domingo, 26 de abril de 2020

Ciências (27 a 30/04) - 9º A, B, C, D e E (Profª Cláudia)

Conteúdo/Tema: Reações Químicas

Objetivo: Entender o que são grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Habilidade (s): (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas; Resolver e elaborar situações problemas que envolva proporcionalidade direta e inversa (Hab/Mat em apoio)

Estratégia: Leitura e análise de texto; leitura e análise de tabela; resolução de problemas; pesquisa na internet e no youtube

Olá!
Como vocês estão de quarentena? Espero que vocês estejam todos bem. Logo tudo isso vai passar e nós vamos nos reencontrar na escola, lugar onde nos faz muita falta.

Quero compartilhar com vocês a frase abaixo e dizer que estou aqui para vos auxiliar. Conte comigo.

O isolamento social é apenas físico. Ninguém precisa se isolar mentalmente nem virtualmente. Vamos nos manter unidos e entrar em contato com o nosso "eu".

A atividade de hoje é uma retomada de conteúdo. Após a realização dessa atividade se ainda ficar alguma dúvida pode perguntar através do whatsApp.

Na primeira atividade de Ciências, na questão 8, vocês fizeram uma pesquisa sobre a Lei da Conservação das Massas.

- Acesse o link abaixo e leia na íntegra o texto. 

- Após a leitura do texto e uma revisada na questão 8 da 1ª primeira atividade, acesse o link abaixo para assistir um vídeo aula sobre a Lei de Lavoisier – Conservação das Massas.


AGORA RESPONDA!


Na 2ª atividade fizemos um estudo sobre a Lei das Proporções Constantes ou Lei das Proporções Definidas desenvolvida pelo químico francês Joseph Louis Proust.
Proust observou que as massas de reagentes e produtos devem ser proporcionalmente as mesmas.

- Assista o video abaixo para compreender melhor.


Agora vamos relembrar as informações proposta na 2ª atividade:

Vamos imaginar que para fazer um bolo são necessários: 3 ovos, 3 xícaras de farinha e duas 2 de açúcar.

E para fazer dois bolos?

Para se fazer dois bolos é preciso aumentar as quantidades dos ingredientes na mesma proporção, certo?

Para 2 bolos são necessários: 6 ovos, 6 xícaras de farinha e 4 xícaras de açúcar.

Observe que a quantidade de ingredientes para fazer dois bolos é o dobro, comparado com a quantidade de ingredientes para fazer um único bolo e assim sucessivamente, se eu fizer três bolos, a quantidade de ingredientes irá triplicar.


AGORA RESPONDA!

1.      Observe os dados de massa, em cada experimento, e responda.


1.a   O que aconteceu nos 3 experimentos?

a)      Aumentou                             b) Diminuiu

1.b  Existiu alguma relação matemática do experimento 1° para o 2°? Na sua opinião ele:

a)      Dobrou                                 b) Triplicou


2.      Com base nos dados abaixo encontre as massas dos respectivos reagentes e produtos e responda as questões abaixo.

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