quarta-feira, 29 de abril de 2020

LP (27 a 30/04) - 8º C, D, E e F (Prof. Áureo)

Conteúdo/Tema: Polêmica sobre o tema “Tatuagem”.
Objetivo (s): Retomar e aprofundar atividades propostas anteriormente; Ler e compreender os pontos polêmicos em torno do tema “tatuagem”; analisar os aspectos linguísticos e semióticos dos textos lidos.
Habilidade (s): (EF89LP03) – Analisar textos de opinião (artigo de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs, etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionadas a esses textos.
(EF69LP14) – Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
(EF8LP03) – Utilizar (e reconhecer) articuladores de  coesão que marquem relações de oposição, exemplificações, ênfase).


Olá, pessoal querido dos 8s. anos, tudo bem?

            Se vocês preferirem, podem acompanhar esta aula pelo vídeo que montei: 



            Vou passar para vocês comentários e assim, podermos verificar se as respostas de vocês às questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6, das páginas 10, 11 e 12 da apostila do 1º bimestre, que o professor tinha passado para vocês fazerem antes das férias. Tudo bem?

            Vamos lá...
            Vocês deveriam ter lido o texto na página 10, “Tatuagem... Liberdade de expressão, apenas?”. A primeira questão é pra vocês responderem. Seguem, no quadro abaixo, as respostas esperadas.

1.       a) Segundo a autora, quando o tema é tatuagem, o maior problema é o fato de o jovem (menor de idade) realizá-la sem o consentimento dos pais (o que é proibido por lei). Além disso, não basta apenas dizer “sim” ou “não”, mas esclarecer às crianças e aos adolescentes sobre as escolhas, que podem implicar arrependimento ou maturidade num futuro próximo.
b) O problema não é a tatuagem e, sim, o que essa marca representa: os símbolos que podem exteriorizar elementos preconceituosos, religiosos, racistas e extremistas, ligadas às drogas, ao álcool, à declaração de amor, etc.
c) (Resposta pessoal)

2.       Alternativa correta: “B” (As letras maiúsculas no texto são para realçar ideias).
3.       Alternativa correta: “D” (“causar”, no texto, significa “chamar a atenção”; e “demodês”, expressão que vem do francês “démodé”, que significa “algo velho”, “fora de moda”).
4.       Alternativa correta: “B” (como é uma palavra estrangeira que se incorpora à Língua Portuguesa, nós chamamos de “estrangeirismo”).
5.       Alternativa correta: “B” (trata-se de uma gíria, com o sentido de “se aparecer”, “chamar a atenção dos outros”, como nós falamos popularmente).
Alternativa correta: “D” (“entretanto” tem o mesmo de sentido de “porém”, “no entanto”. Portanto, tem a ideia de oposição, contrariedade ao que se afirma).

Bom, meus queridos, espero que vocês comparem estas respostas com as de vocês para que possam entender melhor a leitura do texto. Beleza?


Agora, o professor passa para vocês como atividade complementar às aulas online, a ATIVIDADE 3 – na página 12 em diante.


Temos na página 12, a ATIVIDADE 3 – UM TEMA, DIVERSOS DISCURSOS E DIFERENTES PONTOS DE VISTA. Vocês deverão ler os textos 1, 2 e 3 responder às questões propostas. Vocês tomarão o cuidado de verificar que os textos tratam do mesmo tema (“Tatuagem”), mas cada um tem uma estrutura diferente e um ponto de vista diferente. Ou seja, todos falam de tatuagem, mas com pontos de vista diferentes (opiniões diferentes). Olha, como sempre, não precisa copiar nada, só responda! Se não couber na apostila, por favor, faça no caderno! Ok! Fiquem atentos nas aulas do Centro de Mídia, que a gente vai também observando o que vai acontecendo. Abraços e fiquem em paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário