terça-feira, 28 de abril de 2020

Ciências (27 a 30/04) 7º A, B e D - (Profª Roseli Ferraz, Roseli C., Bernadete e Silvania)

Conteúdo/Tema: Matéria e energia

Objetivo (s): Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
Habilidade (s): Formas de propagação do calor. Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra               Estratégia: vídeo aula (youtube), textos e atividades.


FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
Na maioria das vezes, quando falamos algo relacionado ao calor ou ao frio, usamos frases do tipo:
• Estou com um calor danado!
 • Este cobertor é quentinho!
 • Hoje está muito frio!

l-  A fim de entender melhor o que ocorre quando falamos de processos térmicos, assistam o vídeo a seguir:


ll - Realize com atenção a leitura do texto a seguir:
 Quando falamos sobre questões ligadas a calor e temperatura, como clima, diferentes tipos de roupa etc., tudo que nos leve a pensar sobre a importância e a presença do calor no dia a dia, podemos também investigar as propriedades térmicas de diferentes materiais. Por exemplo, no caso de uma noite fria, podemos nos perguntar: “Um cobertor esquenta mais que um lençol?”. O frio, materializado no senso comum como um “ente” oposto ao calor, deverá ser entendido como o resultado de uma troca de energia, de uma perda de calor. A sensação térmica correspondente a sentir frio está relacionada à queda da temperatura do corpo ao ceder calor para outro corpo (ou para o ambiente) que apresente temperatura mais baixa. Quanto aos materiais, é possível contrapor, por exemplo, roupas de inverno e de verão, levando a entender que o cobertor não esquenta, pois não é uma fonte de calor. O que ele faz é isolar melhor o corpo, diminuindo os processos de troca de calor e, consequentemente, mantendo o corpo quente por mais tempo.
                                                                  Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
  
Calor , temperatura e sensação térmica

Faça a leitura do texto e realize as atividades a seguir

Como está o dia hoje? Está calor? Está frio? E a roupa que você está usando? É um agasalho pesado, quentinho, ou uma camiseta fresquinha, leve? Você certamente utiliza os termos “quente”, “frio”, “calor” e “temperatura” em diversas situações de seu dia a dia. Eles surgem quando queremos nos referir a roupas, clima, comidas etc. Acontece que não fazemos uma distinção clara dos significados desses termos; na maioria das vezes, usamos as palavras “calor” e “temperatura” como se tivessem o mesmo sentido. Será que elas têm o mesmo significado? Será que eles se referem às mesmas coisas, aos mesmos fenômenos? Para responder a essas perguntas, é preciso que você entenda o que é o calor. O calor está profundamente ligado a todos os processos naturais e artificiais presentes em nossa vida e, de maneira direta ou indireta, você sempre o encontra. Entendê-lo permite que você compreenda como esse conceito tem a ver com o que se passa em sua casa, nas indústrias e na própria natureza. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

1)Liste alguns processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.

2) Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos (algo que esquenta ou esfria)? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria quando a sopramos.

PREVISÃO DO TEMPO
Vamos entender como ocorre a previsão do tempo. Assistam o vídeo a seguir:


Observe a imagem de previsão do tempo para responder aos questionamentos a seguir.
31º/16º  sensação térmica 35º


1. Que dados estão registrados na imagem acima?

2. Que diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.

3. Por que a sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?

4. Que fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no
inverno?

5. Por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que costumamos nos abanar no
verão?

6. Por que alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos ou mais abafados? Qual
a diferença entre eles?

7. Por que sentimos a sensação de frio?

8. O que nos indica que algo está quente ou frio?

9. Qual será a temperatura de um copo de café bem quente? E de um refrigerante bem
gelado?

10. Pesquise quais são as escalas termométricas mais usadas no mundo e qual é a origem de
cada uma delas? Represente-as também em desenhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário