Conteúdo/Tema: Potenciação
Objetivo (s):
Usar notação Científica em representações numéricas; Realizar operações com
potências.
Habilidade (s):
Compreender a utilidade das potências na representação de números grandes ou
muito pequenos; Relacionar a representação decimal com a notação científica de
grandezas; Conhecer e operar com as propriedades das operações com potências.
Estratégia: Interpretar
e resolver situações-problema.
Questão 1. Quais
conceitos sobre potenciação a seguir estão corretos?
I.
Um produto de fatores iguais a um certo número denomina-se potência desse
número.
II.
O produto 2x2x2x .... x2 de n fatores é indicado por
III.
se
lê 2 elevado a n, ou potência de n de dois.
(A)
Apenas as alternativas I e II.
(B)
Apenas as alternativas II e III.
(C)
Apenas as alternativas I e III.
(D)
Todas as alternativas estão corretas.
(E)
Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 2. A
distância média entre o planeta Saturno e o Sol é de 140.000.000.000
quilômetros. Expresse essa distância, em metros, com uma potência de base 10.
R:
Questão 3. Na
tabela seguinte, apresentam-se os três primeiros termos de uma sequência de números
em que cada termo, a exceção do primeiro termo é um décimo do anterior.
1º Termo
|
2º Termo
|
3º Termo
|
...
|
10º Termo
|
0,2
|
0,02
|
0,002
|
...
|
0,0000000002
|
Em
notação científica o décimo termo da sequência, será:
Sem comentários:
Enviar um comentário