Tema: Formas de Propagação de Calor
Objetivo: Reconhecer
as formas de propagação do calor, Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.
Habilidade: (EF07CI02)
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações
cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o
processo de propagação térmica.
Estratégias: Levantamento
de questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de
texto selecionados; Exibição de vídeos; Realização de atividades práticas
orientadas; Resolução de exercícios como forma de atividade avaliativa.
Introdução ao tema
Caro aluno, você deve
estar observando novidades na sua rotina. Cada um de nós está apoiando seus familiares
e amigos para que juntos atravessemos este momento conturbado. Portanto,
daremos continuidade ao nosso conteúdo, desta vez, em forma online.
Neste momento, iremos
falar um pouco sobre Formas de Propagação de Calor.
É
com vocês.
1)O que é calor?
2)Você sabe como o calor
se propaga?
3)Você conhece alguma
fonte de calor? Dê exemplo.
Agora
faça a leitura do texto a seguir:
Calor, temperatura e sensação térmica
O calor é o agente
físico responsável pelo aquecimento ou resfriamento de um corpo ou sistema de
corpos. Nos livros costuma-se escrever a seguinte definição: "Calor é a
energia térmica em trânsito provocada por diferença de temperatura."
Portanto, calor é a
energia transferida entre dois corpos devido a uma diferença de temperatura. O
calor sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Quando dois corpos, ambos na mesma temperatura (em equilíbrio térmico), são
colocados em contato, não haverá troca de calor.
Já a temperatura é
definida como "o grau de agitação das partículas que constituem o
corpo". Estas partículas podem ser átomos, moléculas ou íons. Do ponto de
vista microscópico, qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) é composto de
partículas em constante agitação (movimento).
Já as palavras FRIO e QUENTE, são sensações térmicas. Muitas vezes utilizamos erroneamente a palavra
calor no lugar de quente. Vamos esclarecer.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Como a temperatura média do corpo humano é de 36,5°C, podemos
dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima de 37°C teremos
a sensação de QUENTE; para qualquer material com temperatura abaixo de 36°C
teremos a sensação de FRIO.
E por que um objeto metálico parece sempre mais frio que um
objeto de madeira, por exemplo, quando estão à mesma temperatura? Isso ocorre
porque o metal é melhor condutor térmico que a madeira. Portanto ele é mais
eficiente em "roubar" calor do nosso corpo, do que a madeira.
A sensação
térmica também depende da condutividade térmica do material que entramos em
contato. Fonte: http://interferenciafisica.blogspot.com/2010/03/calor-temperatura-e-sensacao-termica.html
Para ilustrar melhor, vamos
assistir ao vídeo a seguir,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JCrS9TSgrtw&list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu&index=17.
A
partir destas informações, descreva as características dos elementos (abaixo
descritos), associando aos processos térmicos.
Exemplo:
Mãos:
quando esfregamos elas esquentam, quando passamos álcool elas esfriam.
Continuem...
Fogo:
Cobertor:
Gelo:
Condensação:
Gasolina:
Explosão:
Exercícios
físicos:
Forno:
Fermentação:
Febre:
Para
entendermos melhor a questão de quente ou frio, vamos realizar uma atividade
prática, que será realizada em três passos.
Você
vai precisar de:
*Copo
descartável, ou outro tipo de recipiente, desde que do mesmo tamanho e volume
(SUGESTÃO 50ml CADA)
*Termômetro.
*Caixa de isopor
*Tabela para coletar dados.
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Líquidos
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Temperaturas iniciais (0
C)
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Temperaturas finais (0
C)
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Temperatura ambiente (0
C)
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1o Passo
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2o Passo
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3o Passo
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Mãos
à obra.
1o PASSO:
1)Você
irá colocar água em temperatura ambiente nos dois copinhos;
2)Agora
faça a medição da temperatura da água dos dois copos e registre;
3)Coloque
agora os copos dentro da caixa de isopor, espere cinco (5) minutos, retire os
copinhos e faça a medição novamente e registre. (Tabela de dados).
2o PASSO:
1)Você
irá adicionar café quente em um copinho e no outro, água gelada;
2)Agora
faça a medição da temperatura do café e da água dos copos e registre;
3)Coloque
agora os copos dentro da caixa de isopor, espere cinco (5) minutos, retire os
copinhos e faça a medição novamente e registre. (Tabela de dados).
3o PASSO:
1)Você
irá colocar água gelada nos dois copinhos;
2)Agora
faça a medição da temperatura da água dos dois copos e registre;
3)Coloque
os copos em cima da mesa (NÃO USAR O ISOPOR), espere cinco (5) minutos, faça a
medição novamente e registre. (Tabela de dados).
**Para
concluirmos nossa atividade, peço que faça
um relatório de suas observações sobre o experimento.
Dando
continuidade ao nosso assunto, falaremos sobre:
Previsão do tempo
Assistam o vídeo a seguir:
Dando sequência, observe
a imagem de previsão do tempo para responder aos questionamentos a seguir.
Arquivo
pessoal
1. Que
dados estão registrados na imagem acima?
2. Que
diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.
3. Por que
a sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?
4. Que
fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no inverno?
5. Por que
o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que costumamos nos abanar no verão?
6. Por que
alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos ou mais abafados? Qual a diferença entre eles?
7. Por que sentimos a sensação de frio?
8. O que nos indica que algo está quente ou frio?
9. Qual será a temperatura de um copo de café bem quente? E de um
refrigerante bem gelado?
10. Pesquise quais são as escalas termométricas mais usadas no mundo e
qual é a origem de cada uma delas? Represente-as também em desenhos.
**Vamos a
última atividade proposta para esta semana:
Responda:
1)O que você pode analisar com base na imagem?
2)Por que o espelho está embaçado?
3)O que o deixou embaçado?
4)Se fosse um dia de inverno, a sensação
térmica neste banheiro seria mais agradável?
5)Se fosse um dia de verão, a sensação térmica
seria maior?
6)O que significa quando dizemos que “o dia
está abafado”? Do que é feito este “bafo”?
7)Quando o dia está mais “abafado”, ele
aparenta ser mais quente ou frio?
BONS ESTUDOS!
Profa Silvania
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