Conteúdo/Tema:
Reações
Químicas
Objetivo: Entender o que são grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente
proporcionais.
Habilidade
(s): (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de
reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a
proporção entre as suas massas; Resolver e elaborar situações problemas que envolva
proporcionalidade direta e inversa (Hab/Mat em apoio)
Estratégia: Leitura e análise de
texto; leitura e análise de tabela; resolução de problemas; pesquisa na
internet e no youtube
Olá!
Como vocês estão de
quarentena? Espero que vocês estejam todos bem. Logo tudo isso vai passar e nós
vamos nos reencontrar na escola, lugar onde nos faz muita falta.
Quero compartilhar
com vocês a frase abaixo e dizer que estou aqui para vos auxiliar. Conte
comigo.
O
isolamento social é apenas físico. Ninguém precisa se isolar mentalmente nem
virtualmente. Vamos nos manter unidos e entrar em contato com o nosso
"eu".
A atividade de hoje é
uma retomada de conteúdo. Após a realização dessa atividade se ainda ficar
alguma dúvida pode perguntar através do whatsApp.
Na primeira atividade
de Ciências, na questão 8, vocês fizeram uma pesquisa sobre a Lei da
Conservação das Massas.
- Acesse o
link abaixo e leia na íntegra o texto.
- Após a
leitura do texto e uma revisada na questão 8 da 1ª primeira atividade, acesse o
link abaixo para assistir um vídeo aula sobre a Lei de Lavoisier – Conservação
das Massas.
AGORA
RESPONDA!
Na 2ª atividade
fizemos um estudo sobre a Lei das Proporções Constantes ou Lei das Proporções
Definidas
desenvolvida pelo químico francês Joseph Louis Proust.
Proust observou que as massas de reagentes
e produtos devem ser proporcionalmente as mesmas.
- Assista o video abaixo para compreender melhor.
Agora vamos relembrar
as informações proposta na 2ª atividade:
Vamos imaginar que para fazer um bolo são necessários: 3 ovos, 3 xícaras
de farinha e duas 2 de açúcar.
E para fazer dois bolos?
Para se fazer dois bolos é preciso aumentar as quantidades dos
ingredientes na mesma proporção, certo?
Para 2 bolos são necessários: 6 ovos, 6 xícaras de farinha e 4 xícaras
de açúcar.
Observe que a quantidade de ingredientes para fazer dois bolos é o
dobro, comparado com a quantidade de ingredientes para fazer um único bolo e
assim sucessivamente, se eu fizer três bolos, a quantidade de ingredientes irá
triplicar.
AGORA RESPONDA!
1.
Observe os dados de massa, em cada
experimento, e responda.
1.a O que
aconteceu nos 3 experimentos?
a) Aumentou b) Diminuiu
1.b Existiu
alguma relação matemática do experimento 1° para o 2°? Na sua opinião ele:
a) Dobrou b) Triplicou
2. Com base nos dados abaixo encontre as massas dos respectivos reagentes e produtos e responda as questões abaixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário