quarta-feira, 1 de abril de 2020

PV - 8º C, D, E e F (Profª Fernanda)

Desafio dos Superpoderes

Competências socioemocionais em foco: entusiasmo, determinação, foco e responsabilidade.


Em algum momento da sua vida você já desejou ter superpoderes para poder ser mais rápido, mais inteligente, mais forte ou possuir diversas outras super-habilidades. Ah! Quem nunca sonhou em voar pelos céus com uma capa, ter superpoderes e sobrevoar a cidade atrás dos vilões? Quem nunca sonhou em ser super-herói?

1.      Vamos refletir um pouco...

a)      Você já teve vontade de ser um super-herói? Qual?

b)     Por qual razão escolheria esse super-herói?

c)      Qual era o herói preferido de seus familiares quando eram crianças? \Pergunte aos seus pais, avós, irmãos e preencha a tabela

NOME DO ENTREVISTADO
NOME DO HERÓI PREFERIDO










Fonte: Acervo da autora


Ouça a música “Os Super-heróis”, de Toquinho, disponível em: 


Os Super-Heróis   Toquinho
Nós somos os super-heróis.
Defendemos nossa nação.
Vivemos nos gibis, nas telas dos cines,
Nos filmes de televisão.
Levamos bandidos, ladrões,
Malfeitores, larápios
A dormir na prisão.
Nós somos os super-heróis.
Lutamos contra quem vier:
Baixinhos, gordinhos, gigantes,
Vilões maquiavélicos, homem ou mulher.
Mas temos momentos na vida
Em que somos pessoas como outras quaisquer.
Eu sou o homem-aranha
E vou lhes contar um pequeno segredo:
Se esqueço da rede subindo num prédio,
Eu fico morrendo de medo.
Eu sou o detetive Batman
E ontem à tarde perdi minha agulha.
Caiu um botão da minha capa e eu
Não pude de noite fazer a patrulha.
Eu sou o leal super-homem
E hoje cedinho, antes de ir pro batente
Estava com sono e passei sem querer
Criptonita na escova de dente.
Eu sou o conhecido Huck
E vou revelar um segredo contido:
No carnaval na avenida vou me fantasiar
De abacate batido.
Eu sou a mulher-maravilha
E super mulher que se preza não mente:
Eu fui dar um beijo no meu namorado
E quebrei seus dentinhos da frente.


2.      A partir da música, reflita:

a)      Quais as maiores qualidades dos super-heróis?
b)     Aponte as fraquezas dos heróis citadas na música


3. Vamos usar a imaginação... Que tal criar um super-herói?

a)  Qual será o nome dele?
b) Como ele será (características)?
c)  A quem ele vai ajudar?
d)  Ele terá um companheiro para ajudá-lo? Quem será?
e) Quem será seu principal inimigo?
f). Qual será sua origem? (Deste ou de outro planeta?)
g) Qual seria o ponto fraco do seu herói?


4. Represente o seu super-herói, por meio de desenho, recorte ou colagem ( Poderá utilizar também cartolina, papelão e material de sucata.) ou Crie seu herói por um aplicativo de celular (sugestão Fábrica de heróis)


5. Com o seu herói criado, escreva uma história de aventura em que o seu herói será o personagem principal na luta contra o mal. (Sugestão de tema: corona vírus, corrupção, violência doméstica, tráfico de drogas, desigualdade social, etc) Se quiser pode fazer uma historia em quadrinhos ou ilustrar sua história.

Para finalizar nossa sequência de atividades...
Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).

6. Para descobrir mais sobre suas qualidades preencha a tabela a seguir:

Eu sou bom(boa) em



Eu preciso aprender a



Eu tenho medo de



Eu me animo quando



Eu não gosto de




As observações sobre a atividade foram enviadas via áudio nos grupos de WhatsApp!

Atenção nas atividades que estão grifadas!
Abraços, Profª Fernanda 

Sem comentários:

Enviar um comentário