terça-feira, 28 de abril de 2020

Ciências (27 a 30/04) - 7º C (Profª Silvânia)


Tema: Formas de Propagação de Calor
Objetivo: Reconhecer as formas de propagação do calor, Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
Estratégias: Levantamento de questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de texto selecionados; Exibição de vídeos; Realização de atividades práticas orientadas; Resolução de exercícios como forma de atividade avaliativa.

Introdução ao tema
Caro aluno, você deve estar observando novidades na sua rotina. Cada um de nós está apoiando seus familiares e amigos para que juntos atravessemos este momento conturbado. Portanto, daremos continuidade ao nosso conteúdo, desta vez, em forma online.

Neste momento, iremos falar um pouco sobre Formas de Propagação de Calor.

É com vocês.

1)O que é calor?
2)Você sabe como o calor se propaga?
3)Você conhece alguma fonte de calor? Dê exemplo.

Agora faça a leitura do texto a seguir:
Calor, temperatura e sensação térmica
O calor é o agente físico responsável pelo aquecimento ou resfriamento de um corpo ou sistema de corpos. Nos livros costuma-se escrever a seguinte definição: "Calor é a energia térmica em trânsito provocada por diferença de temperatura."
Portanto, calor é a energia transferida entre dois corpos devido a uma diferença de temperatura. O calor sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Quando dois corpos, ambos na mesma temperatura (em equilíbrio térmico), são colocados em contato, não haverá troca de calor.
Já a temperatura é definida como "o grau de agitação das partículas que constituem o corpo". Estas partículas podem ser átomos, moléculas ou íons. Do ponto de vista microscópico, qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) é composto de partículas em constante agitação (movimento).
Já as palavras FRIO e QUENTE, são sensações térmicas. Muitas vezes utilizamos erroneamente a palavra calor no lugar de quente. Vamos esclarecer.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Como a temperatura média do corpo humano é de 36,5°C, podemos dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima de 37°C teremos a sensação de QUENTE; para qualquer material com temperatura abaixo de 36°C teremos a sensação de FRIO.
E por que um objeto metálico parece sempre mais frio que um objeto de madeira, por exemplo, quando estão à mesma temperatura? Isso ocorre porque o metal é melhor condutor térmico que a madeira. Portanto ele é mais eficiente em "roubar" calor do nosso corpo, do que a madeira.
A sensação térmica também depende da condutividade térmica do material que entramos em contato. Fonte: http://interferenciafisica.blogspot.com/2010/03/calor-temperatura-e-sensacao-termica.html

Para ilustrar melhor, vamos assistir ao vídeo a seguir, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JCrS9TSgrtw&list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu&index=17.

A partir destas informações, descreva as características dos elementos (abaixo descritos), associando aos processos térmicos.

Exemplo:
Mãos: quando esfregamos elas esquentam, quando passamos álcool elas esfriam.
Continuem...
Fogo:
Cobertor:
Gelo:
Condensação:
Gasolina:
Explosão:
Exercícios físicos:
Forno:
Fermentação:
Febre:

Para entendermos melhor a questão de quente ou frio, vamos realizar uma atividade prática, que será realizada em três passos.
Você vai precisar de:
*Copo descartável, ou outro tipo de recipiente, desde que do mesmo tamanho e volume (SUGESTÃO 50ml CADA)
*Termômetro.
*Caixa de isopor
*Tabela para coletar dados.

Líquidos
Temperaturas iniciais (0 C)
Temperaturas finais (0 C)
Temperatura ambiente (0 C)
1o Passo




2o Passo




3o Passo





Mãos à obra.

1o PASSO:
1)Você irá colocar água em temperatura ambiente nos dois copinhos;
2)Agora faça a medição da temperatura da água dos dois copos e registre;
3)Coloque agora os copos dentro da caixa de isopor, espere cinco (5) minutos, retire os copinhos e faça a medição novamente e registre. (Tabela de dados).

2o PASSO:
1)Você irá adicionar café quente em um copinho e no outro, água gelada;
2)Agora faça a medição da temperatura do café e da água dos copos e registre;
3)Coloque agora os copos dentro da caixa de isopor, espere cinco (5) minutos, retire os copinhos e faça a medição novamente e registre. (Tabela de dados).

3o PASSO:
1)Você irá colocar água gelada nos dois copinhos;
2)Agora faça a medição da temperatura da água dos dois copos e registre;
3)Coloque os copos em cima da mesa (NÃO USAR O ISOPOR), espere cinco (5) minutos, faça a medição novamente e registre. (Tabela de dados).
**Para concluirmos nossa atividade, peço que faça um relatório de suas observações sobre o experimento.
Dando continuidade ao nosso assunto, falaremos sobre:


Previsão do tempo
Assistam o vídeo a seguir:
Dando sequência, observe a imagem de previsão do tempo para responder aos questionamentos a seguir.

Arquivo pessoal


1. Que dados estão registrados na imagem acima?
2. Que diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.
3. Por que a sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?
4. Que fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no inverno?
5. Por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que costumamos nos abanar no verão?
6. Por que alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos ou mais abafados?    Qual a diferença entre eles?
7. Por que sentimos a sensação de frio?
8. O que nos indica que algo está quente ou frio?
9. Qual será a temperatura de um copo de café bem quente? E de um refrigerante bem gelado?
10. Pesquise quais são as escalas termométricas mais usadas no mundo e qual é a origem de cada uma delas? Represente-as também em desenhos.
**Vamos a última atividade proposta para esta semana:




Responda:
1)O que você pode analisar com base na imagem?
2)Por que o espelho está embaçado?
3)O que o deixou embaçado?
4)Se fosse um dia de inverno, a sensação térmica neste banheiro seria mais agradável?
5)Se fosse um dia de verão, a sensação térmica seria maior?
6)O que significa quando dizemos que “o dia está abafado”? Do que é feito este “bafo”?
7)Quando o dia está mais “abafado”, ele aparenta ser mais quente ou frio?

BONS ESTUDOS!
Profa Silvania

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