria produção ou construção, qualquer dúvida estou à disposição, estou com muita saudade de todos vocês professora Keler.

Atividade de Língua Portuguesa

Em 2020, a COVID-19 – doença causada pelo coronavírus – faz milhares de vítimas em todo o mundo. Para evitá-la, as autoridades indicam alguns cuidados que a população deve ter, a fim de se proteger. Enquanto isso, nas redes sociais, surgem versões das orientações oficiais, considerando as variedades linguísticas de nosso país. Abaixo, você encontra cinco textos que retratam essas versões. Leia-os com atenção para responder às perguntas propostas.

Texto I - COMUNICADO AOS MINEIROS!!!
O Ministério da Saúde observou que os mineiros não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas de precauções ao COVID 19, por isso resolveram realizar a tradução a todos os MINEIROS:
1) Num fica onde tivé uma muntuera de gente;
2) Se saí, num fica relano nu zoto, repeita uma lunjura de dois metro;
3) Use alquingel;
4) Fica veiacu - dexa di cê besta e fica dendicasa;
5) Use mascra. Si arguém achá qui ocê ta pareceno uma marmota, num isquenta a cabeça não, cê já é feio memo, mas pelo meno num pega e nem passa esse trem pru zoto.
 Disponível em https://chat.whatsapp.com/KGYgLw6WLRyIyqv5KtejT0; acesso em 16.4.2020

Texto II


Disponível em https://www.facebook.com/papodeminas2019/; acesso em 18.4.2020

Texto III - COMUNICADO AOS PERNAMBUCANOS!!!
O Ministério da Saúde observou que os PERNAMBUCANOS não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas de precauções ao COVID 19. Por isso resolveram realizar a tradução a todos os PERNAMBUCANOS:
1) Não fique viçano no mei da rua andano de ruma;
2) Quando observar que no local tem uma ruma de gente é melhor arrudear.
3) Nada de sair por aí apertano a mão do povo.
4) Dexa de sê abestado, fica dendicasa, essa doença é bucho dos grande.
5) Tava na rua, chegou em casa, não seja ceboso, tome bãe e troque de roupa.
6) O tal do vírus pega, use máscara daquela que cobre do pé da venta até ur queixo.
7) Te orienta, criatura, que tu num é o fi da Xuxa e os istribado são us que têm prioridade na UTI!
E depois, quando tiver aí sem forgo, goguento, com a Covid-19, num teje chorano porque não quis cumprir as orientações!
Disponível em https://chat.whatsapp.com/KGYgLw6WLRyIyqv5KtejT0; acesso em 16.4.2020

Texto IV - COMUNICADO AOS BAIANOS!!!
O Ministério da Saúde observou que os BAIANOS não entenderam as recomendações quanto aos cuidados e medidas de precauções ao COVID 19, por isso resolveram realizar a tradução a todos os BAIANOS:
1) Num fica onde tiver um monte  de gente;
2) Se saí desgraça! A miséria quer ficar grudada  no outro , fica longe dosotros uns dois metros;
3) Passa alcungel;
4) Para os véi - deixa de ser trethero e inticante, fica dendicasa;
5) Use máscara. Se o zoto achar que você  ta pareceno um fim de cão , oxe , nem ligue!
Disponível em https://chat.whatsapp.com/KGYgLw6WLRyIyqv5KtejT0; acesso em 17.4.2020

Texto V - 

Disponível em https://www.facebook.com/OrgulhodeSerParaense/; acesso em 18.4.2020


Questões

1.       Apesar de as orientações representarem as falas de diferentes espaços brasileiros, é possível entender a mensagem de cada um. Indique dois cuidados – presentes em todos os textos - que a população deveria ter.
2.       Como se vê, o fato de os textos estarem escritos observando-se as variedades regionais de nosso país não dificultou o entendimento dos mesmos. Por que isso aconteceu?
3.       Além das peculiaridades na fala, é possível perceber, por meio da leitura de alguns dos textos, alguns costumes das pessoas de determinada região. Identifique esses costumes, relacionando-as à região e/ou as pessoas a quem os comunicados são dirigidos.

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