Conteúdo/Tema:
Matéria
e energia
Objetivo
(s): Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de
equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de
propagação térmica.
Habilidade (s): Formas de propagação do calor.
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra Estratégia:
vídeo
aula (youtube), textos e atividades.
FORMAS
DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
Na maioria das vezes, quando falamos algo
relacionado ao calor ou ao frio, usamos frases do tipo:
• Estou com um calor danado!
•
Este cobertor é quentinho!
•
Hoje está muito frio!
l-
A fim de entender melhor o que ocorre quando falamos de processos
térmicos, assistam o vídeo a seguir:
ll -
Realize com atenção a leitura do texto a seguir:
Quando falamos sobre questões ligadas a calor
e temperatura, como clima, diferentes tipos de roupa etc., tudo que nos leve a
pensar sobre a importância e a presença do calor no dia a dia, podemos também
investigar as propriedades térmicas de diferentes materiais. Por exemplo, no
caso de uma noite fria, podemos nos perguntar: “Um cobertor esquenta mais que
um lençol?”. O frio, materializado no senso comum como um “ente” oposto ao
calor, deverá ser entendido como o resultado de uma troca de energia, de uma
perda de calor. A sensação térmica correspondente a sentir frio está
relacionada à queda da temperatura do corpo ao ceder calor para outro corpo (ou
para o ambiente) que apresente temperatura mais baixa. Quanto aos materiais, é
possível contrapor, por exemplo, roupas de inverno e de verão, levando a
entender que o cobertor não esquenta, pois não é uma fonte de calor. O que ele
faz é isolar melhor o corpo, diminuindo os processos de troca de calor e,
consequentemente, mantendo o corpo quente por mais tempo.
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
Calor , temperatura e sensação térmica
Faça
a leitura do texto e realize as atividades a seguir
Como
está o dia hoje? Está calor? Está frio? E a roupa que você está usando? É um
agasalho pesado, quentinho, ou uma camiseta fresquinha, leve? Você certamente
utiliza os termos “quente”, “frio”, “calor” e “temperatura” em diversas
situações de seu dia a dia. Eles surgem quando queremos nos referir a roupas,
clima, comidas etc. Acontece que não fazemos uma distinção clara dos
significados desses termos; na maioria das vezes, usamos as palavras “calor” e
“temperatura” como se tivessem o mesmo sentido. Será que elas têm o mesmo
significado? Será que eles se referem às mesmas coisas, aos mesmos fenômenos?
Para responder a essas perguntas, é preciso que você entenda o que é o calor. O
calor está profundamente ligado a todos os processos naturais e artificiais
presentes em nossa vida e, de maneira direta ou indireta, você sempre o
encontra. Entendê-lo permite que você compreenda como esse conceito tem a ver
com o que se passa em sua casa, nas indústrias e na própria natureza. Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
1)Liste alguns processos ou situações que tenham alguma relação
com calor ou com temperatura.
2) Quais características dos elementos que você listou os associam
a processos térmicos (algo que esquenta ou esfria)? Por exemplo, nossas mãos se
esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria
quando a sopramos.
PREVISÃO DO TEMPO
Vamos
entender como ocorre a previsão do tempo. Assistam o vídeo a seguir:
Observe
a imagem de previsão do tempo para responder aos questionamentos a seguir.
31º/16º sensação térmica 35º
1. Que dados estão registrados na imagem acima?
2. Que diferença há entre temperatura e sensação térmica?
Explique.
3. Por que a sensação térmica, na imagem, é diferente da
temperatura real?
4. Que fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto
no verão quanto no
inverno?
5. Por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que
costumamos nos abanar no
verão?
6. Por que alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos
ou mais abafados? Qual
a diferença entre eles?
7. Por que sentimos a sensação de
frio?
8. O que nos indica que algo está
quente ou frio?
9. Qual será a temperatura de um
copo de café bem quente? E de um refrigerante bem
gelado?
10. Pesquise quais são as escalas
termométricas mais usadas no mundo e qual é a origem de
cada uma delas? Represente-as também em desenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário