Conteúdo/Tema: Números
Objetivo (s): Identificar
informações numéricas que envolvem frações e decimais em contextos
diversificados.
Habilidade (s): Estabelecer
relações entre conceitos e linguagens: frações e decimais; Saber identificar e
reconhecer informações numéricas que envolvem frações e decimais em contextos
diversificados.
Estratégia: Interpretar
e resolver situações-problema.
Questão 1. Observe
as expressões:
I. 2/3 > 3/4 II. 0,12 = 12/10 III.7/8
= 21/24 IV. 0,03 = 3/100
Quais
delas estão corretas?
(A)
I e III (B) III e IV (C) II e III (D) I e IV
Questão 2.
A representação decimal correspondente à fração 18/24 é:
(A)
0,33333...
(B)
0,5
(C)
0,66666...
(D)
0,75
Questão 3.
Antônio recebeu um prêmio de R$ 240.000,00 e vai dar a cada um de seus três
filhos o correspondente a 1/5 do valor que ele ganhou.
Cada filho receberá:
(A)
R$ 80.000,00
(B)
R$ 58.000,00
(C)
R$ 48.000,00
(D)
R$ 40.000,00
Questão 4.
Nos prédios de apartamentos há uma cobrança de taxa chamada de condomínio,
dividida igualmente entre cada andar do prédio e, em cada andar entre os donos
dos apartamentos. Péricles é dono de 1/3 do 14º andar de um edifício de 20
andares. Qual a fração do condomínio que cabe ao Péricles pagar?
(A)
1/3 (B) 1/6 (C) 1/20 (D) 1/60
Questão 5.
Um agricultor prepara um fertilizante para sua plantação na razão 3/5, isto é,
3 colheres de fertilizante para 5 litros de água. Se ele quiser usar 100 litros
de água, a razão para o fertilizante ficar como o outro será de:
(A)
60/100
(B)
30/100
(C)
6/50
(D)
3/50
Questão 6.
Os amigos Beto e Juca estão montando um álbum de figurinhas dos jogadores de
futebol que compõe os times do Campeonato Brasileiro. Ambos têm 49 figurinhas
cada. Beto disse que 2/7 das figurinhas que tem são repetidas. Seu amigo Juca
disse que tem 7 figurinhas repetidas. Ao comparar a fração de figurinhas
repetidas do Juca com a de Beto, podemos afirmar que:
(A)
as frações são iguais.
(B)
a fração de Beto é maior do que a de Juca.
(C)
a fração de Juca é maior do que a de Beto.
(D)
não dá para saber.
Questão 7.
Trinta triângulos iguais são desenhados como mostra a figura.
A
fração que representa a área sombreada é
(A)
2/15
(B)
1/15
(C)
1/5
(D)
1/10
Questão 8.
Quantas vezes a fração 2/11 “cabe” em 6/11.
(A)
3 (B) 4 (C) 5 (D) 6
Questão 9.
Haverá uma festa na sala do sétimo ano e Julia fará um bolo de cenoura. Ela
dividiu o bolo em 9 fatias iguais. Julia levou para a escola 6/9 do bolo
distribuído igualmente em 2 pratos. Que porção do bolo ficou em cada prato?
(A)
1/9 (B) 1/6 (C) 1/3 (D) 1/2
Questão 10.
Dadas às frações: 6/11 e a/b. Estas frações são equivalentes, de modo que na
segunda fração a diferença entre o denominador (b) e o numerador (a) é 45. Nessas
condições, os valores do numerador (a) e o denominador (b) da segunda fração,
são respectivamente.
(A)
21 e 66.
(B)
10 e 55.
(C)
36 e 81.
(D)
54 e 99.
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