quarta-feira, 1 de abril de 2020

História 2 - 8° D, E e F (Profª Fátima Lins)

ILUMINISMO

Objetivo: Identificar características do movimento iluminista, com destaque para o uso da razão.


1)    Leio os textos abaixo e faça o que se pede em seu caderno.

Texto 1
O pensamento iluminista utilizou como meio de divulgação a Enciclopédia, cujo primeiro volume foi publicado em 1751. Organizada inicialmente por Denis Diderot (1719-1784) e Jean Rond D’Alembert (1717-1783), com a cooperação de Charles Louis de Secondat Montesquieu (1689-1755), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (1694-1778), essa obra influenciou o pensamento ocidental. Segundo suas ideias, os homens nascem e são naturalmente iguais e livres. A vida em sociedade deve ser regidas por lei; assim, deve haver na sociedade igualdade de direitos e oportunidades, sendo as leis reguladoras da vida social e definidoras dos limites do indivíduo.
Com o objetivo de contestar os costumes da sociedade europeia do Antigo Regime, as ideias desses filósofos desencadearam uma série de mudanças que impactaram o seu mundo bem como o nosso cotidiano.
Fonte: Elaborado para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Texto 2

ILUMINISMO

O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido no século XVIII, na França, que criticava o Antigo Regime. As ideias iluministas caracterizavam-se pela importância que davam a razão: rejeitavam as tradições e procuravam uma explicação racional para todas as coisas.
O Antigo Regime, denominação da estrutura política, econômica e social que tinha como características: o absolutismo, o mercantilismo e a sociedade dividida em estamentos.
Para o iluminismo a razão era a faculdade de fazer julgamentos e inferências (deduzir pela racionalidade). Os iluministas afirmavam, ainda que a razão se opõe radicalmente à ignorância, à superstição e à aceitação de verdades baseadas na fé e na tradição. Tal postura colocou-os contra as autoridades religiosas, acusando-as de manterem a humanidade na ignorância em proveito próprio. Apesar disso, mantinham a crença em Deus, por considerá-lo a “expressão máxima da razão”. O iluminismo defendia:
  Igualdade comercial e jurídica
  Tolerância religiosa ou filosófica
  Liberdade pessoal e social

Os pensadores iluministas tornaram-se porta vozes de todos aqueles que almejavam mudanças sociais, como o fim do poder absoluto dos reis e o triunfo das liberdades individuais.
Os princípios iluministas chocavam-se com os do Antigo Regime. Assim o iluminismo criticava:
  O absolutismo monárquico porque protegia a nobreza e o clero mantendo seus privilégios. Além disso, impediam os burgueses de participarem do poder. As regalias da nobreza deviam-se ao fato de serem bem nascidos.
  O mercantilismo: porque a intervenção do Estado na economia era considerada prejudicial ao comércio e ao enriquecimento da burguesia.
  O poder da Igreja: porque esse baseava-se em verdades reveladas pela fé. Isso chocava-se com a liberdade do indivíduo para elaborar conceitos, normas, ideias e teorias.
Fonte: http://historiadornet.blogspot.com/2010/04/iluminismo.html (ADAPTADO)


QUESTÕES

1-    De acordo com o pensamento iluminista qual palavra pode ser considerada sinônimo de luz ou de iluminação? Justifique.
2-    O movimento iluminista partia do ideal de igualdade dos homens, sendo assim, quais a principais ideias defendidas pelos iluministas?
3-    Pode ser dizer que os iluministas eram favoráveis ou contra os ideias tradicionais do Antigo Regime? Copie do texto um trecho que justifique sua resposta.

4-    Construa um mapa mental para o tema estudado: ILUMINISMO.

Construir mapa mental é uma ótima estratégia de aprendizado. Ao elaborar um mapa mental podemos refletir e fixar o conteúdo aprendido. Para construir o mapa mental você deve identificar os assuntos chave sobre o tema.
Dicas:
1)    Leia o texto novamente e circule as principais palavras, ideias sobre o tema estudo, no caso, Iluminismo;
2)    Dentre as palavras destacadas separe por subtemas como Pensadores, Ideais defendidos.
3)    Uma boa forma de começar é propor questões para ser respondidas com o mapa. A partir do modelo dado, elabore seu mapa mental. Você pode completar o modelo abaixo e também propor novos itens.





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